CUIDADO-Trincas na turbina e no coletor de escape dos Tjet

ATENÇÃO proprietários de Punto, Linea e Bravo Tjet,
Tenho um Punto Tjet 09/10, e apesar do que vou relatar, considero um ótimo carro, tanto que influenciei mais 2 pessoas próximas minha a comprarem carros Fiat com o mesmo motor Tjet.
Levei meu carro na concessionária Automax/BH para arrumar um problema no motor (correia dentada pulou dente), e para que fosse feito um orçamento mais detalhado do problema citado, tiveram que desmontar o cabeçote do motor. Feito isso, além do problema inicialmente citado, foi constatado uma trinca no turbo compressor e no coletor de escape do carro. Questionei o porque que esta trincas poderiam ter surgido nessas peças, e a resposta foi que: "O carro está fora de garantia, então não podemos lhe ajudar em nada" e "Como a última troca de óleo não foi feita em uma concessionária, e como o óleo faz o resfriamento dessas peças também, que isso poderia ser um dos fatores". O que acontece é que eu tenho a NF do óleo colocado no carro e acompanhei pessoalmente o serviço executado, e tudo foi de acordo com o que a Fiat solicita, mesma especificação do óleo e quilometragem correta. Claro que isso não me convenceu em nada, só fez com que eu ficasse mais irritado e decepcionado com a Fiat.
Como as peças citadas, com mão de obra, estava ficando em aproximadamente R$10.000,00, iniciei uma busca no mercado de peças usadas para estudar uma possibilidade de diminuir o meu prejuízo. Só não esperava encontrar tantos outros casos igual ao meu. Encontrei mais dois turbos e dois coletores em cidades diferentes e em modelos de carros com o motor Tjet diferentes também, com as mesmas trincas características do meu carro, no mesmo lugar e sentido. Isso mostra que a possibilidade de este problema ser um problema de fabricação dessas peças é grande e a Fiat se omitiu e se isentou de qualquer responsabilidade.
Esse problema é crônico…já fiquei sabendo por informantes dentro de concessionárias…está aparecendo com frequência. Fique atento ao seu turbo e ao seu coletor de escape e se possível, faça uma análise neles antes que a trinca fique muito grande. Já iniciei um processo de análise pericial nas peças, tanto nas minhas quanto nas outras encontradas no mercado, e não vou deixar isso quieto não, no que for preciso vou querer que a Fiat assuma esse problema de fabricação. Se souberem de mais casos como esse, favor entrar em contato para somar ao dossiê que estou fazendo sobre o problema. [email protected]
Tenho um Punto Tjet 09/10, e apesar do que vou relatar, considero um ótimo carro, tanto que influenciei mais 2 pessoas próximas minha a comprarem carros Fiat com o mesmo motor Tjet.
Levei meu carro na concessionária Automax/BH para arrumar um problema no motor (correia dentada pulou dente), e para que fosse feito um orçamento mais detalhado do problema citado, tiveram que desmontar o cabeçote do motor. Feito isso, além do problema inicialmente citado, foi constatado uma trinca no turbo compressor e no coletor de escape do carro. Questionei o porque que esta trincas poderiam ter surgido nessas peças, e a resposta foi que: "O carro está fora de garantia, então não podemos lhe ajudar em nada" e "Como a última troca de óleo não foi feita em uma concessionária, e como o óleo faz o resfriamento dessas peças também, que isso poderia ser um dos fatores". O que acontece é que eu tenho a NF do óleo colocado no carro e acompanhei pessoalmente o serviço executado, e tudo foi de acordo com o que a Fiat solicita, mesma especificação do óleo e quilometragem correta. Claro que isso não me convenceu em nada, só fez com que eu ficasse mais irritado e decepcionado com a Fiat.
Como as peças citadas, com mão de obra, estava ficando em aproximadamente R$10.000,00, iniciei uma busca no mercado de peças usadas para estudar uma possibilidade de diminuir o meu prejuízo. Só não esperava encontrar tantos outros casos igual ao meu. Encontrei mais dois turbos e dois coletores em cidades diferentes e em modelos de carros com o motor Tjet diferentes também, com as mesmas trincas características do meu carro, no mesmo lugar e sentido. Isso mostra que a possibilidade de este problema ser um problema de fabricação dessas peças é grande e a Fiat se omitiu e se isentou de qualquer responsabilidade.
Esse problema é crônico…já fiquei sabendo por informantes dentro de concessionárias…está aparecendo com frequência. Fique atento ao seu turbo e ao seu coletor de escape e se possível, faça uma análise neles antes que a trinca fique muito grande. Já iniciei um processo de análise pericial nas peças, tanto nas minhas quanto nas outras encontradas no mercado, e não vou deixar isso quieto não, no que for preciso vou querer que a Fiat assuma esse problema de fabricação. Se souberem de mais casos como esse, favor entrar em contato para somar ao dossiê que estou fazendo sobre o problema. [email protected]