socket escreveu:Pq o espanto?
Tem Grande Punto na Europa com 65cv...
1.2!
Concordo Socket, mas me refiro ao mesmo motor...
Fire 1.4.
Disponível em um carro mais pesado.
Vejo muitos no fórum estabelecendo várias opções de modificação para um motor que está no seu limite de projeto. Exatamente em função de sua insatisfação (me incluo nesse grupo).
No entanto vemos que este mesmo motor está disponível em outros veículos de peso superior e ainda com limitação de força.
Em se tratando de Brasil, estamos falando de um erro grosseiro na concepção do projeto.
Digo isso com base em várias reportagens feitas especificamente para o Punto ELX 1.4 e que questionam o desempenho.
Segue um exemplo:
http://www.testedos100dias.com.br/punto/
Se este motor funciona na Europa é outra história, é uma questão cultural.
[Vale lembrar que erros como esse, e nesta categoria, não são exclusividade da Fiat, ou não se lembram do
Polo 1.0 16v?]
Justifico o erro da Fiat com a nova versão do Punto...
Na prática é possível comprovar que (respeitados os detalhes de configuração e cor do carro - sólida ou metálica) temos basicamente ELX e HLX no mesmo preço (aproximadamente).
Leio muito aqui no fórum o seguinte:
"Se soubesse que era assim teria investido um pouco mais e comprado um HLX"
O que prova que a diferença de valores é muito pequena, já que as únicas variáveis que se anulam são potência e consumo.
Existem críticas sobre ambas as motorizações e não existe diferencial sensível entre as versões (Não desconsiderei a Sporting, minha análise foca principalmente motores).
Claro que a Fiat sentiu o impacto das críticas e está entrando com o Turbo, que atualmente possui 4 protótipos em teste com o intuito de analisar o que o consumidor espera do carro antes do lançamento (um pouco tardio na minha opinião).
Qual é o meu ponto?
Não deveriam ter lançado o Punto às pressas (inúmeros defeitos - em sua maioria por ausência de testes e controle de qualidade) e...
Principalmente, deveriam ter feito um estudo junto ao consumidor sobre o que ele quer e não simplesmente induzi-lo ao erro com a proposta de economia em um motor subdimensionado.
Ou seja, não acho as reclamações atuais desmerecidas e devemos sim reclamar fazendo com que a Fiat escute seus clientes.
Salvo os que preferem continuar "esperando" passivamente por melhoras na marca ou continuar fazendo uso pleno de sua garantia, não se importando em "visitar" com frequência a concessionária para realizar reparos reincidentes.
__________________________________________________________________________________________________________________________
Exemplo do que é "escutar" clientes.
Punto europeu.
Pode parecer que não tem diferença, mas...
Sim, tem: versão com duas portas, motorização (também tem 1.4, mas 16v com
95cv), rodas (opções de LL sem custo adicional), repetidores na lateral (posição) e até o posicionamento da antena e cores das lanternas.
Tudo de acordo com estudo de mercado e participação direta de consumidores, similar ao utilizado no projeto do novo Gol.
__________________________________________________________________________________________________________________________
.... e depois de uma análise realizada adequadamente, lançar uma versão HLX (que poderia utilizar até mesmo o motor Powertrain) e uma versão Sporting com o Turbo.
Versões bem definidas em todos os aspectos.
Inclusive preço......HLX na sua faixa dos R$47.000 - 55.000 (aproximado) e Sporting R$75.000 (estimado).
Foto (Punto Turbo): AUTO Esporte de Julho
A prova de que a Fiat está aprendendo com seus lançamentos prematuros ($$$) é o atraso no lançamento do Linea.
Lembrando que.... é simpelsmente o que penso e não faço da minha opinião verdade absoluta.