Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Re: Economia de combustível (Cutoff do Punto)

Mensagempor RegisMuniz em Qui Mai 01, 2014 13:09

Galera estou c a seguinte dúvida: sempre que reabasteço zero as duas "trip's" (trip A e trip B). Pois bem, o trip A eu só zero no próximo abastecimento, já o trip B zero constantemente p saber a distância e o consumo daquele trajeto. Aí vem a pergunta: oq vale p saber o consumo exato que o carro está fazendo? O trip A, que so é zerado a cada reabastecimento ou o trip B ou média das duas trip's?

Vou dar um exemplo real p vcs: nesse exato momento, após o reabastecimento, o trip A está marcando 9,5km/l, o trip B está marcando 7,5 km/l (peguei um engarrafamento fi duma égua)...e aí oq vale para saber o consumo do carro? Os 9,5 ou 7,5 ou 8,5 (a média dos dois consumos)?????í

RegisMuniz
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: punto 2011
Punto: Essence 1.8 16V
Cor: Vermelho Magma

Mensagempor bOiv8 em Qui Mai 01, 2014 16:46

Trip A é a média correta....média do tanque no seu caso.
Vitimas do SPO|RTING:

Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
bOiv8
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Punto: Sporting 1.8 16V
Cor: Branco Kalahari

Mensagempor RegisMuniz em Sáb Mai 10, 2014 17:52

E aí galera,blz? Vou deixar uma dúvida aqui...será que pode existir divergência entre o que marca o Consume médio, no CB, e o que realmente foi consumido? Exemplo: no meu último reabastecimento, ao acender a luz do tanque reserva estava marcando 9,1km/l de consumo médio, no CB. Quando fui fazer as contas (dividir o tanto de quilômetros rodados pela quantidade de litros abastecidos), o valor deu 8,6 km/l. A diferença n é grande,mas aconteceu...vcs vêem problemas nisso? Creio q o consumo real se de pela divisão que fiz acima. Estou certo? Valeu galera!!!!!!!
RegisMuniz
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: punto 2011
Punto: Essence 1.8 16V
Cor: Vermelho Magma

Mensagempor Brunomesmo em Seg Jul 21, 2014 17:24

Uma pergunta pra vocês..

vocês sentem diferença no consumo dependendo da bandeira do posto? comigo começei a perceber que ao abastecer com gasolina ipiranga, meu punto ta com um consumo melhor...

fiz uma viagem de IDA de 450 km com gasolina BR, fez a media de 13km.
na volta mesma distancia, abasteci com ipiranga, fez 14,5km..

coincidência será?
Brunomesmo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Punto: ELX 1.4
Cor: Preto Vesúvio

Mensagempor shadowcps em Ter Jul 22, 2014 08:19

Toda gasolina comercializada no país sai de refinaria petrobras. As demais marcas adicionam corantes que dão personalidade à gasolina deles. Infelizmente o que existe é safadeza mesmo depois que o combustível sai das refinarias por parte de transportadoras, distribuidoras e postos.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
shadowcps
Moderador
Moderador

Nome: Sidnei
Punto: Sporting
Cor: Branco Banchisa
Apelido do Punto: Freddie Mercury

Mensagempor Brunomesmo em Ter Jul 22, 2014 10:35

Então vc quer dizer que nem tem nada a ver a bandeira do posto.. é só mais questão da idoneidade dele, no meu caso o ipiranga q abasteci talvez tenha uma gasolina menos "batizada"?

Obrigado pela resposta
Brunomesmo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Punto: ELX 1.4

Mensagempor anmbr em Qua Ago 13, 2014 23:52

Possuo um Punto Sporting 2012, 1.8 16V.
Se eu entendi bem, para ativar o cut-off do carro basta que nos momentos de frenagem eu utilize a redução via marchas de maneira que a rotação se mantenha acima de 1500RPM ?? E também que nas descidas eu mantenha o carro engrenado ?

