Barulho no motor do Punto 1.4 2012

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Barulho no motor do Punto 1.4 2012

por Urbadan » Qua Jan 23, 2013 2:56 pm

Senhores, boa tarde!

Tenho um punto hà um mês, e notei um barulho estranho no motor. Aliás, não sei bem ao certo se é no motor. O fato é que dentro da cabaine, quando em ponto morto, ou com a embreagem acionada, com o ar cond. ligado ou não,o ronco do motor é limpo e gostoso.

Quando engatado, 1º e 2º marcha o barulho é horrivel (parece que embaralha), nas demais marchas existe o barulho, porém ele é menor. A sensação dentro da cabine é que o som é fora do carro, não está ligado ao painel.

Com isso, nada mais natural que abrir a janela e passar proximo a um muro para escutar o eco, neste caso também não escutei o barulho ecoado. Bom, para resumir, ficou assim.

É um barulho estranho apenas quando engatado, porém em movimento.

Em ponto morto ou pisando na embreagem não há barulho, em qualquer rotação ou em movimento.

O barulho fica alto dentro da cabine, com os vidros fechados. Porém não parece ser do painel.

O barulho não se nota quando o vidro esta aberto e tentamos escutar o eco em alguma mureta qualquer.

Caso alguem possa me ajudar, agradeço.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Barulho no motor do Punto 1.4 2012

por juliomoura » Seg Mar 25, 2013 2:04 pm

Amigo,
Meu carro parece estar na mesma situação que o seu. O barulho no motor é um barulho grosso e "rôco", na estrada subindo um morro, quando o carro está sendo forçado o barulho dentro do carro é muito alto.
Você já teve alguma solução para seu caso?
Abraços!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Philipe Sales Pres » Ter Mar 26, 2013 3:57 pm

o meu e 2008 e se alguem souber a solução para o barulho tambem muito alto e um ronco muito alto dentro do carro eu agradeço
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Ter Mar 26, 2013 7:07 pm

voces pediram para verificarem se o encaixe do suporte do filtro de ar não está trincado ? digo isso pq no meu ex Essence 1.8, YETI ! na primeira troca de óleo a CC foi honesta e disse que havia trincado e pediram outro suporte para a fábrica, para ser trocado na garantia e o barulho essa assim mesmo: ronco grosso causado pela aspiração de ar pela trinca, sem passar pelo filtro. fica a dica.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por BITcho » Dom Jun 29, 2014 11:35 am

shadowcps valeu!

Entrei no forum por causa disso.
peguei um punto usado 2010 1.4 a 1 mês.
a primeira vez que peguei estrada notei que existia um barulho grosso quando o carro subia rotação.
junto a isso reparei que o ar condicionado estava fraco..

vou ver essa semana se é mesmo suporte do ar condicionado e volto a postar
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Seg Jun 30, 2014 10:56 am

O câmbio do motor 1.4 tem um barulho característico como se fossem engrenagens roncando que só aparece quando o motor e câmbio estão sob carga, em uma subida por exemplo, se aliviar o acelerador e manter a mesma marcha engatada o barulho cessa, acelerando novamente o barulho volta. Tal barulho é normal, muitos pensam que é o motor mas é o câmbio que emite esse barulho.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por shadowcps » Seg Jun 30, 2014 2:22 pm

BITcho escreveu:shadowcps valeu!

Entrei no forum por causa disso.
peguei um punto usado 2010 1.4 a 1 mês.
a primeira vez que peguei estrada notei que existia um barulho grosso quando o carro subia rotação.
junto a isso reparei que o ar condicionado estava fraco..

vou ver essa semana se é mesmo suporte do ar condicionado e volto a postar

É o suporte do filtro de ar e não, o do ar condicionado. É aquele suporte / capa preta que fica em cima do motor.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por BITcho » Seg Jun 30, 2014 6:34 pm

shadowcps obrigado

acabo de resolver o problema no meu caso não foi o filtro de ar do motor nem nada relativo a motor...
como tinha dito peguei ele a 1 mês usado 2010
O pneu que veio estava com sulco ainda mas era Remolde e estava deformado... acabo de trocar por 4 pneus Pirelli.... peguei pista agora e o barulho sumiuu....

valeu ae galera..
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por jpromero » Ter Jul 01, 2014 8:18 am

BITcho escreveu:shadowcps obrigado

acabo de resolver o problema no meu caso não foi o filtro de ar do motor nem nada relativo a motor...
como tinha dito peguei ele a 1 mês usado 2010
O pneu que veio estava com sulco ainda mas era Remolde e estava deformado... acabo de trocar por 4 pneus Pirelli.... peguei pista agora e o barulho sumiuu....

valeu ae galera..

Ah, um dos pneus Pirelli P7 não remoldados do Linea estava deformado, até uns 30 km/h não se ouvia, passava disso fazia um "vu vu vu vu" irritante que aumentava até os 110 km/h, depois disso o barulho de motor encobria ou mesmo parava esse barulho.

Troquei os pneus e ficou um silêncio novamente. Esses P7 são muito silenciosos quando novos, espero não voltar a ter o mesmo problema.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

por camilo celio » Qui Jul 03, 2014 1:48 pm

conheço esse barulho...o meu tambem faz...o mecanico disse que isso eh um mal do punto devido a isolaçao acustica...ele disse " parece que o motor ta dentro do carro" ...enfim, eh algo que pra mim nao me incomoda. :mrgreen:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo