Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Mensagempor bOiv8 em Qua Jan 07, 2015 13:14

Seja bem vindo mbertuccioli e obrigado pela explicação...não sabia que o cut-off servia para resfriar o catalisador e sequer conhecia o termo dash pot...

Boa sorte com o novo carro.

Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
bOiv8
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Punto: Sporting 1.8 16V
Cor: Branco Kalahari

Mensagempor mbertuccioli em Qua Jan 07, 2015 22:10

Obrigado pelas boas vindas bOiv8!!!
Espero que eu tenha sorte mesmo....irei pegar o carro na sexta (assim espero!) e daí começar um "casamento" feliz com o carro.
Uma coisa que não mencionei tb é que o cut-off tb ajuda em emissões....
Um conselho que dou à todos que irão fazer revisões na concessionária é saber se existe alguma atualização para ECU e quem possui com o câmbio Dualogic se tb existe alguma atualização para a TCU (Unidade de Controle da Transmissão); geralmente se faz alguma revisão (na verdade conserto de cagadas ou por falta de tempo) e fazem os chamados "running change", que nada mais é que atualização da calibração com o produto em produção; tb é comum nas montadoras não só por cagadas mas tb porcausa de troca de fornecedores, alteração de alguma peça entre outros.........não se perde mais que meia hora para atualizar uma ECU.....e muitas vezes não o fazem por preguiça e porque não querem gastar mão de obra para isso.......
Espero que eu tenha ajudado.

Abraços!
mbertuccioli
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Mauro
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Vermelho Alpine

brake light

Mensagempor zeds em Qua Mai 13, 2015 16:55

alguem poderia me informa como se faz para trocar o brake light
zeds
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: ronaldo
Punto: ELX 1.4
Cor: Laranja Spot

Re:

Mensagempor brdegli em Ter Ago 11, 2015 15:32

Frmg escreveu:Exatamente eu custei muito a entender o funcionamento disso.

Um exemplo bem simples é o da força motriz.

Quando você vem a 120km/h engrenado em 5ª marcha você provavelmente em qualquer carro esta acima de 3000rpm.

Para manter velocidade constante você esta acelerando o carro, logo ele esta enviando combustível para manter a rotação do motor.

Ao retirar o pé do acelerador por completo a injeção eletrônica entende que você tem a intenção de parar o carro, logo o fornecimento de combustível é cortado totalmente e o motor continua girando unicamente pelo fato de estar engrenado se utilizando da força motriz gerada pelo movimento das rodas em contato com o solo. O motor não vai travar se o combustível for cortado como muitos acreditam.

Já no caso de desegrenar o carro, ou seja, deixar em ponto morto o carro perde a força motriz gerada na desaceleração e como precisa ficar em torno de 600rpm para se manter funcionando ele precisa ser alimentado com combustível senão ao colocar em ponto morto o carro morreria sempre.

Resumindo...

O que gasta combustível no carro não é o pedal do acelerador e sim a rotação do motor isso porque a injeção eletrônica calcula a quantidade de combustível necessária para o motor funcionar naquela situação de rotação.

Pode pisar até o fundo em 2000rpm que você vai gastar menos do que pisar leve a 3500rpm

Se você esta a 3500rpm e tira o pé completamente do acelerador a injeção eletrônica aciona o cutoff que corta por completo o fornecimento de combustível o motor continua girando porque esta engatado e como o freio motor esta em funcionamento ele vai parando porque não esta sendo alimentado. A rotação do motor vai caindo para 2000 rpm, 1500 rpm e quando chega proximo de 1000 rpm o cutoff é cancelado porque abaixo disso o motor corre o risco de morrer se não for alimentado.

Se você esta a 3500 rpm e tira o pé do acelerado o cutoff é acionado mas se pisar novamente no acelerador a alimentação é acionada novamente.

É um sistema super inteligente e altamente eficaz de econômia de combustível que poucos sabem explorar.

Quanto menor a rotação do motor e maior a velocidade mais km/l seu carro vai fazer questão de matemática pura então quanto mais rápido você chegar a 60km/h na cidade mantendo 5ª marcha em baixa rotação mais econômia de combustível vai ter. Ao perceber que vai ter que parar o carro ou reduzir a velocidade nunca coloque ponto morto, apenas tire por completo o pé do acelerador e deixe o carro ir parando sempre mantendo-se acima de 1000rpm.

A econômia de combustível é monstruosa assim. :wink:

Muito boa a explicação, iria morrer sem saber disso!

