Muitas dúvidas sobre o cambio Dualogic Plus

Oi galera, tenho muitas dúvidas sobre o Cambio Dualogic Plus, o qual está presente no meu Punto. Muitos acham que ele é um cambio ruim por ser de apenas uma embreagem, mais esse tipo de cambio já foi lançado até em BMW, em 2003. Muitas revistas especializadas elogiaram o cambio e detalharam seu funcionamento, dando dados sobre tempo de troca de marchas e várias outras informações, pena que isso não aconteceu com o Dualogic Plus. Ao menos, na internet não achei nada detalhado. Tenho várias dúvidas:
1) O que o cambio analisa ao trocar de marcha fora o nivel do acelerador e a rotação no motor? Ele analisa o torque ou se o veículo está numa subida ou descida?
2) Por que posso arrancar o carro em segunda, mas quando arranco em primeira, tenho que esperar chegar perto dos 2 mil pra poder mudar pra segunda?(isso me irrita um pouco)
3)Qual é a velocidade que ele troca de marcha? É maior que o cambio de uma embreagem da Volks? Apesar da Vokswagem ser a pioneira ao criar o cambio de dupla embreagem, o dualogic plus é melhor que o do Fox por exemplo?
4) Ele perde em muito pros cambios de dupla embreagem do Fiesta?
5)Foi desenvolvido no Brasil? É verdade que a empresa que desenvolveu o dualogic aqui no Brasil, a Magneti Marelli, fazia cambios pra Ferrari antigamente?
6)Ao trocar marchas na borboleta, sofro um "delay" se comparado a alavanca de cambio?
7)Quais sãos experiencias que vocês tem com o cambio Dualogic Plus comparado com outros automáticos/automatizados?
Alguém sabe de alguma curiosidade sobre esse cambio?
9)Como a Volks é uma marca muito ampla, tem kits na internet de atualização de cambio que prometem melhorar o funcionamento e você pode fazer em casa. Sei que como o Dualogic Plus é pouco difundido, devo ter esperança de uma melhoria vinda da Fiat?
10)O tranco irrita vocês ou isso é frescura? Por exemplo, nos meus 8k km rodados com meu Punto, o tranco que eu sinto mesmo é se vc trocar em altas rotações, e principalmente se for de primeira pra segunda.Se vc pisar bem pouco no acelerador, ele trocará de marcha em baixa rotação e o tranco é minimo! Mas estava refletindo, por que muita gente se irrita com os trancos?
Obrigado pela atenção! Abraços!
1) O que o cambio analisa ao trocar de marcha fora o nivel do acelerador e a rotação no motor? Ele analisa o torque ou se o veículo está numa subida ou descida?
2) Por que posso arrancar o carro em segunda, mas quando arranco em primeira, tenho que esperar chegar perto dos 2 mil pra poder mudar pra segunda?(isso me irrita um pouco)
3)Qual é a velocidade que ele troca de marcha? É maior que o cambio de uma embreagem da Volks? Apesar da Vokswagem ser a pioneira ao criar o cambio de dupla embreagem, o dualogic plus é melhor que o do Fox por exemplo?
4) Ele perde em muito pros cambios de dupla embreagem do Fiesta?
5)Foi desenvolvido no Brasil? É verdade que a empresa que desenvolveu o dualogic aqui no Brasil, a Magneti Marelli, fazia cambios pra Ferrari antigamente?
6)Ao trocar marchas na borboleta, sofro um "delay" se comparado a alavanca de cambio?
7)Quais sãos experiencias que vocês tem com o cambio Dualogic Plus comparado com outros automáticos/automatizados?

9)Como a Volks é uma marca muito ampla, tem kits na internet de atualização de cambio que prometem melhorar o funcionamento e você pode fazer em casa. Sei que como o Dualogic Plus é pouco difundido, devo ter esperança de uma melhoria vinda da Fiat?
10)O tranco irrita vocês ou isso é frescura? Por exemplo, nos meus 8k km rodados com meu Punto, o tranco que eu sinto mesmo é se vc trocar em altas rotações, e principalmente se for de primeira pra segunda.Se vc pisar bem pouco no acelerador, ele trocará de marcha em baixa rotação e o tranco é minimo! Mas estava refletindo, por que muita gente se irrita com os trancos?
Obrigado pela atenção! Abraços!