Automatizar câmbio manual

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Automatizar câmbio manual

por paulopoleze » Dom Jul 24, 2016 7:12 pm

Fala galera, boa noite.

Bom pessoal, eu hoje sou estudante de Eng. de Controle e Automação e no andamento dos próximos dois meses to pensando em da inicio na automatização da troca de marcha do meu punto.
Já tenho tudo em mente, como vou fazer, o que vou precisar e etc.. Desenvolvi uma placa para fazer o controle dessa troca de acordo com a velocidade, to na duvida se uso atuadores elétricos ou hidráulicos, o mais provável e que sejam
elétricos, no entanto a primeiro momento nao vou retirar a embreagem, então seria um carro automatizado de embreagem, ou seja, se você ta a 25km (exemplo) e pisa na embreagem ele vai trocar para a terceira, e assim por diante.

Então queria saber era a opinião da galera, e detalhe, baixo custo, não deve chegar nem a 500 reais o preço do material, sem contar que a eletrônica eu ja desenvolvi, e outra coisa, ve se alguém ai tem a alavanca do câmbio dualogic pra vender, mas claro que não muito caro porque nem vou usar todas as funções. P.S.: Primeiro momento vou usar só o automático e a troca sequêncial.
Piloto de Atari
Piloto de Atari
 
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Dez 04, 2014 7:20 pm
Localização: Timoteo

Re: Automatizar câmbio manual

por esallum » Seg Ago 01, 2016 3:14 pm

Que projeto interessante! Qual microcontrolador você está utilizando? O Algoritmo que você desenvolveu analisa parâmetros somente de velocidade? As trocas de marchas serão feitas somente pelo projeto que você desenvolveu, ou poderão ser feitas manualmente também?

Os parâmetros utilizados para a troca de marcha no Dualogic são bem complexos, creio que você tem um longo caminho a percorrer. Segundo o usuário JPRomero aqui do fórum, ele postou as seguintes informações:

" Informações provenientes da rede CAN
As informações necessárias ao funcionamento do câmbio Dualogic® que trafegam na rede CAN são:
• Rotação do motor
• Temperatura do motor
• Posição do pedal acelerador
• Carga do motor
• Estado do pedal de freio
• Temperatura do ar externo

Rotação do motor
Esta informação é enviada pelo NCM (Nó de Controle do Motor) para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN e é usada nos mapas de controle da embreagem e de trocas
de marcha.

Temperatura do motor
Esta informação é enviada pelo NCM (Nó de Controle do Motor) para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN.
Esta informação é usada nos algoritmos de cálculo da temperatura da embreagem e do óleo
hidráulico do sistema Dualogic®. Tanto a temperatura da embreagem como a temperatura do
óleo hidráulico influenciam no funcionamento do sistema e, por isto, são controladas por algoritmos
específicos gravados na memória do NCD (Nó do Câmbio Dualogic®).
Além disto, quando a temperatura do motor estiver baixa, a rotação na qual a troca de marchas
é efetuada é aumentada a fim de minimizar a fase de aquecimento do motor, o que colabora
para redução de emissões.

Posição do pedal acelerador
Esta informação é enviada pelo NCM (Nó de controle do motor) para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN. É usada nos mapas de controle da embreagem e na determinação
de demanda de torque efetuada pelo condutor ao agir sobre o pedal acelerador.

Estado do pedal de freio
Esta informação é enviada pelo NBC - Nó do Body Computer para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN. Esta informação é confrontada com o sinal do interruptor do
freio (contato Normalmente Aberto) a fim de fazer a verificação de plausibilidade de informação.

Temperatura do ar externo
Esta informação é enviada pelo NBC (Nó do Body Computer) para o NCD (Nó do Câmbio
Dualogic®) via barramento CAN. É usada nos algoritmos de cálculo da temperatura da embreagem
e do óleo hidráulico.

Sensores
Os sensores que enviam informações diretamente para o Nó do Câmbio Dualogic® são:
• Posição da alavanca comando câmbio (joystick)
• Interruptores do volante
• Interruptor SPORT
• Rotação da árvore primária
• Posição do atuador de engate
• Posição do atuador de seleção
• Posição da embreagem
• Pressão de óleo
• Interruptor do pedal de freio (contato NA)
• Sensor de velocidade do veículo
• Interruptor da porta do condutor"
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 237
Registrado em: Qui Mar 14, 2013 7:16 pm
Localização: São Paulo

Re: Automatizar câmbio manual

por VLA » Ter Ago 09, 2016 2:27 pm

projeto curioso... mantenha-nos informados :wink:
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 8 visitantes
cron