Erros de marketing da Fiat (carta desabafo enviada).

Pessoal, não me critiquem, pois cada um tem a sua opnião e esta é a minha. Tomei a iniciativa de mandar minhas lamúrias e desabafo para a Fiat por e-mail no http://www.fiat.com.br/fale-com-a-fiat/# e acho que todos deveríamos fazer reclamações sobre nossas queixas individuais. Minha reclamação foi específicamente pela limitação de cores do Punto T-Jet, o painel colorido que acho de gosto duvidoso que muitos teriam comprado preto normal se possível, o preço do Linea, a não inclusão do Punto T-Jet no serviço "L´unique" e outras coisinhas de menor importância. Quem aqui pode mensurar quantos carros Punto -Tjet a Fiat deixa de vender por manter esta limitada estratégia de cores? Poxa, estou comprando um e a maioria dos meus familiares que eu mostro comentam estes detalhes, então acho que só compra T-Jet mesmo quem quer o motor! Desculpe o desabafo, desculpem se exagerei, mas trato o carro como um objeto muito pessoal e gosto de poder imprimir minha personalidade neste objeto. Me sinto de mãos atadas
Venho por meio desta, avisar a Fiat do Brasil, de um erro de estratégia de marketing. Sabemos que o Punto e o Linea, os mais sofisticados produtos da marca no País, não vendem tanto quanto poderiam, ou quanto a Fiat Gostaria.
Primeiro, o Linea saiu em uma faixa de preço errada.... Percebi logo que fiz o testDrive da versão 1.9 com câmbio automatizado e achei que em acabamento e câmbio, não podia concorrer em faixa de preço de corolla. QUeria testar a T-Jet, mas não estava disponível e por preço similar, em promoção, comprei um Jetta com muito mais opcionais de segurança de série. Felizmente, este erro de colocação do preço ao lançamento a Fiat já se deu conta e corrigiu...
Segundo. Novamente eu trocando outro carro, e gostaria muito de comprar um Punto T-Jet. Gosto do design do carro, mas o que mais me atrai nele é o motor, assim como muitos que o compram. Agora gostaria de expressar aqui quão enganada está a Fiat em Reduzir as cores do modelo a apenas 4... Em recente enquete em Forums especializados, notei que poucos gostariam do preto, pelo fato dos riscos aparecerem muito, sem falar do calor ao sol. Branco é legal, mas o pessoal de São Paulo inteiro evita para não se parecer de longe com um taxi (eu sei que o carro é diferente, mas nem todos na rua entendem de carro), e é uma cor que exige limpeza, fora um usuário que reportou que o painel suja facilmente, e foi a primeira coisa que pensei quando entrei em um Branco. O amarelo realmente é muito esportivo, mas grande parcela da população tem uma rejeição grande quanto a sua compra (minha exposa recusou esta cor, então sobraram apenas 3 de cara) e nem todos querem um painel colorido, assim meio forte... O vermelho modena, é unanimemente considerado pelos usuários do puntoclube.com como desbotado e infinitamente mais feio que o vermelho alpine, é um vermelho sem personalidade.
O fato de o painel vir colorido é algo que me pergunto se foi feita uma pesquisa com o público antes de decidir sobre ele. Se ao menos houvessem todas as cores do catálogo para escolher ainda vai.... Um prata, chumbo, ok no painel. Mas me perguntei várias vezes se não teria sido melhor fazer apenas as costuras do couro, detalhes da manopla de câmbio, logo dos bancos, o bonequinho do punto ou coisas assim da cor da carroceria? Vocês não pararam para pensar que este excelente produto da marca é descartado por muitos compradores, apesar do motor europeu altamente desenvolvido, só por causa das limitações de cores e painel? Cadê o Laranja Spot, super exportivo, no T-Jet??? E a opção de painel mais discreto? E por que ainda tenho que pagar pelo ar digital como opcional quando a maioria das versões top de sua categoria (de putra marcas) para baixo já vem digital? Ahhh, mas é um carro de imagem, é para ser isso aí mesmo... Então tá.. continuem com suas vendas magras nestes segmentos e disperdiçem o ótimo produto que poderiam oferecer. Há, e antes que eu esqueça, acho que dono de punto T-jet também merece entrar no pacote de tratamento especial ao cliente criado para o Linea. Desculpe o desabafo, mas vejo que tem alguém muito enganado aí no marketing. Limitaram muito as escolhas do consumidor. Me vendam um Punto-Tjet Laranja Spot por encomenda que eu compro.
