Defeitos, pontos de melhoria e falhas de projeto
Defeitos, pontos de melhoria e falhas de projeto
Galera,
Assim como eu, todo mundo aqui deve gostar muito dos carros da Fiat, certo?
Mas como todo mundo, eles cometem alguns erros e o Punto tem (pelo menos na minha opinião) os seus defeitos também. Além disso, nada é tão bom que não possa ser melhorado!
Assim gostaria de saber da opinião de vocês sobre o que vocês consideram falhas de projeto, desvantagens ou pontos que poderiam ser melhorados numa futura versão 2010. Vai saber se a Fiat não tá lendo...
Vale ressaltar que esse tópico trata daqueles defeitos intrínsecos ao modelo e não daqueles defeitos pontuais de um determinada unidade e que depende da sorte do comprador.
Bom, lá vão as minhas (humildes) opiniões:
1- Porta-luvas muito pequeno.
2- Porta-treco das portas pequeno e apertado (apesar do design da porta ser muito bom).
3- Para os carros que não possui air-bag, a tampa do "porta-luvas superior" levanta muito pouco dificultando o acesso/visualização.
4- Aquela abertura no painel do lado esquerdo ao volante (que eu usava no Palio para colocar carteira ou celular) ficou muito raso e a carteira/celular tende a cair no caso de um movimento mais brusco.
5- Apesar de dar a impressão de um carro grande por fora, é um pouco apertado por dentro.
6- O alarme original exige que você fique apertando o botão por dois segundos para que ele feche os vidros.
7- A manopla que ajusta a altura do encosto do banco fica numa posição meio desconfortável para girar.
8- É necessário falar num tom um pouco alto para o blue&me conseguir captar o comando de voz.
9- Conectar o pen-drive é bem difícil. Exige paciencia ou uma lanterna e deitar no banco para enxergar o conector.
10- A qualidade da "voz" do blue&me é um pouco baixa, chia e as vezes parece que picota um pouco.
11- O blue&me não lê contatos com nomes em inglês corretamente se o idioma estiver em português. Deveria ser biligue. Inglês + outro.
12- A leitura do SMS só funciona com poucos aparelhos não smartphones da Sony, salvo algumas raríssimas excessões. Sei que, na verdade, é um problema dos aparelhos de celular, mas continua sendo frustrante.
13- O farol alto é acionado puxando-se a alavanda para trás, ao contrário dos Palios. No Punto, se você está com o farol baixo ligado e dá um sinal de luz movimentando a alavanca completamente para trás, o farol alto fica acionado, exigindo um novo movimento completo para voltar ao farol baixo. Exige mais controle do motorista movimentando só pouco para dar um flash.
14- Farol de milha não ilumina muito a pista. Me parece que o farol baixo tem o alcance e potência muito maior que os faróis de milha.
15- A roda de liga leve vendida como opcional tem um design beeem conservador, muito simples se comparar ao seu preço.
Acho que é isso. Não me lembro de mais nada, além de algumas questões de usabilidade dos menus do computador de bordo e do blue&me, mas no geral tá ok.
Bom, aguardo a opinião da galera
Assim como eu, todo mundo aqui deve gostar muito dos carros da Fiat, certo?
Mas como todo mundo, eles cometem alguns erros e o Punto tem (pelo menos na minha opinião) os seus defeitos também. Além disso, nada é tão bom que não possa ser melhorado!
Assim gostaria de saber da opinião de vocês sobre o que vocês consideram falhas de projeto, desvantagens ou pontos que poderiam ser melhorados numa futura versão 2010. Vai saber se a Fiat não tá lendo...
Vale ressaltar que esse tópico trata daqueles defeitos intrínsecos ao modelo e não daqueles defeitos pontuais de um determinada unidade e que depende da sorte do comprador.
Bom, lá vão as minhas (humildes) opiniões:
2- Porta-treco das portas pequeno e apertado (apesar do design da porta ser muito bom).
3- Para os carros que não possui air-bag, a tampa do "porta-luvas superior" levanta muito pouco dificultando o acesso/visualização.
4- Aquela abertura no painel do lado esquerdo ao volante (que eu usava no Palio para colocar carteira ou celular) ficou muito raso e a carteira/celular tende a cair no caso de um movimento mais brusco.
