Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Oi galera, tenho muitas dúvidas sobre o Cambio Dualogic Plus, o qual está presente no meu Punto. Muitos acham que ele é um cambio ruim por ser de apenas uma embreagem, mais esse tipo de cambio já foi lançado até em BMW, em 2003. Muitas revistas especializadas elogiaram o cambio e detalharam seu funcionamento, dando dados sobre tempo de troca de marchas e várias outras informações, pena que isso não aconteceu com o Dualogic Plus. Ao menos, na internet não achei nada detalhado. Tenho várias dúvidas:
1) O que o cambio analisa ao trocar de marcha fora o nivel do acelerador e a rotação no motor? Ele analisa o torque ou se o veículo está numa subida ou descida?
2) Por que posso arrancar o carro em segunda, mas quando arranco em primeira, tenho que esperar chegar perto dos 2 mil pra poder mudar pra segunda?(isso me irrita um pouco)
3)Qual é a velocidade que ele troca de marcha? É maior que o cambio de uma embreagem da Volks? Apesar da Vokswagem ser a pioneira ao criar o cambio de dupla embreagem, o dualogic plus é melhor que o do Fox por exemplo?
4) Ele perde em muito pros cambios de dupla embreagem do Fiesta?
5)Foi desenvolvido no Brasil? É verdade que a empresa que desenvolveu o dualogic aqui no Brasil, a Magneti Marelli, fazia cambios pra Ferrari antigamente?
6)Ao trocar marchas na borboleta, sofro um "delay" se comparado a alavanca de cambio?
7)Quais sãos experiencias que vocês tem com o cambio Dualogic Plus comparado com outros automáticos/automatizados?
Alguém sabe de alguma curiosidade sobre esse cambio?
9)Como a Volks é uma marca muito ampla, tem kits na internet de atualização de cambio que prometem melhorar o funcionamento e você pode fazer em casa. Sei que como o Dualogic Plus é pouco difundido, devo ter esperança de uma melhoria vinda da Fiat?
10)O tranco irrita vocês ou isso é frescura? Por exemplo, nos meus 8k km rodados com meu Punto, o tranco que eu sinto mesmo é se vc trocar em altas rotações, e principalmente se for de primeira pra segunda.Se vc pisar bem pouco no acelerador, ele trocará de marcha em baixa rotação e o tranco é minimo! Mas estava refletindo, por que muita gente se irrita com os trancos?
Obrigado pela atenção! Abraços!
1) O que o cambio analisa ao trocar de marcha fora o nivel do acelerador e a rotação no motor? Ele analisa o torque ou se o veículo está numa subida ou descida?
2) Por que posso arrancar o carro em segunda, mas quando arranco em primeira, tenho que esperar chegar perto dos 2 mil pra poder mudar pra segunda?(isso me irrita um pouco)
3)Qual é a velocidade que ele troca de marcha? É maior que o cambio de uma embreagem da Volks? Apesar da Vokswagem ser a pioneira ao criar o cambio de dupla embreagem, o dualogic plus é melhor que o do Fox por exemplo?
5)Foi desenvolvido no Brasil? É verdade que a empresa que desenvolveu o dualogic aqui no Brasil, a Magneti Marelli, fazia cambios pra Ferrari antigamente?
6)Ao trocar marchas na borboleta, sofro um "delay" se comparado a alavanca de cambio?
7)Quais sãos experiencias que vocês tem com o cambio Dualogic Plus comparado com outros automáticos/automatizados?

9)Como a Volks é uma marca muito ampla, tem kits na internet de atualização de cambio que prometem melhorar o funcionamento e você pode fazer em casa. Sei que como o Dualogic Plus é pouco difundido, devo ter esperança de uma melhoria vinda da Fiat?
10)O tranco irrita vocês ou isso é frescura? Por exemplo, nos meus 8k km rodados com meu Punto, o tranco que eu sinto mesmo é se vc trocar em altas rotações, e principalmente se for de primeira pra segunda.Se vc pisar bem pouco no acelerador, ele trocará de marcha em baixa rotação e o tranco é minimo! Mas estava refletindo, por que muita gente se irrita com os trancos?
