(Mais uma) despedida: do Punto ao 208

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

(Mais uma) despedida: do Punto ao 208

por mauro0x52 » Sex Set 20, 2013 7:53 am

Olá meus caros punteiros.

É com muita tristeza que me despeço do Mostarda, o pequeno Punto Sporting ETorq 1.8 16v Dualogic amarelo. Um carro excepcional, com certeza, mas que neste último ano me trouxe muitas despesas e dores de cabeça e que, com muita dor no coração, tive que repassar para frente.

Sou fã da FIAT desde pirralho, dirigi o Uno 95 e a Strada 2001 do meu pai, meu primeiro carro foi um Palio ELX 1.3 2005 até chegar no Punto 2010/11.

Sobre o carro em si, não tenho o que reclamar. Seu conforto é muito bom, seu design é imbatível, seu motor nem se fala. Com certeza o melhor carro que já tive. Mas desde o ano passado, após completar 2 anos, começou a surgir um problema atrás do outro, tudo que nenhum mecânico nem concessionária conseguiram resolver.

São eles:

* cheiro de gasolina
* câmbio dualogic maluco (acelera sozinho, diminui a marcha quando não deve, entra em ponto morto quando não deve)
* trepidação no volante (não havia balanceamento nem troca de pneus que resolvesse)
* vazamento do fluido de arrefecimento
* ar condicionado cheirando queimado e queimando o fusível

Depois de gastar uma grana e tempo para nada se resolver, decidi que estava na hora de me aposentar da FIAT. O problema meu problema nunca foi com os carros da marca, mas sim com os serviços e as autorizadas, além do preço (dizem que é das menores, mas na prática não).

E o preço do carro como entrada num carro zero? As concessionárias FIAT me deram entre 25 a 28 mil! E no máximo 2 mil reais de desconto num zero! A FORD, a Chevrolet e a Hyundai chegaram a me dar 30 mil. Ninguém merece.

Mas o carro que mais me agradou no papel foi o novo 208. Deixei para ver por último, pois queria ver primeiro a proposta da concorrência. Como o carro está vendendo pouco, também imaginei que negociariam mais que os outros. E é verdade. Consegui vender meu carro por 35k e comprar um 208 Allure 1.5 8v por 43 mil (3 mil de desconto).

#@%&!, mas de um 1.8 16v para 1.5 8v? Você está maluco? Não, já tenho 28 anos e já dirijo que nem tiozão. Não piso muito. Na verdade, nunca pisei. E o "novo" motor 1.5 da PSA (na verdade é o velho 1.4 melhorado) é muito mais que suficiente. Aliás, vou até gabar aqui, ele é bem mais elástico que os ETorqs, parece que o giro dele sobe muito mais rápido, mesmo com as marchas longas. Claro, o Etorq acelera e corre muito mais, mas de 0 a 100 vou falar que os dois se comportam muito parecidos.

Já na construção do conjunto do motor, ponto para a Peugeot. Vários componentes de metal, de alumínio, menos plástico. Sem falar na arrumação, tudo bem mais organizado.

Acabamento, ponto para a FIAT. Mas também estamos comparando um carro de 45 mil da Peugeot contra um de 50 da FIAT. Mas mesmo assim, o acabamento do PUG é bom.

Conforto ao dirigir, ponto para o 208. O volante elétrico é muito mais confortável que o hidráulico do Punto, e o diâmetro menor parece reduzir bastante os movimentos do braço. O painel elevado reduz bastante os movimentos dos olhos e deixa o condutor mais esperto no trânsito. O ar condicionado também, dá de 10 a 0 no do Punto, gela infinito. A suspensão do 208 é bem mais macia e confortável, e a distância entre-eixos e a largura do carro dão uma estabilidade animal. Só perde na troca de marchas, onde o câmbio não é tão preciso assim.

O consumo nem se fala. De 11 km/l na cidade com o Punto, agora faço 13 no 208. E de 14 km/l na estrada agora faço 19. Ainda não medi no alcool.

