Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor Rauser em Ter Set 22, 2015 19:35

Meu Punto Essence 1.6 16v desde que comprei, usado, apresenta uns comportamentos estranhos no funcionamento que incomodam demais. Um deles já comentei em outros tópicos, mas não obtive resposta concretas se tem solução.

Um dos comportamentos são "soquinhos" ou "soluços"/"engasgos", sei la... quando por exemplo vc deixa o carro de segunda ou terceira e a rotação vai caindo, abaixo de 1500rpm, obrigando a reduzir ou pisar na embreagem, isso num transito intenso é chato e cansativo. Alegam que é pq é um motor 16v com pouco torque em baixa, mas poxa, temos em casa um Palio ELX 1.3 16V que não faz isso, posso deixar a rotação cair pra 1000 em terceira marcha q ele continua andando liso num terreno plano, não soluça e vai andando de boa, sem pisar no acelerador.

Outro comportamento que dizem ser "normal" nos E-torq, é de vez em quando, não é toda vez, quando piso na embreagem pra mudar de primeira pra segunda, o motor dá uma segurada nos RPM, tipo em 2000 giros e só depois de uns 2 ou 3 segundos q começa a cair, e nao cai rapido, cai lentamente, as vezes tem que pisar no freio pro carro não andar rápido adiante ou manter o pé na embreagem ate o giro cair e mudar pra segunda, isso é perigoso no transito! As vezes o carro da aquela acelerada e logo em seguida vc tem que meter o pe no freio pra segurar ou ele da um pinote adiante, isso num transito engarrafado é muito ruim e o mesmo é ter que esperar a rotaçao cair pra nao dar aquela queimadinha na embreagem, muito chato! Parece quem nao sabe dirigir...

As vezes acho que o Fire 1.3 16V anda melhor em baixa rotaçao que o e-torq, acho nao, tenho certeza, desde 1500 giros o motor ja "puxa", esse e-torq tu tem que pisar fundo e só acorda nos 2500 giros.

Li sobre atualizacoes da ECU que corrigem varias coisas e sei que esse carro ja recebeu pelo menos uma atualizacao em 04/04/12, ele é 2010/11. Existe atualizacoes mais novas que corrigem esses problemas?

Obrigado!

Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Rauser
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Re: Baixa rotação = "soquinhos" e aceleração de 1a pra 2a.

Mensagempor renatodcn em Ter Set 22, 2015 23:22

Meu Punto 1.4 Attractive 2010/11 apresenta o mesmo problema, em baixa rotação. Ele começa a dar uns soquinhos e parece que vai engasgar, normalmente isso me deixa nervoso quando vou passar em valetas e acabo sendo obrigado a reduzir para primeira para o mesmo não engasgar.

Será que tem algum meio de resolver esse problema, será problema do punto mesmo isso??
Attractive 2010/11 1.4 Prata
Por enquanto sem rodas susp. original
ImagemImagem
renatodcn
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Renato Nara
Punto: Attractive 1.4
Cor: Prata Bari

Mensagempor felipebm86 em Qua Set 23, 2015 08:13

Infelizmente não consigo contribuir com uma solução, apenas quero relatar que o meu 1.6 etorq não apresenta nenhum destes sintomas, salvo com motor frio que pode apresentar pequenas falhas e aumento de rotação da marcha lenta/troca de marchas, tirando este fator ele trabalha liso.
Não sei dizer se passou por alguma atualização ou tele carregamento, mas diante das reclamações aqui no fórum prefiro nem fazer enquanto não for necessário.
Espero que os amigos consigam uma solução, abs.
felipebm86
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Nome: Felipe Martins
Apelido do Punto: Urso Polar

Mensagempor Rauser em Qua Set 23, 2015 10:33

O seu é que ano?? Ta com quantoa km? Se passou por uma autorizada provavelmente atualizaram, eu suspeito q atualizaram o meu com 30 milkm...c o outro dono...
Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Mensagempor felipebm86 em Qua Set 23, 2015 11:04

Ano 2011/2011 atualmente com 52k a última revisão feita em css foi aos 15k em 2012/2013 depois disso só revisei no meu mecânico.
felipebm86
Coordenador Regional
Coordenador Regional

Nome: Felipe Martins
Apelido do Punto: Urso Polar

Mensagempor Rauser em Qua Set 23, 2015 14:13

O meu tá com 63.000..., comprei com 57000 e tem uma revisao feita em concessionaria marcada no manual, aos 30000, nao sei como foram feitas as revisoes pq assim que peguei com 57k eu troquei velas, limpei todo arrefecimento e coloquei aditivo, pq tava podre de sujeira, oleo 5w30, todos filtros, filtro de ar-condicionado, velas NGK originais, limpeza do corpo de borboleta, botei bateria nova, gasolina da partida a frio esgotei e botei podium, coloquei perfect clean no tanque duas vezes, com tanque na reserva, pra fazer limpeza no sistema de alimentacao, rastreio na central da injeçao pra ver se tinha erros, ja foi zerado todos parametros auto-adaptativos e outras coisinhas a mais, mas mesmo assim esses dois problemas continuam me incomodando. To quase comprando um corpo de borboleta novo pra trocar pq suspeito que esses dois problemas tem mesma origem. Vou ver se semana q vem levo pra fazerem atualizacao da ECU, se é que existe alem da que ja foi feita, se nao der resultado, vou economizar aqui pra trocar esse corpo.
Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Mensagempor Marcus Vilasboas em Qui Set 24, 2015 10:49

Meu carro, até 48k, estava bom, não tinha nenhum destes problemas. Até que eu enchi o tanque com álcool conyaminado de um posto que eu não conhecia. À partir daí, começaram esses problemas de soquinhos em baixa rotação. Acredito que seja carbonização nas velas, mas eu ainda não fui ver isso.

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
Marcus Vilasboas
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Marcus Vilasboas
Punto: Sporting 1.8 16V DL
Apelido do Punto: Punto

Mensagempor bondstrike em Qui Set 24, 2015 17:32

Tempo colocar duas latas de koube perfect clean pra ver se resolve

Enviado de meu GT-I9500 usando o Tapatalk 2
Topico do meu Punto: viewtopic.php?f=56&t=23653
bondstrike
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

Mensagempor Rauser em Sex Set 25, 2015 14:39

No meu caso o dono anterior disse q nunca usou alcool e tb nao gosto, nem q esteja mais em conta por causa dos desgaste maior q o carro sofre c esse combustivel... Ja usei Perfect Clean duas vezes em carater corretivo e uma vez preventivo dosando uma lata pra durar 75 litros de gasolina, mas a unica diferenca q notei é quando ele ainda ta no tanque, o carro desenvolve mais...
Rauser
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Mensagempor jpromero em Qua Set 30, 2015 13:56

Pra mim esse comportamento dos soquinhos é causado por injetores gotejando, ou seja, a central de injeção pede a injeção de "x" ml de combustível e os injetores permitem a injeção de "x+y" ou seja, causa os soquinhos por excesso de combustível. O meu ex-Siena fazia isso e era o indicativo de limpar os injetores, principalmente quando usava muito álcool.

O Linea também teve isso e resolveu quando limpei os injetores.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio

Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
jpromero
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

Nome: Joao Paulo
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Próximo

Voltar para Geral