5- Apesar de dar a impressão de um carro grande por fora, é um pouco apertado por dentro.
6- O alarme original exige que você fique apertando o botão por dois segundos para que ele feche os vidros.
7- A manopla que ajusta a altura do encosto do banco fica numa posição meio desconfortável para girar.
8- É necessário falar num tom um pouco alto para o blue&me conseguir captar o comando de voz.
9- Conectar o pen-drive é bem difícil. Exige paciencia ou uma lanterna e deitar no banco para enxergar o conector.
10- A qualidade da "voz" do blue&me é um pouco baixa, chia e as vezes parece que picota um pouco.
11- O blue&me não lê contatos com nomes em inglês corretamente se o idioma estiver em português. Deveria ser biligue. Inglês + outro.
12- A leitura do SMS só funciona com poucos aparelhos não smartphones da Sony, salvo algumas raríssimas excessões. Sei que, na verdade, é um problema dos aparelhos de celular, mas continua sendo frustrante.
13- O farol alto é acionado puxando-se a alavanda para trás, ao contrário dos Palios. No Punto, se você está com o farol baixo ligado e dá um sinal de luz movimentando a alavanca completamente para trás, o farol alto fica acionado, exigindo um novo movimento completo para voltar ao farol baixo. Exige mais controle do motorista movimentando só pouco para dar um flash.
14- Farol de milha não ilumina muito a pista. Me parece que o farol baixo tem o alcance e potência muito maior que os faróis de milha.
15- A roda de liga leve vendida como opcional tem um design beeem conservador, muito simples se comparar ao seu preço.
Acho que é isso. Não me lembro de mais nada, além de algumas questões de usabilidade dos menus do computador de bordo e do blue&me, mas no geral tá ok.
Bom, aguardo a opinião da galera

- Piloto de Autorama
Re: Defeitos, pontos de melhoria e falhas de projeto
A manopla para ajustar a inclinação do banco realmente é uma *&%$#.
Agora, eu já estaria muitíssimo satisfeito se o carro não viesse com 30 mil defeitos de fábrica. Eu juro que beijo a manopla se isso acontecer.
Agora, eu já estaria muitíssimo satisfeito se o carro não viesse com 30 mil defeitos de fábrica. Eu juro que beijo a manopla se isso acontecer.
- Piloto de Atari
rafaelconverso escreveu:Bom, lá vão as minhas (humildes) opiniões:
- Porta-luvas muito pequeno.
O pior nem é o tamanho o pior é o formato, parece um buraco, esta a 45º. Seria melhor um retinho na horizontal.
- Para os carros que não possui air-bag, a tampa do "porta-luvas superior" levanta muito pouco dificultando o acesso/visualização.
A mas isso é um aproveitamento de espaço, eu prefiria até que nem tivesse, o painel fica mais limpo e bonito.
- Apesar de dar a impressão de um carro grande por fora, é um pouco apertado por dentro.
Pra quem vai atras sim...
- O alarme original exige que você fique apertando o botão por dois segundos para que ele feche os vidros.
Isso não acontece comigo.
- Farol de milha não ilumina muito a pista. Me parece que o farol baixo tem o alcance e potência muito maior que os faróis de milha.
Pior, baita porcaria, só pra enfeite mesmo.
- A roda de liga leve vendida como opcional tem um design beeem conservador, muito simples se comparar ao seu preço.
Pois é, bem sem graça mesmo.
16 - Além disso, como eu citei acima prefiro que fosse tirado o porta luvas superior, e no centro do painel colocassem um painel de instrumentos separado do painel principal, como na maoria dos outros carros. Com uma tela um pouco maior e com interatividade com o B&M.
17 - Na parte estética do carro é praticamente perfeito, por isso qualquer alteração teria que ser MUITO bem pensada. Eu acho que os vidros traseiros podiam ser um pouquinho maiores, já tive problemas em não inxergar um obstáculo que ficou escondido atras da coluna do farol.
18 - E o para-brisa é muito baixo, toda sinaleira (semáforo, farol, etc) tenho que me entortar pra baixo pra conseguir ver.
