Troca de óleo do motor tjet
Troca de óleo do motor tjet
Pessoal.
No manual da fiat diz que a primeira troca de óleo deve ser feita em 7.500km em caso de utilização severas do veículo, fora dessas condições 15.000km ou 12 meses o primeiro que ocorrer.
Oq seria usar veículo em condições severas? Moro e trabalho no centro de SP isso já vale?
Outra dúvida. Troco óleo na CC ou em algum outro lugar respeitando as especificações do fabricante?
Me falaram q no caso TJET o filtro de óleo não dá pra trocar fora da CC.
No manual da fiat diz que a primeira troca de óleo deve ser feita em 7.500km em caso de utilização severas do veículo, fora dessas condições 15.000km ou 12 meses o primeiro que ocorrer.
Oq seria usar veículo em condições severas? Moro e trabalho no centro de SP isso já vale?
Outra dúvida. Troco óleo na CC ou em algum outro lugar respeitando as especificações do fabricante?
Me falaram q no caso TJET o filtro de óleo não dá pra trocar fora da CC.
Re: 1° troca de óleo
Metys escreveu:Oq seria usar veículo em condições severas? Moro e trabalho no centro de SP isso já vale?
Morar e trabalhar no centro de SP implica em deslocamentos curtos, com trânsito pesado, e assim o motor nem chega a atingir a temperatura ideal de funcionamento, ou roda a maior parte do tempo fora dela. Ou seja, condições severas...


Abraços!
Leandro
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PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

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Re: 1° troca de óleo
Verdade, concordo com o "andrek", não há problemas em trocar antes o óleo, mas haverá se deixar para trocar depois. Quanto ao local depende muito da sua cidade, as vezes você pode ter uma oficina de confiança. No entanto o pessoal da CC possui treinamento e certificação específica para trabalhar com o seu carro!
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Re: 1° troca de óleo
Sobre o filtro de óleo do TJET é complicado mesmo trocar falta muitas vezes a peça nas CC ?
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Re: 1° troca de óleo
Metys escreveu:Sobre o filtro de óleo do TJET é complicado mesmo trocar falta muitas vezes a peça nas CC ?
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Sim, o filtro de óleo do T-Jet é complicado de trocar e algumas oficinas nem trocam ele, apenas limpam para dizer que trocaram ou estragam alguma coisa na troca. Também só faria na CCS ou em uma oficina de muita confiança.
Sobre o prazo, como você viu na resposta do Leandro, seu uso é severo sim, então você sempre vai trocar por tempo (6 meses) ou a cada 7500 km, o que ocorrer primeiro, não precisa exagerar e trocar com 5000 km (não é necessário, mas se quiser trocar, ótimo). Só não deixe passar nunca de 6 meses que terá motor pro resto da vida.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
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Re: 1° troca de óleo
Obrigado pessoal. Informações muito úteis...
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Re: 1° troca de óleo
OLHA O TRAMPO PRA FAZER A TROCA DO FILTRO DE ÓLEO
Processo que é o de maior recorrência na vida útil de um veículo, faz com que o reparador precise desmontar mangueiras do radiador para que seja possível acessar o filtro de óleo
Alguns procedimentos necessários para a manutenção de um automóvel nem sempre são como os descritos nos manuais técnicos. Após alguns contatos de reparadores questionando qual o método correto de se efetuar a troca do óleo e filtro do motor do Fiat Punto T-Jet, fomos pesquisar o porquê de tantas perguntas. Foi então que fomos à busca de um exemplar nas oficinas e ver qual era ‘a real’ deste carro.
Assim, encontramos um Fiat Punto T-Jet 2010 com 28582km rodados na oficina Gigio’s Bosch Car Service, situada no bairro do Ipiranga em São Paulo-SP, onde o reparador André Kenji Kumagai, há dez anos reparador na empresa, nos mostrou os detalhes do procedimento.
“O grande problema para a troca do óleo deste carro é a remoção do filtro de óleo. Antes de tudo deve-se esperar o motor esfriar bem, pois do contrário, é queimadura na certa”, disse André. (Foto 1)
“Este filtro fica localizado entre a turbina e o tubo superior do líquido de arrefecimento do radiador (Fotos 2 e 2A). Posso garantir que é mais fácil trocar a embreagem dele do que este filtro, pois para tal precisamos desmontar algumas mangueiras até acessá-lo. A Fiat diz que isso não é necessário, porém não vemos outra forma de fazê-lo com segurança”, afirmou André.