No Ci do CB ficará marcando como 50km/l de consumo ? Vou fazer esse teste amanhã. Serve tanto para momentos de frenagem, quanto de descidas, mas e nos momentos de plano ??
Por exemplo: se estou em um plano e em uma velocidade de 60 Km/h, já de 5ª marcha e não desejo subir muito a velocidade. É melhor eu manter o pé no acelerador fixo, ou ir bombeando ??
anmbr
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Andre Nunes Morais
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor Hardsan em Qui Ago 14, 2014 06:16

Liga o piloto automático que ele se vira :lol:
Hardsan
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Haroldo
Punto: Essence 1.6 16V DL

Mensagempor Hardsan em Qui Ago 14, 2014 06:44

RegisMuniz escreveu:E aí galera,blz? Vou deixar uma dúvida aqui...será que pode existir divergência entre o que marca o Consume médio, no CB, e o que realmente foi consumido? Exemplo: no meu último reabastecimento, ao acender a luz do tanque reserva estava marcando 9,1km/l de consumo médio, no CB. Quando fui fazer as contas (dividir o tanto de quilômetros rodados pela quantidade de litros abastecidos), o valor deu 8,6 km/l. A diferença n é grande,mas aconteceu...vcs vêem problemas nisso? Creio q o consumo real se de pela divisão que fiz acima. Estou certo? Valeu galera!!!!!!!

Aconselho fazer as contas com 3 tanques para verificar se o seu calculo está correto. A diferença está muito grande, seu calculo pode estar errado. Meu outro carro marcava a quantidade de combustível utilizado e assim não tinha erro algum, o CB tem que dar o calculo correto.
Hardsan
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Haroldo
Punto: Essence 1.6 16V DL

Mensagempor mbertuccioli em Ter Jan 06, 2015 17:19

Boa tarde galera;

Sou novo aqui, estou negociando um Punto 1.6 16V Essence 2013 e esse tópico de consumo sempre me chama atenção pois afinal mexe com o bolso.
Falando sobre cut-off: eu trabalho com calibração de motores e cut-off serve para duas coisas: economia de combustível (muito mencionado aqui) e tb ajudar a resfriar o catalisador.
Para entrar o cut-off são dois os processos: a partir do momento em que se tira o pé do acelerador (tem que retirar 100% do pé senão a estratégia de cut-off não funciona) existe dash pot e o cut off.... dash pot é um breve momento onde o motor "encosta no coxim" de forma suave e sem dar trancos para depois entrar o cut off. Esse tipo de calibração varia de montadora para montadora e a Fiat é um pouco mais agressiva onde vc sente a desaceleração enquanto tem veículos que quando vc tira o pé parece que continua empurrando o carro.....
Feito essa breve explicação a reentrada de injeção (saída de cut-off) tb depende de montadora para montadora mas geralmente se dá por volta 1300 rpm aproximadamente e vc consegue manter o carro em mínimo tracionado (o carro andando em marcha lenta e engrenado); uma dica boa para se ter um carro econômico é ter o pé o mais estável possível e sempre que puder aproveitar o uso do cut off pois isso realmente ajuda demais; hj eu tenho um Marea Weekend 2.4 e consigo fazer misto cidade/estrada perto dos 11 km/l....
Quanto ao combustível, mesmo o carro sendo flex, desconfie de postos com combustível em promoção ou qualquer coisa parecida...geralmente adicionam substâncias "estranhas" que fazem o consumo subir e acaba estragando o motor.
Outra dica, mas isso é complicado de fazer: quem trabalha perto de casa (abaixo de 8 km) nunca vai conseguir tem um consumo ótimo pois o motor não irá esquentar (não irá atingir temperatura ideal de funcionamento) e assim na cidade será ruim, ainda mais usando etanol.
Quanto ao computador de bordo: se enche até a boca com certeza isso dará diferença entre o real calculado pela ECU e pelo que se faz kilometragem/litros consumido. E aí tb influencia a qualidade do combustível.
Bom, acho que escrevi demais........Agradeço a atenção de todos e espero que eu tenha sorte com o novo carro......Abraços!!!!
mbertuccioli
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Mauro
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Vermelho Alpine

AnteriorPróximo

Voltar para Geral