19 - Na versão HLX as grades frontais poderiam vir realmente cromadas e não somente pintura que imita o cromo.
20 - A coifa do freio de mão poderia ser igual à do câmbio de marcha.
As portas tem muito plástico, pederia ter uma forração igual a do apio de braços em toda aquela aprte oval da porta.
21 - O materia do painel, poderia ser algo mais emborrachado, como no Focus e não um plástico tão seco.
22 - Outra coisa, é aquela parte plástica central do painel, que no Punto T-Jet veio branca, poderia ter aqueles opcionais gráficos igual tem na europa. Ao menos umas duas opções.
23 - No Punto Sporting as seinaleiras (faróis, lanternas, etc...) traseiras poderiam ser escurecidas, tipo as do Bart.
24 - Na versão do HLX eles deveriam desenvolver alguns frisos que seguissem as linhas do carro, no estilo dos do Stilo novo.
25 - E o aro 16" já deveria vir tb de série no HLX, mesmo que fossem rodas de aço.
Bom... acho q é isso por hora.

Editado pela última vez por DiogoDZ em Seg Nov 03, 2008 2:43 pm, em um total de 1 vez.
- Coordenador Regional
rafaelconverso escreveu:Bom, lá vão as minhas (humildes) opiniões:
1- O porta-luvas de fato é pequeno, mas cabem algumas coisinhas razoáveis. Tem carros muito piores (vide o corsa).
2- Concordo, deveria ser mais largo.
3- Acho que você não está abrindo ela toda. Ela faz um TREC e prende se você levantar mais. Ou seja, abre o suficiente pra ver por dentro. Experimente pra ver...
4- Realmente é raso... também tinha no Palio e cabiam as coisas facilmente...
5- Não acho apertado. Muito mais espaçoso que o Paio Weekend que tenho em casa.
6- Não é o alarme. É a central do carro que abre e fecha os vidros. Mesmo sem alarme o carro já tem essa função. E isso não é um defeito. É item de segurança.
7- Foi o primeiro defeito que vi no carro quando fui na concessionária conhecê-lo.
8- ---
9- Instale um cabo extensor USB que resolve seu problema.
10- ---
11- ---
12- ---
13- Prefiro assim do que no Palio. Mas realmente confunde no inicio.
14- O meu ilumina bem a estrada. Não acho ruim não! Inclusive costumo andar só com eles acesos à noite...
15- Concordo.
Pelo que notei... você é mais um que sai de Palio e sente falta de algumas coisas dele! Aconteceu comigo...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
DiogoDZ escreveu:rafaelconverso escreveu:Bom, lá vão as minhas (humildes) opiniões:- Porta-luvas muito pequeno.
O pior nem é o tamanho o pior é o formato, parece um buraco, esta a 45º. Seria melhor um retinho na horizontal.
Bem observado! Se você coloca o manual no porta-luvas por exemplo, ele não se acomoda no fundo, mas fica suspenso pela parede.
- Para os carros que não possui air-bag, a tampa do "porta-luvas superior" levanta muito pouco dificultando o acesso/visualização
A mas isso é um aproveitamento de espaço, eu prefiria até que nem tivesse, o painel fica mais limpo e bonito.
Eu achei uma boa idéia até, mas tem que ser funcional né... Segundo o Socket, dá pra abrir mais a tampa... vou tentar...- Apesar de dar a impressão de um carro grande por fora, é um pouco apertado por dentro.
Pra quem vai atras sim...
Pois é... Um cara de 1,85 m tem que ir de taxi pra balada, se o amigo tiver um Punto...- O alarme original exige que você fique apertando o botão por dois segundos para que ele feche os vidros.
Isso não acontece comigo.
Não? Será que o seu já veio com o tal módulo que permite o fechamento imediato? Pode ser...- Farol de milha não ilumina muito a pista. Me parece que o farol baixo tem o alcance e potência muito maior que os faróis de milha.
Pior, baita porcaria, só pra enfeite mesmo.
Eu só uso pq fica mais bonito para quem vê o carro de fora... Será que tem como trocar a lampada por uma que ilumine alguma coisa?- A roda de liga leve vendida como opcional tem um design beeem conservador, muito simples se comparar ao seu preço.