PROCEDIMENTO
O processo de troca deste filtro, segundo André, segue o descrito abaixo:
1) Caso o veículo possuir protetor de cárter, remova-o. Em seguida, retire as braçadeiras da mangueira do tubo de entrada de ar da turbina; (Foto 3)
2) Em seguida, remova a braçadeira superior desta mesma mangueira, mas sem retirar o tubo; (Foto 4)
3) Solte o parafuso de 8mm que fixa o tubo de entrada de ar da turbina; (Foto 5)
4) Após removê-lo, retire as mangueiras e também o tubo correspondente; (Foto 6)
5) Agora, faça o mesmo com as braçadeiras inferiores do radiador (Fotos 7 e 7A). Neste momento, deve-se tomar muito cuidado para evitar queimaduras, pois ao retirarmos esta, o líquido de arrefecimento vazará;
6) Remova a capa de fibra térmica protetora (Fotos 8 e 8A) que é fixada por três parafusos Torx 30. Também se deve tomar cuidado com esta peça, pois esta costuma soltar fibras na pele, e quando isso ocorre, geralmente traz irritações, gerando incômodas coceiras;
7) Agora, remova a proteção térmica (Foto 9) da carcaça do filtro de óleo que contém o mesmo parafuso de fixação (Foto 9A);
Retire o parafuso de fixação do tubo de arrefecimento do óleo do motor (Fotos 10 e 10A), para que possa deslocá-lo. Evitando interferência deste com a carcaça do filtro de óleo;
Depois de todo esse processo, finalmente é possível acessar o filtro de óleo com a chave, onde é possível soltá-lo. (Foto 11)
9) Remova o filtro (Foto 12) e o anel de vedação deste (Foto 12A). Retire também o bujão de óleo do cárter a fim de se esgotar o óleo do sistema;
10) Insira o novo elemento filtrante (Foto 13) e substitua também o anel de vedação correspondente. Lembre-se que o torque da tampa deste é de 25Nm;
11) Aperte o bujão de óleo (Foto 14) com torque de 20Nm e substitua este utilizando o de especificação 15W40SM semissintético ou sintético, na quantidade de 4 litros incluindo o filtro de óleo.
Para o processo de montagem dos componentes, basta seguir a sequência inversa a de desmontagem.
VEREDICTO
Embora essa versão apimentada do Punto tenha sido concebida a partir de um modelo tido como simples, o emprego deste motor turbinado trará grande trabalho ao reparador nas rotinas de manutenções.
Se para a troca de óleo há todo esse procedimento, imagina um reparo com troca de componente no cofre do motor? Dessa maneira o reparador deve se preparar bem quando receber um T-Jet, pois nele, o reparo demorará mais.
BOX FINAL
“Consultor OB” é uma editoria em que as matérias são realizadas na oficina independente, sendo que os procedimentos técnicos efetuados na manutenção são de responsabilidade do profissional fonte da matéria.
Nossa intenção com esta editoria é reproduzir o dia a dia destes “guerreiros” profissionais e as dificuldades que enfrentam por conta da pouca informação técnica disponível.
Caso queira participar desta matéria, entre em contato conosco.
Mais informações: [email protected]
http://www.oficinabrasil.com.br/consult ... -reparador
Processo que é o de maior recorrência na vida útil de um veículo, faz com que o reparador precise desmontar mangueiras do radiador para que seja possível acessar o filtro de óleo
Alguns procedimentos necessários para a manutenção de um automóvel nem sempre são como os descritos nos manuais técnicos. Após alguns contatos de reparadores questionando qual o método correto de se efetuar a troca do óleo e filtro do motor do Fiat Punto T-Jet, fomos pesquisar o porquê de tantas perguntas. Foi então que fomos à busca de um exemplar nas oficinas e ver qual era ‘a real’ deste carro.
Assim, encontramos um Fiat Punto T-Jet 2010 com 28582km rodados na oficina Gigio’s Bosch Car Service, situada no bairro do Ipiranga em São Paulo-SP, onde o reparador André Kenji Kumagai, há dez anos reparador na empresa, nos mostrou os detalhes do procedimento.
