Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Mensagempor Frmg em Dom Jun 15, 2008 16:02

Para quem ainda não sabe o que é ...

Todo carro com injeção eletrônica possui um sistema de econômia de combustíuvel chamado cutoff que serve para cortar completamente o fornecimento de combustível no motor ao tirar por completo o pé do acelerador desde que o carro esteja obrigatóriamente acima de uma rotação.

A pergunta aqui é justamente sobre a rotação...

Qual é a rotação em que o cutoff tem seu funcionamento interrompido no Punto ???

Sei que na maioria dos carros essa rotação fica proxima a 1000rpm e quando o motor abaixa dessa rotação por exemplo a 900rpm o motor volta a receber fornecimento de combustível para poder se manter funcionando e não "morrer"

Alguém já comentou sobre o CB do Punto no consumo instantâneo mostrar 0km/l quando o cutoff esta em ação e que ao deixar em ponto morto o consumo instantâneo marca um valor muito alto.

Alguém pode fazer o teste e esclarecer em qual rotação o cutoff deixa de funcionar ??? :D

Frmg
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Nome: Frmg
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Cinza Cromo
Apelido do Punto: Punteco

Mensagempor Mauro em Dom Jun 15, 2008 16:15

Essas coisas me deixam pirado: pra haver explosão na câmera não é necessário haver a injeção de combustível, se não o motor para?
Seja em ponto morto ou sem aceleração/engrenado, não deveria haver sempre a alimentação com combustível?
Posso até entender q no segundo caso possa haver a necessidade de menos combustivel, agora, cortar completamente o fornecimento...??!!!?? :shock: :shock: :shock:
Me expliquem, na minha humilde ignorancia...
Mauro
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Nome: Mauro
Punto: HLX 1.8
Cor: Prata Bari

Mensagempor pedrosouza em Dom Jun 15, 2008 16:30

Mauro escreveu:Essas coisas me deixam pirado: pra haver explosão na câmera não é necessário haver a injeção de combustível, se não o motor para?
Seja em ponto morto ou sem aceleração/engrenado, não deveria haver sempre a alimentação com combustível?
Posso até entender q no segundo caso possa haver a necessidade de menos combustivel, agora, cortar completamente o fornecimento...??!!!?? :shock: :shock: :shock:
Me expliquem, na minha humilde ignorancia...

x2
Imagem

Frase de banheiro: "Neste lugar sagrado toda a vaidade se acaba, o mais covarte se esforça e o mais valente se caga !" =]
Acessem http://www.myspace.com/banda4ideal
pedrosouza
Velha Guarda
Velha Guarda

Nome: Pedro
Punto: Não Tenho
Cor: Vermelho Magma
Apelido do Punto: Fiesta Hatch Branco

Mensagempor Frmg em Dom Jun 15, 2008 16:34

Exatamente eu custei muito a entender o funcionamento disso.

Um exemplo bem simples é o da força motriz.

Quando você vem a 120km/h engrenado em 5ª marcha você provavelmente em qualquer carro esta acima de 3000rpm.

Para manter velocidade constante você esta acelerando o carro, logo ele esta enviando combustível para manter a rotação do motor.

Ao retirar o pé do acelerador por completo a injeção eletrônica entende que você tem a intenção de parar o carro, logo o fornecimento de combustível é cortado totalmente e o motor continua girando unicamente pelo fato de estar engrenado se utilizando da força motriz gerada pelo movimento das rodas em contato com o solo. O motor não vai travar se o combustível for cortado como muitos acreditam.

Já no caso de desegrenar o carro, ou seja, deixar em ponto morto o carro perde a força motriz gerada na desaceleração e como precisa ficar em torno de 600rpm para se manter funcionando ele precisa ser alimentado com combustível senão ao colocar em ponto morto o carro morreria sempre.

Resumindo...

O que gasta combustível no carro não é o pedal do acelerador e sim a rotação do motor isso porque a injeção eletrônica calcula a quantidade de combustível necessária para o motor funcionar naquela situação de rotação.

Pode pisar até o fundo em 2000rpm que você vai gastar menos do que pisar leve a 3500rpm

Se você esta a 3500rpm e tira o pé completamente do acelerador a injeção eletrônica aciona o cutoff que corta por completo o fornecimento de combustível o motor continua girando porque esta engatado e como o freio motor esta em funcionamento ele vai parando porque não esta sendo alimentado. A rotação do motor vai caindo para 2000 rpm, 1500 rpm e quando chega proximo de 1000 rpm o cutoff é cancelado porque abaixo disso o motor corre o risco de morrer se não for alimentado.

Se você esta a 3500 rpm e tira o pé do acelerado o cutoff é acionado mas se pisar novamente no acelerador a alimentação é acionada novamente.

É um sistema super inteligente e altamente eficaz de econômia de combustível que poucos sabem explorar.

