Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Mensagempor Arnaldo B em Ter Jun 25, 2013 11:03

legal Sidnei... que bom que deu certo... apanhei bastante no começo tb mas agora to ficando bom em não fazer o meu beber muito tb.. esse fim de semana fui viajar e fiz 9,1 no alccol, e andando na média de 100, 120, as vezes um pouco mais.... com o tempo vc consegue melhorar isso

abraço

Arnaldo B
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Nome: Arnaldo
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Re:

Mensagempor Engenheiro cientista em Qua Set 25, 2013 12:08

Frmg escreveu:Obrigado, mas persiste a dúvida ... hehehe

Qual a rotação exata em que o cutoff deixa de funcionar no punto e o motor passa a receber combustível novamente para não morrer ???

A variação é pouca, mas isso muda de carro para carro, se alguém puder testar no Punto eu ficaria bastante grato até para facilitar a explicações sobre como consumir menos.

O cut off atua todas as vezes em que a inercia do veiculo supera a velocidade que deveria estar na marcha e rotação instantanea. Resumindo: sempre que se reduz com marcha engrenada.

Em qual rotação volta a atuar? Sempre que a velocidade for abaixo do necessário para se manter em marcha lenta. Se vc estiver em 2 marcha e for reduzindo, antes de parar completamente, a rotação chega nos patamares da marcha lente. Neste momento a injeção de combustivel atvolta a atuar.

É simples de testar. Venha em uma descida reduzindo sempre, em segunda ou terceira marchas. Quando vc notar que o carro esta quase morrendo, sentirá um pequeno "tranco", exatamente no momento que o combustivel volta para a camara de combustão.
Engenheiro cientista
Usuário Banido
Usuário Banido

Nome: Peter
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor jose claudio em Sáb Out 26, 2013 11:01

Bom, no meu trajeto diário, pego uma ladeira de uns 8 km , deixo o veículo de 5 marcha, e procuro não acelerar até terminar a ladeira, percebo que o consumo melhora drasticamente no computador de bordo. Antes, oque eu fazia era largar o punto essence em ponto morto, maior burrice pois ao engrenar novamente dava um baita tranco no charango, como não pego muito engarrafamento , percorro 30 km pra ir e mais 30 paraa voltar, meu consumo tem sido o seguinte:

com ar ligado - 13,5 km/l
sem ar ligado - ele marca as vezes 15 as vezes 14,5

obs. gostaria de ressaltar que anda na velocidade média de 80 e 100 , e 6 km do percurso a 60 devido a quantidade de pardais aqui no df.

E aí rapaziada, como está o consumo de vocês, semelhante.
punto essence 2013,
jose claudio
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: jose claudio
Cor: Preto Vulcano
Apelido do Punto: jc punto

Mensagempor franklincollares em Qua Nov 27, 2013 17:24

Alguém poderia explicar de uma forma bem didática essa parada aí? :-D , sou meio estupido para entender de funcionamento de carro.... li muitas coisas deu pra entender um pouco, mas se explicarem por favor para alguém que não entende vou ficar grato
franklincollares
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: franklin collares pi
Punto: T-Jet
Cor: Amarelo Indianápolis

Mensagempor shadowcps em Qua Nov 27, 2013 17:58

antes de mais nada, bem-vindo. trocando em miúdos o processo é bem simples: a cada vez que voce tira o pé do acelerador por exemplo, em cruzamento ou semáforo ou em descidas, o cut off "corta" o envio de combustível para o motor e, com isso, gera economia e redução dos poluentes e em caso de congestionamento demorado ele abre um pouco para evitar que o motor morra, mantendo a marcha lenta e fecha em seguida. Simplificando ao máximo, é só isso. :wink:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
shadowcps
Moderador
Moderador

Nome: Sidnei
Punto: Sporting
Apelido do Punto: Freddie Mercury

Mensagempor franklincollares em Qui Nov 28, 2013 14:22

shadowcps escreveu:antes de mais nada, bem-vindo. trocando em miúdos o processo é bem simples: a cada vez que voce tira o pé do acelerador por exemplo, em cruzamento ou semáforo ou em descidas, o cut off "corta" o envio de combustível para o motor e, com isso, gera economia e redução dos poluentes e em caso de congestionamento demorado ele abre um pouco para evitar que o motor morra, mantendo a marcha lenta e fecha em seguida. Simplificando ao máximo, é só isso. :wink:

(=D>) (=D>) (=D>)
franklincollares
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: franklin collares pi
Punto: T-Jet
Cor: Amarelo Indianápolis

Mensagempor MichelBFR em Qua Jan 01, 2014 16:25

Cara, isso eu aprendi na época da auto escola. Não com tantos detalhes, é claro.

Uma coisa que ninguém nota é na hora de parar o carro. Desengrenam e vão freando, quando, na verdade, devem ir parando com o carro engrenado e só reduzir/desengrenar quando sentir que está para "trepidar".

Quando peguei o carro, não ia fazendo isso, pois ainda me acostumava a nova direção (tinha um Palio Fire 1.0 8v no GNV). O consumo era alto. Com cutoff, a coisa melhorou consideravelmente, principalmente em trechos de alta velocidade, onde dá para se aproveitar bem as descidas.
MichelBFR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Michel
Punto: Attractive 1.4
Cor: Preto Vulcano
Apelido do Punto: Banguela

Mensagempor RegisMuniz em Sex Abr 18, 2014 19:54

Tive a incrível paciência de ler todas as páginas do tópico...Comprei um punto 2010/2011 semi-novo...desde os primórdios do punto, eu era doido o ter esse carro. Pois bem,realizei meu sono. Voltando ao assunto do tópico...quando eu peguei o carro estava fazendo no máximos, com muito sacrifício e reza 7,5...me preocupei bastante. Resolvi vim p cá p ver algumas dicas, pus em prática a parada do cutoff, pular as marchas, rodar com a estratégia da carga e não da rotação...e BINGO!!!!! Agr estou fazendo 8,5/9,somente na cidade,e claro, com aquele trânsito pesado do dia-a-dia. Estou mto satisfeito com a carro e n quero outra coisa.rsrsr. Abraço a todos.
RegisMuniz
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: punto 2011
Punto: Essence 1.8 16V
Cor: Vermelho Magma

Mensagempor bondstrike em Sex Abr 18, 2014 20:14

RegisMuniz escreveu:Tive a incrível paciência de ler todas as páginas do tópico...Comprei um punto 2010/2011 semi-novo...desde os primórdios do punto, eu era doido o ter esse carro. Pois bem,realizei meu sono. Voltando ao assunto do tópico...quando eu peguei o carro estava fazendo no máximos, com muito sacrifício e reza 7,5...me preocupei bastante. Resolvi vim p cá p ver algumas dicas, pus em prática a parada do cutoff, pular as marchas, rodar com a estratégia da carga e não da rotação...e BINGO!!!!! Agr estou fazendo 8,5/9,somente na cidade,e claro, com aquele trânsito pesado do dia-a-dia. Estou mto satisfeito com a carro e n quero outra coisa.rsrsr. Abraço a todos.

Na gasolina?

Enviado através do meu Samsung Galaxy S4
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
bondstrike
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

Mensagempor RegisMuniz em Seg Abr 21, 2014 17:45

Sim, na gasolina.
RegisMuniz
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: punto 2011
Punto: Essence 1.8 16V
Cor: Vermelho Magma

AnteriorPróximo

Voltar para Geral