Página 1 de 6

DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do peugeot)

MensagemEnviado: Sex Mar 14, 2014 3:31 pm
por Metys
Tirei essa informação do clube dos caras.

A pedidos, e para ficar registrado, vou postar aqui minha opinião PESSOAL como ex-proprietario de um T-JET.


Ambos T-JET e DS3 stock, sem alteração nenhuma. Coloco em ordem do que acho mais importante primeiro.


Principais vantagens do DS3 em relação ao T-JET

- Consumo: num trajeto que faço todo mes, com o pé no fundo, o T-JET fazia 6,5km/l e o DS3 8,5km/l. O melhor consumo que tive com o T-JET foi 11km/l, ontem fiz uma viagem de 250km a 14.8km/l no DS3.

- Cambio: o do T-JET é curto demais, na 5a marcha a 150km/h já está quase 5k giros. O DS3 a 170km/h está a 3500 RPM em 6a marcha. O ruído é bem menor

- Motor: Infelizmente o T-JET abre o bico em 5a marcha. Não sei se é intencional, mal-programado ou inevitável, mas é nítida a diferença de torque entre a 4a e a 5a. O DS3 empurra bem em qualquer marcha. Dá pra subir a serra em 6a se não tiver afim de gastar, ou em 3a (que vai até 160km/h) criminosamente. Apesar da diferença pequena nos números, o DS3 anda bem mais, devido ao escalonamento das marchas e turbina de duplo fluxo que enche mais rapido.

- Design: O DS3 é bem mais moderno, o plástico menos vagabundo, acabamento superior

- Garantia: 3 anos (contra 1 do T-JET)

- Freios: tem Auxilio-Urgencia (AFU ou BAS), o conjunto todo também é superior, e pára mais rapido que o T-JET.

- Tem ESP (focado em segurança, não esportividade, mas dá pra desligar)

- Upgrades mais faceis de fazer, visto que o motor é utilizado em vários modelos (Peugeot, BMW, Mini, etc), tem mais informação sobre o carro na net. Só chipando já chega a quase 200cv

- Bancos: Pode ser porque sou muito magro, mas não conseguia encaixar no banco do T-JET direito, sempre dava dor na lombar em viagens maiores que 1h. Com o DS3 o encaixe é perfeito. (aliás isso percebi na primeira "sentada" no carro, bem antes de pensar em comprar)



Principais vantagens do T-JET em relação ao DS3:

- Quatro portas (família reclama quando andam comigo e precisam ficar levantando banco)

- Teto-solar (sinto falta)

- O som com sub de 8" é BEM melhor que do DS3, apesar de alguns bugs quando o mp3 tinha caracteres não tradicionais no nome. (japones/koreano/etc). Nada que não se troque também.

- Todos os vidros com one-touch (e levantamento na chave) de série (dá pra colocar no DS3, mas é por fora)

- Suspensão um pouquinho mais confortável (desvantagem em pista, creio eu)

- Custo menor

- GPS (quase não usava e estava desatualizado, mas tinha)

- Comando de voz para o som e bluetooth (podia ligar pra qualquer pessoa na agenda sem tirar os olhos da estrada)


Como podem ver, nos assuntos que realmente importam o DS3 é bem superior, as vantagens do T-JET são secundárias e pra muitas pessoas nem vale a pena considerar.

Não cheguei a colocar o T-JET no track day, então não sei como ele se comporta nas curvas, mas não consigo imaginar outro carro com tração dianteira fazendo mais curva do que o DS3. É um monstro! Veja o relato do Mauro aqui.

FIM


Minha opinião. A comparação é injusta pois são categoria de carro diferentes. Pra ser algo legal deve fazer o comparativo de experiência de uso com um FIAT 500 Abarth. Ai quero ver boyzinho tirar uma com a fiat.

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk

Re: DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do pegeout)

MensagemEnviado: Sex Mar 14, 2014 3:45 pm
por shadowcps
Metys escreveu:Tirei essa informação do clube dos caras.

A pedidos, e para ficar registrado, vou postar aqui minha opinião PESSOAL como ex-proprietario de um T-JET.


Ambos T-JET e DS3 stock, sem alteração nenhuma. Coloco em ordem do que acho mais importante primeiro.


Principais vantagens do DS3 em relação ao T-JET

- Consumo: num trajeto que faço todo mes, com o pé no fundo, o T-JET fazia 6,5km/l e o DS3 8,5km/l. O melhor consumo que tive com o T-JET foi 11km/l, ontem fiz uma viagem de 250km a 14.8km/l no DS3.

- Cambio: o do T-JET é curto demais, na 5a marcha a 150km/h já está quase 5k giros. O DS3 a 170km/h está a 3500 RPM em 6a marcha. O ruído é bem menor

- Motor: Infelizmente o T-JET abre o bico em 5a marcha. Não sei se é intencional, mal-programado ou inevitável, mas é nítida a diferença de torque entre a 4a e a 5a. O DS3 empurra bem em qualquer marcha. Dá pra subir a serra em 6a se não tiver afim de gastar, ou em 3a (que vai até 160km/h) criminosamente. Apesar da diferença pequena nos números, o DS3 anda bem mais, devido ao escalonamento das marchas e turbina de duplo fluxo que enche mais rapido.

- Design: O DS3 é bem mais moderno, o plástico menos vagabundo, acabamento superior

- Garantia: 3 anos (contra 1 do T-JET)

- Freios: tem Auxilio-Urgencia (AFU ou BAS), o conjunto todo também é superior, e pára mais rapido que o T-JET.