- Piloto de Autorama
Re: Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus
Respostas no meio do texto:
esallum escreveu:Oi galera, tenho muitas dúvidas sobre o Cambio Dualogic Plus, o qual está presente no meu Punto. Muitos acham que ele é um cambio ruim por ser de apenas uma embreagem, mais esse tipo de cambio já foi lançado até em BMW, em 2003. Muitas revistas especializadas elogiaram o cambio e detalharam seu funcionamento, dando dados sobre tempo de troca de marchas e várias outras informações, pena que isso não aconteceu com o Dualogic Plus. Ao menos, na internet não achei nada detalhado. Tenho várias dúvidas:
Sim, além da abertura do acelerador e rotação ele leva em consideração o vácuo no coletor de admissão, na verdade não é o câmbio e sim a central de injeção, mas a central de injeção manda um "ok, pode mudar a marcha" e a central dualogic comanda a mudança ou "consente" a mudança caso você faça manualmente.
Você pode arrancar em segunda para sair de um atoleiro ou usar na neve, em segunda o carro tem menos torque diminuindo a chance de patinar. E tem que esperar até uns 2000 rpm para mudar para a segunda marcha mesmo. Acontece isso porque se trocar com menos rotação o motor não tem força suficiente. Tudo isso é programado no software do dualogic. No começo me irritava isso também, mas depois não tem problema, só o consumo que aumenta um pouco quando queremos andar devagar.
Não sei a velocidade da troca, mas é muito mais rápido que a VW do Polo Sedan 1.6, aquele é uma lesma para mudar a marcha e dá trancos absurdos. O carro que andei era do dono da CCS e tinha 11 mil km, tive uma péssima impressão. O primeiro Dualogic que dirigi foi um Linea igual ao meu, depois foi um Stilo 1.8, depois o Polo. Quase que desanimei e não comprei o Linea, mas andando nele voltei a ver com a Fiat possui melhor calibração do câmbio automatizado.
Não sei, nunca andei no Fiesta dupla embreagem, mas veja esse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=8zHw7sV2Gok
Eu ia comprar esse carro, na versão sedan, mas esse vídeo me desanimou.
Não tenho certeza se é brasileiro, a Magneti Marelli é italiana, acredito que ela fez parte do grupo Fiat mas atualmente fornece peças para a VW também, não sei de nenhuma outra marca além dessas.
Não.
Já andei no Dualogic (Linea 2010, Stilo 2012) e no Dualogic Plus (Linea 1.8 2013), achei praticamente idênticos na cidade, na estrada só andei nos antigos. Achei MUITO legal trocar as marchas no volante no Linea, até dei umas brincadas nele mesmo com o vendedor ao lado, muito mais legal que trocar na alavanca. Se eu tivesse um carro com as borboletas iria aprender a dirigir igual Fórmula 1, ou tentar pelo menos hehehe
O que achei melhor no Plus é o fato dele mover o carro quando engatado (em D ou R) devagar sem acelerar, isso ajuda muito a estacionar no plano, já que em locais íngremes esse recurso não funciona.Alguém sabe de alguma curiosidade sobre esse cambio?
Não sei nada.
A Fiat tem atualizações para o câmbio sim, no meu Linea foi feito sem eu nem saber, não notei diferença alguma. Para atualizar é simples, através de software com conexão OBDII.
No começo os trancos acontecem e depois o motorista acostuma com eles e sabe como evitar. Mas de vez em quando acontece algum tranco "não catalogado" que incomoda. Porém é raro, os que me tento muito evitar é a redução repentina de 2a para 1a.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
Vou só complementar algumas respostas que jpromero respondeu...
Quando se realizar a troca em baixo giro (1500~1800rpm) o carro tende a ter pouquissmo torque disponivel nessa faixa de rotação. Por isso a fiat resolvel calibrar o dualogic para obter mais conforto e mais segurança.
De acordo com a fiat, no modo "normal" as trocas são feitas em aproximadamente 1,3s ~ 1,5s. Já com a função sport ativado, as trocas são feitas em 0,5~0,75s
Sim, o cambio de dupla embragem é bem superior ao dualogic, tanto em tecnologia quanto em conforto. Porem possui um custo muito maior tanto para adiquirir quanto para sua manutenção.
Dá pra fazer ele cantar pneu até a 3 marcha.