O 208 é um carro bonito, não tenho dúvidas, e não me arrependo de ter perdido várias qualidades que o Punto tinha. Mas ainda assim é triste olhar para a garagem e não vê-lo mais. Porém de bom basta ficar com as lembranças, pois livrar-se de uma dor de cabeça é um belo alívio.

E obrigado a todos que participaram da minha jornada, respondendo meus posts e trocando ideia.

Abraços!
Imagem
Punto Sporting 2011
E.torQ 1.8 16v Dualogic
Amarelo Indianápolis
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: (Mais uma) despedida: do Punto ao 208

por ADILSONRE » Sex Set 20, 2013 8:03 am

É uma pena Mauro, mas desejo-lhe boa sorte!
ImagemImagemImagemImagemImagem
Coordenador Regional

por VLA » Sex Set 20, 2013 8:34 am

é, quando se passa por tantos problemas com um carro perde-se até a vontade de permanecer na marca, imagino como deve ser.

boa sorte com o 208!
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Moderador
Moderador

por andrek » Sex Set 20, 2013 9:31 am

Boa sorte e felicidades com o Peugeot!

Cada caso é um caso, né? O que você descreveu de problemas e decepções com o seu Punto, eu tive uns 10 anos atrás com um 206 - e o problema maior nem era o carro em si, mas a rede autorizada. Espero que eles tenham melhorado muito de lá para cá, e que o seu 208 só lhe traga alegrias, sem dor de cabeça! :-D

Abraço!
Leandro Imagem http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por mauro0x52 » Sex Set 20, 2013 10:27 am

Valeu galera!

Eu realmente já ouvi muito de problemas com a Peugeot, não é a toa que ela perdeu muito mercado no Brasil. Mas diz ela que está investindo no pós-venda para voltar a crescer e eu resolvi arriscar. Vamos torcer =D
Imagem
Punto Sporting 2011
E.torQ 1.8 16v Dualogic
Amarelo Indianápolis
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andrek » Sex Set 20, 2013 10:36 am

mauro0x52 escreveu:Valeu galera!

Eu realmente já ouvi muito de problemas com a Peugeot, não é a toa que ela perdeu muito mercado no Brasil. Mas diz ela que está investindo no pós-venda para voltar a crescer e eu resolvi arriscar. Vamos torcer =D

Mauro, posso dar uma sugestão? Peça referências entre conhecidos donos de Peugeot e tente encontrar alguma concessionária na sua região com boa reputação para fazer a manutenção do seu 208. Faz toda a diferença. Vale a pena até levar o carro um pouco mais longe...

No meu caso, com a Fiat, na CC onde comprei meu carro (que veio com uns defeitinhos bobos que uma revisão de entrega criteriosa não deixaria passar) tanto o atendimento como a qualidade do serviço eram horríveis. Pedi indicações e passei a levar o carro em outra, mas quanta diferença! É quase no padrão Honda de qualidade, tanto no atendimento quanto no serviço. Sei que aqui em Sampa, pela quantidade de opções, isso é facilitado, mas acho que em Campinas e região também dá para você procurar uma autorizada acima da média, e se manter fiel a ela!

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por mauro0x52 » Sex Set 20, 2013 11:47 am

Opa Leandro! Valeu a dica!

Aqui realmente não tem muita opção. Mas minha mãe tem um 207 há uns 4 anos e sempre mandou numa autorizada aqui de Campinas que sempre fez um serviço show de bola. E é um dos motivos que me encorajou a pegar o 208.

Abraços!
Imagem
Punto Sporting 2011
E.torQ 1.8 16v Dualogic
Amarelo Indianápolis
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andrek » Sex Set 20, 2013 11:53 am

Ah bom, então você já tem uma boa referência! Ótimo! (:D)

Felicidades com o carango, e posta umas fotos aqui pra gente curtir!

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por mauro0x52 » Sex Set 20, 2013 1:59 pm

Tá aí as imagens da criança =D

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Punto Sporting 2011
E.torQ 1.8 16v Dualogic
Amarelo Indianápolis
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por andrek » Sex Set 20, 2013 2:19 pm

É bonito o danado, hein?! Parabéns! (=D>)

Abraços!
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

Próximo