Dúvida óleo
Dúvida óleo
Pessoal,
Estou confuso quanto ao uso do oleo no meu punto elx 1.4. O manual manda colocar o 5w30 que é o Selenia Pure Energy 5w30 (rótulo vermelho escuro). Porém só encontro nas concessionárias por 45,00 o litro. Nas lojas de lubrificantes só encontro o Performer 5w30 (rótulo verde)no qual os vendedores dizem que é a mesma coisa.. que so muda o rotulo e que o pure energy so vende mesmo nas concessionárias.
Afinal, os dois modelos sao idênticos ou terei que ficar refém da concessionária?

Estou confuso quanto ao uso do oleo no meu punto elx 1.4. O manual manda colocar o 5w30 que é o Selenia Pure Energy 5w30 (rótulo vermelho escuro). Porém só encontro nas concessionárias por 45,00 o litro. Nas lojas de lubrificantes só encontro o Performer 5w30 (rótulo verde)no qual os vendedores dizem que é a mesma coisa.. que so muda o rotulo e que o pure energy so vende mesmo nas concessionárias.
Afinal, os dois modelos sao idênticos ou terei que ficar refém da concessionária?

- Piloto de Atari
Re: Dúvida óleo
Engraçado terem este do rótulo vermelho...achava que não fabricavam mais. Parece que o nome da linha mudou de Pure Energy K para Perform (verdinho)...se o manual fala Selenia 5w30, pode ir tranquilo que a especificação é a mesma.
Esta matéria no NA fala exatamente desta confusão da FIAT com os óleos lubrificantes!
http://www.noticiasautomotivas.com.br/f ... montadora/
Abçs!
Esta matéria no NA fala exatamente desta confusão da FIAT com os óleos lubrificantes!
http://www.noticiasautomotivas.com.br/f ... montadora/
Abçs!

Eu uso o perform a muito tempo, tanto no punto quanto na ranger e na moto(CRF 250R), nunca tive nenhum problema de lubrificação.
- Piloto de Atari
Fala galera,
Aproveitando, peguei um punto 1.4 2010 a uns 2 meses e fui trocar o óleo sabado.
No papelzinho da ultima troca estava escrito Selenia 100% (acho que é 100% sintetico)
Enfim, coloquei esse Selenia verdinho 5w30 que é 100% sintetico.
E depois que eu troquei o oleo e o filtro no sabado percebo que meu carro está dando umas engasgadas quando sai de 1ª marcha.
Será que tem algo a ver?
Abraços!
Aproveitando, peguei um punto 1.4 2010 a uns 2 meses e fui trocar o óleo sabado.
No papelzinho da ultima troca estava escrito Selenia 100% (acho que é 100% sintetico)
Enfim, coloquei esse Selenia verdinho 5w30 que é 100% sintetico.
E depois que eu troquei o oleo e o filtro no sabado percebo que meu carro está dando umas engasgadas quando sai de 1ª marcha.
Será que tem algo a ver?
Abraços!
- Piloto de Atari
Olha a especificação de cada um.
Selènia K Pure Energy é um óleo lubrificante 100% sintético com características Fuel Economy e Top Quality Performance, garantidas pelas especificações internacionais e longos testes práticos. Selènia K Pure Energy é flexível para adaptação a diversas motorizações.
Características
• Contribui para a redução no consumo de combustível (Fuel Economy)
• Proporciona maior proteção antidesgaste
• Prolonga a vida média do catalisador
Especificações
• SAE 5W-30
• API SM
• FIAT 9.55535
• ACEA A1/B1-04
• ILSAC GF-3
Selènia Perform 5W-30 é um óleo lubrificante 100% sintético, desenvolvido para motores a gasolina, etanol e GNV de última geração, dotados de múltiplas válvulas e turbinas, e de elevado desempenho. Selènia Perform 5W-30 atende às especificações da Ford além de superar as exigências técnicas dos principais construtores mundiais.
Características
• Reduz o atrito entre os componentes do motor
• Aumenta a potência do motor e o protege contra o desgaste e a corrosão em baixas e altas temperaturas
• Mantém o motor mais limpo e eficiente
Especificações
• SAE 5W-30
• API SM
• ACEA A1/B1-04
• FORD WSS-M2C913B
• ILSAC GF-3
O Selenia verde, tem um nome "ford" na especificação já no Pure Energy tem "FIAT". E agora?
Selènia K Pure Energy é um óleo lubrificante 100% sintético com características Fuel Economy e Top Quality Performance, garantidas pelas especificações internacionais e longos testes práticos. Selènia K Pure Energy é flexível para adaptação a diversas motorizações.
Características
• Contribui para a redução no consumo de combustível (Fuel Economy)
• Proporciona maior proteção antidesgaste
• Prolonga a vida média do catalisador
Especificações
• SAE 5W-30
• API SM
• FIAT 9.55535
• ACEA A1/B1-04
• ILSAC GF-3
Selènia Perform 5W-30 é um óleo lubrificante 100% sintético, desenvolvido para motores a gasolina, etanol e GNV de última geração, dotados de múltiplas válvulas e turbinas, e de elevado desempenho. Selènia Perform 5W-30 atende às especificações da Ford além de superar as exigências técnicas dos principais construtores mundiais.
Características
• Reduz o atrito entre os componentes do motor
• Aumenta a potência do motor e o protege contra o desgaste e a corrosão em baixas e altas temperaturas
• Mantém o motor mais limpo e eficiente
Especificações
• SAE 5W-30
• API SM
• ACEA A1/B1-04
• FORD WSS-M2C913B
• ILSAC GF-3
O Selenia verde, tem um nome "ford" na especificação já no Pure Energy tem "FIAT". E agora?
- Piloto de Atari
Qual óleo vcs aqui têm usado?
- Piloto de Atari
Usei por bastante tempo o 5W30 Pure Energy vermelho trocado na concessionária, porém quanto o preço aumentou para uns R$ 40 desisti e comecei a trocar óleo na oficina, uso o Mobil 5W30 que é semi sintético, mas a troca com filtro sai por R$ 100,00, não notei absolutamente nenhuma mudança no carro, nem melhor nem pior. Notei melhora quando abandonei o 15W40, o motor ficou mais liso e mais disposto, além de um pouco mais econômico.
Isso no Siena 1.4 2008, o Linea tem especificação de 10W40 ou 15W40.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero escreveu:Usei por bastante tempo o 5W30 Pure Energy vermelho trocado na concessionária, porém quanto o preço aumentou para uns R$ 40 desisti e comecei a trocar óleo na oficina, uso o Mobil 5W30 que é semi sintético, mas a troca com filtro sai por R$ 100,00, não notei absolutamente nenhuma mudança no carro, nem melhor nem pior. Notei melhora quando abandonei o 15W40, o motor ficou mais liso e mais disposto, além de um pouco mais econômico.
Pois é, ouço tanto falarem maravilhas do 5W30 que, confesso, fiquei tentado a colocar esse óleo no T-Jet... mas fiz a troca na concessionária agora, com 5.000 km, e mantive o 15W40 Selenia Performer como recomendado no manual. Será que o uso do 5W30 traria melhoras para o 1.4 turbinado como trouxe para o seu 1.4 aspirado? Na dúvida, fui "coxinha" e fiz o que a tia Fiat manda...

Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA
andrek escreveu:jpromero escreveu:Usei por bastante tempo o 5W30 Pure Energy vermelho trocado na concessionária, porém quanto o preço aumentou para uns R$ 40 desisti e comecei a trocar óleo na oficina, uso o Mobil 5W30 que é semi sintético, mas a troca com filtro sai por R$ 100,00, não notei absolutamente nenhuma mudança no carro, nem melhor nem pior. Notei melhora quando abandonei o 15W40, o motor ficou mais liso e mais disposto, além de um pouco mais econômico.
Pois é, ouço tanto falarem maravilhas do 5W30 que, confesso, fiquei tentado a colocar esse óleo no T-Jet... mas fiz a troca na concessionária agora, com 5.000 km, e mantive o 15W40 Selenia Performer como recomendado no manual. Será que o uso do 5W30 traria melhoras para o 1.4 turbinado como trouxe para o seu 1.4 aspirado? Na dúvida, fui "coxinha" e fiz o que a tia Fiat manda...![]()
Abraços!
NÃO PODE USAR O 5W30 NO T-JET!
A concessionária, se for séria e competente não deixará fazer isso, no T-JET é só o 15W40.
João Paulo
Depois dos 60 mil km, no meu antigo palio, comecei a usar esse Selenia de rotulo verde, trocava a cada 15mil km e nunca tive problemas....fiquei com ele até os 130mil km e sempre usei 5w30
Acho ele por R$20,00 o litro por aqui.....
PS: trocava a cada 15mil km por 90% do uso ser em pista
Acho ele por R$20,00 o litro por aqui.....
PS: trocava a cada 15mil km por 90% do uso ser em pista
Editado pela última vez por bOiv8 em Qua Out 23, 2013 1:52 pm, em um total de 1 vez.
Vitimas do SPO|RTING:
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
Comeu poeira: Montana 1.8/Jetta 2.0 AP/Focus 1.6 16v sigma/i30 2.0 AT/Veloster/Corolla XEI 1.8 AT/Sentra SL CVT
Pau-a-pau: New Fiesta Sedan 1.6/L200 Triton Diesel/Fluence 2.0
Tomei: Golf TSI/Up TSI/BMW 320/Honda City
- Roda dura de Auto Escola