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Batendo valvula, será?

Enviado:
Qua Fev 29, 2012 2:44 pm
por eng.edernery
Pessoal,
De uns dias p cá, tenho notado um tec,tec,tec,tec com motor(1.4) em marcha lenta mesmo quente.. por volta dos 1000 rpm. Quando acelero até os 2000 e solto o acelerador, também ouço.
Assim, providenciei logo a troca do óleo. A cc tinha colocado o Performer 15w-40 e agora coloquei o Pure Energy 5w-30 e permaneceu.. se nao aumentou...
Vi no manual que existe uma verificação de folga das válvulas..meu carro ta com quase 60 mil e acho que nunca fiz isso.
Alguem ta com esse tec, tec no motor? Será qe essa regulagem nas válvulas poderá resolver, ou o que será?
Um abraço
Takinarios

Enviado:
Qua Fev 29, 2012 2:47 pm
por Takinarios
Pera, você usou 15w40 por quase 60 mil km e trocou agora por 5w30? é isso?
Re: Batendo valvula, será?

Enviado:
Qua Fev 29, 2012 2:54 pm
por eng.edernery
Na verdade peguei ele com quase 45 mil...não sei qual óleo o antigo dono utilizava. Então, levei na concessionária e colocaram o Performer 15w40 (semi-sintético). Depois constatei que o correto seria usar o Pure Energy 5w30 (Sintético). Foi o que fiz essa semana com 60 mil.
Re: Batendo valvula, será?

Enviado:
Qua Fev 29, 2012 3:20 pm
por qsboy
Meu ELX está com 90.000 km e está redondinho. Troco o óleo sempre na concessionária e sempre o que veio no carro que consta no manual 5w30... e de 7.500 em 7.500 km
Barulho igual ao que tirei da concessionaria...
Re: Batendo valvula, será?

Enviado:
Qua Fev 29, 2012 5:27 pm
por Takinarios
Acho melhor tirar e colocar o 15w40 então, se voce usou e nao deu problema é porque o antigo dono usou esse também. Colocar um óleo mais fino depois de muito tempo pode causar isso que esta acontecendo...
Re: Batendo valvula, será?

Enviado:
Qua Fev 29, 2012 5:47 pm
por Febezza
pelo que eu vi no site da fiat, o 15w40 performer é para os modelos T-Jet e o "k" para os 1.4, mas deve ser os fire, os equipados com motor 1.4 (GM) é o 5w30
Re: Batendo valvula, será?

Enviado:
Qua Fev 29, 2012 5:49 pm
por Takinarios
Febezza escreveu:pelo que eu vi no site da fiat, o 15w40 performer é para os modelos T-Jet e o "k" para os 1.4, mas deve ser os fire, os equipados com motor 1.4 (GM) é o 5w30
Sim, mas se foi usado o w40 antes por muito tempo ele vai criar folgas que o w30 não vai preencher e vai fazer barulho. Se o barulho começou quando ele trocou o óleo é isso, mas se quiser tirar a duvida leva na concessionária....
Re: Batendo valvula, será?

Enviado:
Qua Fev 29, 2012 8:15 pm
por shadowcps
Só que tem um pequeno detalhe: os motores 1.4 nunca foram GM e sim Fire, FIAT. A FIAT usou por um tempo o motor 1.8 da GM e nunca o 1.4.
Pelo relatado desde o início, será que o dono anterior fez a troca da correia dentada na km recomendada? De repente pulou um dente dela e está fora de ponto. Isso já foi verificado ?
Re: Batendo valvula, será?

Enviado:
Qua Fev 29, 2012 10:43 pm
por eng.edernery
shadowcps escreveu:Pelo relatado desde o início, será que o dono anterior fez a troca da correia dentada na km recomendada? De repente pulou um dente dela e está fora de ponto. Isso já foi verificado ?
O antigo dono não trocou a correia pq tava com 45 mil. Eu troquei agora com 60 mil.
Antes de eu mudar pro 5w30, já estava notando o tec, tec...agora que mudei, parece que aumentou.. ou seja, o problema já tinha antes de mudar o óleo. Troquei até um pouco antes dos 60 mil pq qnd fui olhar a vareta do óleo, já estava abaixo do meio... aí corri pra trocar já que tava perto dos 60.
MEu pai teve um palio 1.4 e qnd ele vendeu já tava os tec, tec tb... se deixasse mais ia ficar parendo bolas de gude no motor
Será que tenho que regular as válvulas?
Re: Batendo valvula, será?

Enviado:
Qui Mar 01, 2012 5:35 am
por shadowcps
sim, é recomendável mandar conferir / regular as valvulas pq a tendnecia é agravar pelo desgaste acelerado que o tec tec trará, uma vez que esse tec tec de maquina de costura indica metal batendo contra metal.