Como o jpromero falou, são extremamente raros os trancos que o cambio venha a dar. Isso ocorre quando o motorista não conhece o funcionamento do mesmo.
esallum escreveu:2) Por que posso arrancar o carro em segunda, mas quando arranco em primeira, tenho que esperar chegar perto dos 2 mil pra poder mudar pra segunda?(isso me irrita um pouco)
Quando se realizar a troca em baixo giro (1500~1800rpm) o carro tende a ter pouquissmo torque disponivel nessa faixa de rotação. Por isso a fiat resolvel calibrar o dualogic para obter mais conforto e mais segurança.
esallum escreveu:3)Qual é a velocidade que ele troca de marcha? É maior que o cambio de uma embreagem da Volks? Apesar da Vokswagem ser a pioneira ao criar o cambio de dupla embreagem, o dualogic plus é melhor que o do Fox por exemplo?
De acordo com a fiat, no modo "normal" as trocas são feitas em aproximadamente 1,3s ~ 1,5s. Já com a função sport ativado, as trocas são feitas em 0,5~0,75s
esallum escreveu:4) Ele perde em muito pros cambios de dupla embreagem do Fiesta?
Sim, o cambio de dupla embragem é bem superior ao dualogic, tanto em tecnologia quanto em conforto. Porem possui um custo muito maior tanto para adiquirir quanto para sua manutenção.
esallum escreveu:Alguém sabe de alguma curiosidade sobre esse cambio?
Dá pra fazer ele cantar pneu até a 3 marcha.

esallum escreveu:10)O tranco irrita vocês ou isso é frescura? Por exemplo, nos meus 8k km rodados com meu Punto, o tranco que eu sinto mesmo é se vc trocar em altas rotações, e principalmente se for de primeira pra segunda.Se vc pisar bem pouco no acelerador, ele trocará de marcha em baixa rotação e o tranco é minimo! Mas estava refletindo, por que muita gente se irrita com os trancos?
Como o jpromero falou, são extremamente raros os trancos que o cambio venha a dar. Isso ocorre quando o motorista não conhece o funcionamento do mesmo.
- Piloto de Autorama

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
"De acordo com a fiat, no modo "normal" as trocas são feitas em aproximadamente 1,3s ~ 1,5s. Já com a função sport ativado, as trocas são feitas em 0,5~0,75s"
Vou andar só no S ativado então

- Piloto de Autorama
Esse pessoal do canal top speed são bando de amadores. Se eles falam mal do Fiesta( http://www.youtube.com/watch?v=8zHw7sV2Gok ) e falam mais mal ainda do Punto (http://youtu.be/8x1MYFMi9g4 ). Que carro tá bom pra eles? É lógico q um carro de cc terá desempenho/consumo ruim e estará preso. Amadores
- Piloto de Autorama
esallum escreveu:Esse pessoal do canal top speed são bando de amadores. Se eles falam mal do Fiesta( http://www.youtube.com/watch?v=8zHw7sV2Gok ) e falam mais mal ainda do Punto (http://youtu.be/8x1MYFMi9g4 ). Que carro tá bom pra eles? É lógico q um carro de cc terá desempenho/consumo ruim e estará preso. Amadores
São amadores sim, não vivem disso, são "adolescentes" ainda, mas é muito legal o canal deles, gosto desse tipo de vídeo de divulgação e impressões reais, podem até estar errados, mas pelo menos não fazem matérias tendenciosas ou compradas.
Mas não vamos desvirtuar o tópico.
João Paulo
esallum escreveu:"De acordo com a fiat, no modo "normal" as trocas são feitas em aproximadamente 1,3s ~ 1,5s. Já com a função sport ativado, as trocas são feitas em 0,5~0,75s"
Sabe que andei umas 2 semanas com o S ativado, realmente parece ser melhor, só que ele eleva um pouco mais a rotação antes de trocar as marchas.
Vou voltar a usar o S, esse tempo de troca menor se mostrou interessante.
João Paulo
Onde vc leu que é esse tempo que o Dualogic leva pra trocar de marcha?
- Piloto de Autorama
esallum escreveu:Onde vc leu que é esse tempo que o Dualogic leva pra trocar de marcha?
Se eu não me engano no manual do cambio ou em algum complemento fornecido pela Fiat.
O modo sport modifica muita coisa no carro. Além do tempo reduzido para as trocas de marchas, o corpo de borboleta abre mais rápido, as marchas tendem a esticar um pouco mais, ao estar com velocidade e pisar no freio com intensidade ele tende a reduzir a marcha para sempre ficar com a melhor faixa de potência e torque, etc...
É como se ele preparasse seu carro para um track day.
Porém o consumo tende a piorar consideravelmente.
- Piloto de Autorama