Quanto menor a rotação do motor e maior a velocidade mais km/l seu carro vai fazer questão de matemática pura então quanto mais rápido você chegar a 60km/h na cidade mantendo 5ª marcha em baixa rotação mais econômia de combustível vai ter. Ao perceber que vai ter que parar o carro ou reduzir a velocidade nunca coloque ponto morto, apenas tire por completo o pé do acelerador e deixe o carro ir parando sempre mantendo-se acima de 1000rpm.

A econômia de combustível é monstruosa assim. :wink:
Frmg
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Mensagempor GustavoBH em Dom Jun 15, 2008 19:01

Eu sempre faço isso...

qdo vejo q vou parar, vou reduzindo as marchas ao invés de jogar ponto morto e ir freando !!

Só que pra nao dar aquele 'tranco' da reduzida, eu dou uma aceleradinha antes de engatar a marcha(antes de tirar o pé da embreagem mais rpecisamente) pra igualar a rotaçao do motor, se é que me entendem... Mas nessa aceleradinha eu acho que o toda economia que eu fiz vai pro espaço né?
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

GustavoBH
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Nome: Gustavo
Punto: Sporting
Cor: Branco Kalahari

Mensagempor Frmg em Dom Jun 15, 2008 19:27

Isso se chama punta taco e deve ser usado principalmente em situações extremas quando você precisa manter total tração das rodas como em uma tomada de curva por exemplo.

Também é usado em reduções de velocidade bruscas e na chuva por evitar que o tranco da embreagem faça as rodas patinarem.

É uma pratica um pouco complicada para os menos habilidosos ao volante e geralmente só é utilizada em competições e corridas de automóveis.

Andar usando Punta taco praticamente não anula a econômia do cutoff, mas essa pequena acelerada de menos de 1seg vai dar uma pequena injetada de combustível sim, coisa pouca, mas vai e isso não tem como negar.

Porém como é só um pequeno toque no acelerador e imediatamente você volta a aceleração zero o cutoff entra em ação novamente. Quanto mais rápido e suave for o toque no acelerador para reduzir as marchas mais econômia de combustível porque o cutoff volta a funcionar mais rápidamente.

Ai vc diz, porque não reduzir direto sem dar o toque no acelerador ??? Porque se fizer isso em giro alto só no pedal da embreagem vai viver dando tranco e fritar a embreagem rapidinho !!!

Agora a minha opinião eu não andaria fazendo punta taco reduzindo marcha por marcha no dia a dia porque isso também desgasta a embreagem um pouco mais do que o normal.

Eu viria em 5ª marcha tiraria o pé do acelerador e usaria o freio e quando estivesse chegando perto de 1000 rpm eu colocaria 4ª marcha só usando o pedal da embreagem porque em giro baixo você não quase não desgasta a embreagem, depois colocaria 3ª e 2ª e depois ponto morto para parar o carro

Porque eu não colocaria a 1ª ???

Porque ao reduzir de 2ª para 1ª a diferença na relação de marcha é grande e o giro do motor iria subir muito fazendo com que a embreagem se desgate demais, coisa que não acontece de 5ª para 4ª e de 4ª para 3ª e de 3ª para segunda desde que seja feito em baixo giro.

Coloca segunda e quando chegar perto de 1000rpm vc já estará praticamente parado. Coloque ponto morto e termine de parar no freio mesmo.
Frmg
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Mensagempor spirito em Dom Jun 15, 2008 21:06

Maravilhosa essa explicação!!!!!! Valeu!!!
Spirito, o retorno!!!!!
BMW 325i 2009 2.5l 24V
Punto Essence 1.6 16V Kit Creative I
Ex-Novo Focus Sedan Ghia 2.0 Aut.
Ex-Punto HLX 1.8
spirito
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Nome: Daniel Godoy
Cor: Laranja Spot

Mensagempor GustavoBH em Dom Jun 15, 2008 21:52

Frmg, tá de parabéns meeeesmo cara!

Mto bom!

E valeu pelas dicas! =)
Imagem

Gustavo - Belo Horizonte MG

GustavoBH
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Nome: Gustavo
Punto: Sporting
Cor: Branco Kalahari

Mensagempor Frmg em Dom Jun 15, 2008 21:56

Obrigado, mas persiste a dúvida ... hehehe

Qual a rotação exata em que o cutoff deixa de funcionar no punto e o motor passa a receber combustível novamente para não morrer ???

A variação é pouca, mas isso muda de carro para carro, se alguém puder testar no Punto eu ficaria bastante grato até para facilitar a explicações sobre como consumir menos.
Frmg
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

Mensagempor Mauro em Seg Jun 16, 2008 10:26

Creio q o melhor teste pra isso é deixa o Punto deslizar um bom trecho engrenado, depois ficar observando o consumo instantaneo em zero e verificar a partir de qual rotação ele começa a marcar consumo.
Em ladeira não serve pq a velocidade só aumentaria.
Mauro
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Nome: Mauro
Punto: HLX 1.8
Cor: Prata Bari

Próximo

Voltar para Geral