Página 1 de 1
Dúvidas sobre aquisição do Punto

Enviado:
Seg Fev 25, 2008 3:16 pm
por BadBlock
Boa tarde!
Vou trocar de carro (se Deus quiser, ainda esse mes! hehehe), e a minha primeira opção é o Punto. Gostei muito do carro, e amanhã vou fazer um test drive na versão 1.4.
Tenho um Polo 1.6, e tenho a seguinte dúvida: qual seria a melhor opção pra mim? O 1.4 ou o 1.8?
Tenho o costume de dirigir com a rotação do motor baixa (não exijo muito do motor nem estico as marchas). Rodo em média 2.000 a 2.500 km/mês, e 80% do que rodo é em estrada. Por isso a dúvida com relação à motorização... Ah, dirijo 100% do tempo com o ar condicionado ligado.
Desde já agradeço a atenção!
PS: dei uma lida no fórum, e vi muita gente reclamando dos mesmos problemas (tampa do tanque, capa do retrovisor, dilatação de peças, etc). Isso é mesmo comum assim? Ou seria só nos 07/08???

Enviado:
Seg Fev 25, 2008 3:27 pm
por sepacheco
Primeiro conselho
Não peça o carro
Ou compra de estoque ou não compra, revire o carro com a lista de defeitos que viu por aqui antes de pegar o carro. Depois a Fiat vai só te enrolar e vai começar o calvario que estamos passando aqui.
O motor 1.4 é bom vibra pouco o cambio tem bons engates e anda direitinho (um Xara 1.6 não consegui me acompanhar no Sabado

)
Mas gasta DEMAIS para um motor 1.4.
O motor 1.8 não é dos mais econômicos, vibra bastante, o cambio tem engates piores, mas é mais esperto que o 1.4 se esta acostumado com o polo já sabe o que vai achar no 1.8 (exceto o cambio de do polo é 100%)
ele bebe um pouco mais que o 1.4
Tipo anda 15% a mais e bebe 20% a mais.
A diferença de preço do ELX para o HLX com os mesmos itens (alguns opcionais no ELX são basicos no HLX) é infima coisa de +- 1000 reais.
Os materiais de acabamento são os mesmo nos dois carros, mudando a cor do painel central e a padronagem do tear do tecido basecamente, fora um cromadinho aqui e acolá.
Veja tambem um Ford Focus; tem gente comprando GLX 2.0 por preço de Punto HLX basico e o 1.6 custa mais barato que o Punto.
Esse motor 2.0 é DU *%$#! (Um dos melhores em produção no Brasil) e o Focus no geral é um excelente carro.
O Astra advantage está mais barato que o punto tambem e o Stilo basico é 2000 mais caro que o Punto HLX basico.
[]
Sandro

Enviado:
Seg Fev 25, 2008 3:39 pm
por rodrigomqs
Pena que o Focus 2.0 não é flex...
[]

Enviado:
Seg Fev 25, 2008 3:42 pm
por BadBlock
Sandro, muito obrigado pela resposta!
Sábado eu fui ver um Focus, que era a minha primeira opção. Mas, um vendedor da minha confiança me aconselhou a não pegar, porque vão lançar um modelo novo ainda esse ano, e com certeza seria perda de dinheiro.
Como já disse, rodo a maior parte do tempo em estrada, mas quase nunca passo de 120 km/h. Nessas condições que eu citei, considerando a velocidade máxima de 120 km/h (na verdade, essa velocidade aí chega a ser bem constante na estrada...), vc acha que um motor 1.4 seria suficiente?
Tô meio sem noção pra comparar, pq meu Polo tem GNV. Nada a reclamar do GNV, mas tá muito caro aqui no rio, e não tá compensando mais (so pelo IPVA msm). Não queria fugir muuuuito do consumo atual (com ar ligado, em estrada costumo rodar 160km com uma média de 19-20 reais).
Mais uma vez obrigado!

Enviado:
Seg Fev 25, 2008 5:00 pm
por sepacheco
Nesse caso fique com o 1.8 com certeza, comprei meu carro para usar na cidade, mas o torque de 12 mkgf do 1.4 x os 18 mkgf do 1.8 faz bastante diferença em subidas de serra com o carro pesado e ar ligado em 5.a marcha
Na estrada o 1.4 é mais economico coisa de 2 Km/l a menos que o 1.8 mas se for uma estrada mais plana, nas subidas no 1.4 vai ter que fazer marcha o que torna mais cansativo, alem de ter que planejar melhor as ultrapassagens, o que pode fazer gastar quase igual (por exemplo no polo 1.6 no alcool curitiba floripa, fazia 7 no punto 1.4 faz 9)
Se é seu unico carro e o uso é estrada, seu motor é o 1.8
[]
Sandro

Enviado:
Seg Fev 25, 2008 8:31 pm
por AndreBsB
Eu diria que o 1.8 é 30% mais "rápido" que o 1.4 e o consumo uns 15% maior.
Você vai gostar. Já andei na frente de Astra GSI e Palio 1.8R. Sorte que os caras não sabiam pisar direito, porque os 2 carros andam mais!!
Já andei na frente de C3 1.6 16V, Tempra 2.0 8V, Stilo Sporting, Golf 1.6, Bora 2.0 , Gol 1.6 flexe mais uns que nem compensa comentar.
Você terá um carro bonito, confortável, ótimo torque em baixa e, se precisar pisar, ele responde. Vibra sim... ele vai vibrando mas vai longe assim!


Enviado:
Seg Fev 25, 2008 10:32 pm
por BadBlock
Muito obrigado pelas respostas, mais uma vez!
Hoje pedi ao meu corretor pra calcular de quanto seria o endosso do meu seguro, e até que o valor foi razoável... 282 reais a mais que os 1425 que paguei no seguro do polo (renovei o seguro no inicio de janeiro). Isso pro 1.4.
Ainda tô meio na dúvida entre o 1.4 e o 1.8, mas já to pendendo mais pro 1.8... O problema é que aqui no rio (niteroi, mais precisamente) nao consigo pra pronta entrega...
Quero decidir logo a motorização pra correr atrás de concessionária que tenha pronta entrega.
Ah, e com relação a essa vibração, é muito intensa? Sou meio fresco com relação a barulhos no carro... hehehehe
Valeu!

Enviado:
Seg Fev 25, 2008 10:48 pm
por sepacheco
è algo convivivel... mas está lá.. O polo é meio que referencia no segmento em power train, logo tudo que pegar nessa faixa vai ter cambio de engate piores e mais vibração. Mas no Punto vai ganhar um acabamento , quando vem inteiro, Bem melhor que do polo, uma ergonomia melhor, uma direção e suspensão com respostas mais precisas. Fiquei entre Polo, Punto e Focus quando fui comprar, o Astra descartei por conta do seguro e do consumo alto de combustivel.
[]
Sandro

Enviado:
Seg Fev 25, 2008 11:01 pm
por AndreBsB
Relaxe que o carro não é um liquidificador. Carro vibrador é modo de falar porque ele não gira muito bem acima de uns 4.500rpm. Muita gente nem sente isso.
O motor 2.0 flex é muito bom de economia e anda bem... seguro eu não sei, mas em relação a desempenho, economia e manutenção, é excelente. Só o interior do Astra que é muito simples.

Enviado:
Ter Fev 26, 2008 11:04 am
por BadBlock
Acho que não vou ter problemas com essa vibração então... Não costumo dirigir acima dos 4500 RPM...
Muito obrigado pelas informações!