“O grande problema para a troca do óleo deste carro é a remoção do filtro de óleo. Antes de tudo deve-se esperar o motor esfriar bem, pois do contrário, é queimadura na certa”, disse André. (Foto 1)
“Este filtro fica localizado entre a turbina e o tubo superior do líquido de arrefecimento do radiador (Fotos 2 e 2A). Posso garantir que é mais fácil trocar a embreagem dele do que este filtro, pois para tal precisamos desmontar algumas mangueiras até acessá-lo. A Fiat diz que isso não é necessário, porém não vemos outra forma de fazê-lo com segurança”, afirmou André.
PROCEDIMENTO
O processo de troca deste filtro, segundo André, segue o descrito abaixo:
1) Caso o veículo possuir protetor de cárter, remova-o. Em seguida, retire as braçadeiras da mangueira do tubo de entrada de ar da turbina; (Foto 3)
2) Em seguida, remova a braçadeira superior desta mesma mangueira, mas sem retirar o tubo; (Foto 4)
3) Solte o parafuso de 8mm que fixa o tubo de entrada de ar da turbina; (Foto 5)
4) Após removê-lo, retire as mangueiras e também o tubo correspondente; (Foto 6)
5) Agora, faça o mesmo com as braçadeiras inferiores do radiador (Fotos 7 e 7A). Neste momento, deve-se tomar muito cuidado para evitar queimaduras, pois ao retirarmos esta, o líquido de arrefecimento vazará;
6) Remova a capa de fibra térmica protetora (Fotos 8 e 8A) que é fixada por três parafusos Torx 30. Também se deve tomar cuidado com esta peça, pois esta costuma soltar fibras na pele, e quando isso ocorre, geralmente traz irritações, gerando incômodas coceiras;
7) Agora, remova a proteção térmica (Foto 9) da carcaça do filtro de óleo que contém o mesmo parafuso de fixação (Foto 9A);

Depois de todo esse processo, finalmente é possível acessar o filtro de óleo com a chave, onde é possível soltá-lo. (Foto 11)
9) Remova o filtro (Foto 12) e o anel de vedação deste (Foto 12A). Retire também o bujão de óleo do cárter a fim de se esgotar o óleo do sistema;
10) Insira o novo elemento filtrante (Foto 13) e substitua também o anel de vedação correspondente. Lembre-se que o torque da tampa deste é de 25Nm;
11) Aperte o bujão de óleo (Foto 14) com torque de 20Nm e substitua este utilizando o de especificação 15W40SM semissintético ou sintético, na quantidade de 4 litros incluindo o filtro de óleo.
Para o processo de montagem dos componentes, basta seguir a sequência inversa a de desmontagem.
VEREDICTO
Embora essa versão apimentada do Punto tenha sido concebida a partir de um modelo tido como simples, o emprego deste motor turbinado trará grande trabalho ao reparador nas rotinas de manutenções.
Se para a troca de óleo há todo esse procedimento, imagina um reparo com troca de componente no cofre do motor? Dessa maneira o reparador deve se preparar bem quando receber um T-Jet, pois nele, o reparo demorará mais.
BOX FINAL
“Consultor OB” é uma editoria em que as matérias são realizadas na oficina independente, sendo que os procedimentos técnicos efetuados na manutenção são de responsabilidade do profissional fonte da matéria.
Nossa intenção com esta editoria é reproduzir o dia a dia destes “guerreiros” profissionais e as dificuldades que enfrentam por conta da pouca informação técnica disponível.
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Re: 1° troca de óleo
Metys escreveu:Moro e trabalho no centro de SP isso já vale?
com certeza vale, e muito.
troque aos 7500km no max.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: 1° troca de óleo
Caro Mateus, essa matéria que você colocou só reforça: troque o óleo com 7.500km, sim, e de preferência em uma CC de confiança!
Se quiser uma indicação da CC onde levei meu T-Jet para resolver alguns defeitinhos que vieram "de fábrica", para fazer a revisão de 1 ano, e onde também troquei o óleo dele (aos 5.000 km...
), recomenado a Itavema da Av. Santo Amaro, no Itaim. Excelente serviço e atendimento, deixaram meu carro impecável, vale a pena!
Abraços!
Se quiser uma indicação da CC onde levei meu T-Jet para resolver alguns defeitinhos que vieram "de fábrica", para fazer a revisão de 1 ano, e onde também troquei o óleo dele (aos 5.000 km...


Abraços!
Leandro
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Re: 1° troca de óleo
Trabalho aqui na Av. JK perto do shopping JK mesmo. Vou levar a caranga la na CC q vc recomendou. Obrigado
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