Parabens! :-D
brdegli
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Bruno
Punto: Attractive 1.4
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Punto

Mensagempor aac2005 em Qua Ago 12, 2015 18:02

Qual seria a rotação ideal de quinta marcha para economizar sem causar dano ao motor?
aac2005
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Punto: Sporting
Cor: Vermelho Alpine
Apelido do Punto: Bonito

Mensagempor Rauser em Sex Mar 11, 2016 16:42

Não li o topico todo, não se trata do mesmo assunto, mas em parte se trata de economia de gasolina... Eu uso sempre que dá o cut-off, menos em subidinhas onde sei que vou ter que frear 100 metros a frente por causa de um quebra-molas, eu solto um ponto-morto e vou no embalado até precisar frear, pq no cut-off em subida não rola, o carro freia demais. Sei que alguns vao falar, ponto morto é inseguro... mas numa subidinha com um quebra-molas logo em seguida um ponto morto o carro vai longe dependendo da velocidade q vc vier e o cut-off nao guenta, vc vai ter q acelerar um pouco pra chegar no final e em subida ponta morto nem é tão inseguro assim, mas enfim, o que quero comentar é sobre o método carga, no qual com 1500 a 2000 giros vc muda de marcha e pé fundo até atingi a velocidade desejada sem passar dos 2000 giros a cada mudança.... Alguém usa? Tentei usar esse método por um tempo e apesar de dar alguma economia, achei muito cansativo dirigir assim e em transito onde exige agilidade do motor, não rola, ainda mais no E-torq 1.6 16V que em 2000 ainda tá morto. Tentei usar esse método, gerou economia, mas parece q o motor "sofre" demais e se vc precisar de sair de uma situação de emergencia se o motor nao tiver mais cheio, complica...
Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Rauser

Mensagempor bondstrike em Sex Mar 11, 2016 17:44

Rauser escreveu:Não li o topico todo, não se trata do mesmo assunto, mas em parte se trata de economia de gasolina... Eu uso sempre que dá o cut-off, menos em subidinhas onde sei que vou ter que frear 100 metros a frente por causa de um quebra-molas, eu solto um ponto-morto e vou no embalado até precisar frear, pq no cut-off em subida não rola, o carro freia demais. Sei que alguns vao falar, ponto morto é inseguro... mas numa subidinha com um quebra-molas logo em seguida um ponto morto o carro vai longe dependendo da velocidade q vc vier e o cut-off nao guenta, vc vai ter q acelerar um pouco pra chegar no final e em subida ponta morto nem é tão inseguro assim, mas enfim, o que quero comentar é sobre o método carga, no qual com 1500 a 2000 giros vc muda de marcha e pé fundo até atingi a velocidade desejada sem passar dos 2000 giros a cada mudança.... Alguém usa? Tentei usar esse método por um tempo e apesar de dar alguma economia, achei muito cansativo dirigir assim e em transito onde exige agilidade do motor, não rola, ainda mais no E-torq 1.6 16V que em 2000 ainda tá morto. Tentei usar esse método, gerou economia, mas parece q o motor "sofre" demais e se vc precisar de sair de uma situação de emergencia se o motor nao tiver mais cheio, complica...

Se tivesse lido tudo saberia q o cutoff soh funciona com o carro engatado...

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
bondstrike
Piloto de Kart de feriado

Mensagempor Rauser em Sáb Mar 12, 2016 20:33

EU SEI DISSO!!! Acho que vc nao me entendeu...

Tenta usar Cut off em subida, nao rola!! O carro freia muito e vc não chega no seu "destino" em subida engatado e sem acelerar! O destino eu usei o exemplo de um quebra-molas, experimenta numa subida soltar o pe so acelerador ha x metros do obstaculo q vc ira ter que frear, dependendo da distancia vc precisara acelerar novamente pro carro chegar la ou se vier algum carro atras, o motorista de traz vai se incomodar demais com sua lentida ali sem acelerar e vc se ve obrigado e dar uma pisadinha. Agora faz o mesmo jogando um ponto-morto, o carro fica muito solto e consegue chegar muito mais rapido e facil no obstaculo, as vezes dependendo, vc tem q ate frear mais e tera economizado mais gasolina do que ficar ali no cut-off, com carro freando e vc se vendo na necessidade de pisar no acelerador um pouquinho pra chegar no "destino".

Há situaçoes em que vc vai mais longe no ponto-morto do que com o cut-off, enconomizando quase a mesma coisa! Só ativar o consumo instantaneo e observar, as vezes em ponto morto ta marcando 40km/l, 45km/l... e vc vai muito mais longe assim do que em cut-off tendo que dar pisadinhas pro carro render, no caso de subidas. Se nao deu pra entender, não irei desenhar.
Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Mensagempor bondstrike em Sáb Mar 12, 2016 23:12

Somente jogar marcha alta, o carro vai praticamente a mesma distancia...

Na realidade o cb mostra isso de consumo inst., porem nao ocorre desta forma amigo, da uma pesquisada para vc ver... estou com preguiça de digitar tudo, visto q estou no celular...

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
bondstrike

Mensagempor Rauser em Dom Mar 13, 2016 15:28

Pode até ir mesma distancia, mas em que condições? Carro devagar quase parando, o carinha de traz quase de buzinando pra vc ir mais depressa... Se vc tiver sem pressa, ninguém atrás de tu, blz... e geralmente vc já tem que vir bem embalado, se não vier com embalo suficiente, não rola, ainda mais se for subida, se for ter que fluir o transito, não rola ficar em cut-off nessas condições, vai até certo ponto... Faz um teste, solta em ponto-morto e vai no cut-off, em ponto morto vc vai muito mais depressa, lógico, e eu acho que vai um pouco mais longe. A combinação dos dois dependendo da condição, eu acho que gera mais economia.
Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior

Voltar para Geral