Pois é, bem sem graça mesmo.
Pra ser mais sincero, eu prefiro até a roda de ferro com a calota do que a roda "esportiva"deles...16 - Além disso, como eu citei acima prefiro que fosse tirado o porta luvas superior, e no centro do painel colocassem um painel de instrumentos separado do painel principal, como na maoria dos outros carros. Com uma tela um pouco maior e com interatividade com o B&M.
Isso seria legal mesmo ...17 - Na parte estética do carro é praticamente perfeito, por isso qualquer alteração teria que ser MUITO bem pensada. Eu acho que os vidros traseiros podiam ser um pouquinho maiores, já tive problemas em não inxergar um obstáculo que ficou escondido atras da coluna do farol.
O meu Palio anterior tinha esse mesmo pontão cego, então já até me acostumei...18 - E o para-brisa é muito baixo, toda sinaleira (semáforo, farol, etc) tenho que me entortar pra baixo pra conseguir ver.
Então cara, nessa vou ter que discordar de você... Eu morei um tempo em Curitiba e se RS for parecido, o problema é de posicionamento do semáforo (sinaleiro). Eu não me conformava em ter que me contorcer dentro do carro para ver o semáforo que ficava em cima do carro. Aqui em SP isso não acontece em lugar nenhum.19 - Na versão HLX as grades frontais poderiam vir realmente cromadas e não somente pintura que imita o cromo.
Normal... eles querem economizar em tudo...20 - A coifa do freio de mão poderia ser igual à do câmbio de marcha.
ConcordoAs portas tem muito plástico, pederia ter uma forração igual a do apio de braços em toda aquela aprte oval da porta.
Concordo21 - O materia do painel, poderia ser algo mais emborrachado, como no Focus e não um plástico tão seco.
Concordo22 - Outra coisa, é aquela parte plástica central do painel, que no Punto T-Jet veio branca, poderia ter aqueles opcionais gráficos igual tem na europa. Ao menos umas duas opções.
Não sei o que é isso...23 - No Punto Sporting as seinaleiras (faróis, lanternas, etc...) traseiras poderiam ser escurecidas, tipo as do Bart.
Faz todo o sentido.24 - Na versão do HLX eles deveriam desenvolver alguns frisos que seguissem as linhas do carro, no estilo dos do Stilo novo.
Não sou fã do Stilo não...25 - E o aro 16" já deveria vir tb de série no HLX, mesmo que fossem rodas de aço.
Concordo. Não por ser HLX mas por ser 1.8 ...
Bom... acho q é isso por hora.
- Piloto de Autorama
DiogoDZ escreveu:rafaelconverso escreveu:Bom, lá vão as minhas (humildes) opiniões:
22 - Outra coisa, é aquela parte plástica central do painel, que no Punto T-Jet veio branca, poderia ter aqueles opcionais gráficos igual tem na europa. Ao menos umas duas opções.
Não sei o que é isso...
É essa parte branca:

- Coordenador Regional
-Porta-copos que não cabe nem latinha de 355ml.
-Alavanca de controle de altura do banco. Deveria ser menor, assim o banco não abaixaria "sozinho".
-Alavanca de controle de altura do banco. Deveria ser menor, assim o banco não abaixaria "sozinho".
Punto ELX – Preto Vulcano

- Piloto de Kart de feriado
DiogoDZ escreveu:DiogoDZ escreveu:rafaelconverso escreveu:Bom, lá vão as minhas (humildes) opiniões:
Não sei o que é isso...
É essa parte branca:
Hummmm... Lôco o negócio hein?
Mas eu acho que brasileiro é conservador demais... não sei se ia vender por aqui.
- Piloto de Autorama
Detalhe, o Punto não tem farol de milha, tem farol de neblina. São coisas diferentes! Um é para aumentar a iluninação em condição normal, ou seja, geralmente com uma intensidade de luz mais forte que o farol normal. O farol de neblina ilumina mais rente ao carro, e um pouco lateralmente.
- Piloto de Autorama
Porta copos q não cabe nem latinha de 355 ml!!! Esse é f@#$% mesmo!!!
- Piloto de Autorama