- Tem ESP (focado em segurança, não esportividade, mas dá pra desligar)

- Upgrades mais faceis de fazer, visto que o motor é utilizado em vários modelos (Peugeot, BMW, Mini, etc), tem mais informação sobre o carro na net. Só chipando já chega a quase 200cv

- Bancos: Pode ser porque sou muito magro, mas não conseguia encaixar no banco do T-JET direito, sempre dava dor na lombar em viagens maiores que 1h. Com o DS3 o encaixe é perfeito. (aliás isso percebi na primeira "sentada" no carro, bem antes de pensar em comprar)



Principais vantagens do T-JET em relação ao DS3:

- Quatro portas (família reclama quando andam comigo e precisam ficar levantando banco)

- Teto-solar (sinto falta)

- O som com sub de 8" é BEM melhor que do DS3, apesar de alguns bugs quando o mp3 tinha caracteres não tradicionais no nome. (japones/koreano/etc). Nada que não se troque também.

- Todos os vidros com one-touch (e levantamento na chave) de série (dá pra colocar no DS3, mas é por fora)

- Suspensão um pouquinho mais confortável (desvantagem em pista, creio eu)

- Custo menor

- GPS (quase não usava e estava desatualizado, mas tinha)

- Comando de voz para o som e bluetooth (podia ligar pra qualquer pessoa na agenda sem tirar os olhos da estrada)


Como podem ver, nos assuntos que realmente importam o DS3 é bem superior, as vantagens do T-JET são secundárias e pra muitas pessoas nem vale a pena considerar.

Não cheguei a colocar o T-JET no track day, então não sei como ele se comporta nas curvas, mas não consigo imaginar outro carro com tração dianteira fazendo mais curva do que o DS3. É um monstro! Veja o relato do Mauro aqui.

FIM


Minha opinião. A comparação é injusta pois são categoria de carro diferentes. Pra ser algo legal deve fazer o comparativo de experiência de uso com um FIAT 500 Abarth. Ai quero ver boyzinho tirar uma com a fiat.

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk


Interessante, esclarecedor e sem qualquer sintoma de arrogância na opinião... Nada como depoimento de quem teve um e mudou para outro. (=D>) (=D>) (=D>) Mas o DS3 não é Citroën ?

Re: DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do peugeot)

MensagemEnviado: Sex Mar 14, 2014 5:11 pm
por jpromero
Legal mesmo o relato.

Também acho que o banco do Linea é desconfortável em viagem com duração maior que 1 hora, infelizmente. O banco é bem construído mas causa dor lombar em minha esposa e em mim. Contraditoriamente o Siena não causa dores e o banco é bem mais simples.

Re: DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do peugeot)

MensagemEnviado: Sex Mar 14, 2014 6:04 pm
por Febezza
Já fiz test drive em um DS3, eu gostei bastante, carro macio, forte e o câmbio é bem macio e preciso. Os bancos dele de longe são melhores que o do t-jet, bem mais esportivos e você "encaixa" nele.

Algumas das coisas que não gostei nele foram o CD player (aparência simples, parecendo antigo), não me adequei de imediato com os velocímetros.

Não nego que em parte mecânica ele é bem superior o t-jet, porém de visual acho meio enjoativo, o t-jet tem mais estilo de esportivo.

T-jet é o melhor custo e benefício dos esportivos, pelo preço do DS3 já entra na briga(preço) Bravo t-jet e A1(usado). O mini cooper nem cito porque custa 100k, pela categoria ta bem fora esse preço.

Re: DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do peugeot)

MensagemEnviado: Sex Mar 14, 2014 7:09 pm
por shadowcps
acho um carro legal porém, graças à fama adquira por aqui acho que o maior "defeito" é ser Citröen e, por esse motivo, aliado à alta desvalorização da marca, talvez dificuldade de peças para reposição, praticamente deixei de lado a idéia.

Re: DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do peugeot)

MensagemEnviado: Sex Mar 14, 2014 11:04 pm
por VLA
Garantia: 3 anos (contra 1 do T-JET)


só uma correção, agora o punto tem 2 anos de garantia total e motor/cambio pela km, acho que algo em torno de 100.000km... alguém corrija se estiver enganado.

Re: DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do peugeot)

MensagemEnviado: Sex Mar 14, 2014 11:15 pm
por Metys
Como falei comparação meio injusta pelo tipo categoria de ambos os carros. Mas sobre a sexta marcha concordo plenamente fiat pisou na bola nessa

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk

Re: DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do peugeot)

MensagemEnviado: Sáb Mar 15, 2014 1:43 am
por lambert_br
O principal não foi dito, qdo que o DS3 eh mais bonito que o EVO T-JET ?


Sem mais,


(>:D<)

Re: DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do peugeot)

MensagemEnviado: Sáb Mar 15, 2014 7:05 am
por jpromero
Metys escreveu:Como falei comparação meio injusta pelo tipo categoria de ambos os carros. Mas sobre a sexta marcha concordo plenamente fiat pisou na bola nessa

Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk


Metys, a Fiat não pisou na bola colocando 5 marchas no Punto T-Jet. Para quem quer "algo mais" tem o Bravo T-Jet, que teria que ser superior em alguma coisa, senão quem compraria ele?

Além da sexta marcha o Bravo ainda tem o overbooster, esses são os diferenciais dos carros.

Re: DS3 vs. Punto TJET (opinião do clube do peugeot)

MensagemEnviado: Sáb Mar 15, 2014 4:34 pm
por shadowcps
além do maior espaço interno, porta malas e não, porta frasqueiras e necessaires e, calro, ter 2 portas ou seja, design esportivo que faz falta ao Punto em qualquer versão.