Humberto Hepp
[email protected]

Venho por meio desta, avisar a Fiat do Brasil, de um erro de estratégia de marketing. Sabemos que o Punto e o Linea, os mais sofisticados produtos da marca no País, não vendem tanto quanto poderiam, ou quanto a Fiat Gostaria.
Primeiro, o Linea saiu em uma faixa de preço errada.... Percebi logo que fiz o testDrive da versão 1.9 com câmbio automatizado e achei que em acabamento e câmbio, não podia concorrer em faixa de preço de corolla. QUeria testar a T-Jet, mas não estava disponível e por preço similar, em promoção, comprei um Jetta com muito mais opcionais de segurança de série. Felizmente, este erro de colocação do preço ao lançamento a Fiat já se deu conta e corrigiu...
Segundo. Novamente eu trocando outro carro, e gostaria muito de comprar um Punto T-Jet. Gosto do design do carro, mas o que mais me atrai nele é o motor, assim como muitos que o compram. Agora gostaria de expressar aqui quão enganada está a Fiat em Reduzir as cores do modelo a apenas 4... Em recente enquete em Forums especializados, notei que poucos gostariam do preto, pelo fato dos riscos aparecerem muito, sem falar do calor ao sol. Branco é legal, mas o pessoal de São Paulo inteiro evita para não se parecer de longe com um taxi (eu sei que o carro é diferente, mas nem todos na rua entendem de carro), e é uma cor que exige limpeza, fora um usuário que reportou que o painel suja facilmente, e foi a primeira coisa que pensei quando entrei em um Branco. O amarelo realmente é muito esportivo, mas grande parcela da população tem uma rejeição grande quanto a sua compra (minha exposa recusou esta cor, então sobraram apenas 3 de cara) e nem todos querem um painel colorido, assim meio forte... O vermelho modena, é unanimemente considerado pelos usuários do puntoclube.com como desbotado e infinitamente mais feio que o vermelho alpine, é um vermelho sem personalidade.
O fato de o painel vir colorido é algo que me pergunto se foi feita uma pesquisa com o público antes de decidir sobre ele. Se ao menos houvessem todas as cores do catálogo para escolher ainda vai.... Um prata, chumbo, ok no painel. Mas me perguntei várias vezes se não teria sido melhor fazer apenas as costuras do couro, detalhes da manopla de câmbio, logo dos bancos, o bonequinho do punto ou coisas assim da cor da carroceria? Vocês não pararam para pensar que este excelente produto da marca é descartado por muitos compradores, apesar do motor europeu altamente desenvolvido, só por causa das limitações de cores e painel? Cadê o Laranja Spot, super exportivo, no T-Jet??? E a opção de painel mais discreto? E por que ainda tenho que pagar pelo ar digital como opcional quando a maioria das versões top de sua categoria (de putra marcas) para baixo já vem digital? Ahhh, mas é um carro de imagem, é para ser isso aí mesmo... Então tá.. continuem com suas vendas magras nestes segmentos e disperdiçem o ótimo produto que poderiam oferecer. Há, e antes que eu esqueça, acho que dono de punto T-jet também merece entrar no pacote de tratamento especial ao cliente criado para o Linea. Desculpe o desabafo, mas vejo que tem alguém muito enganado aí no marketing. Limitaram muito as escolhas do consumidor. Me vendam um Punto-Tjet Laranja Spot por encomenda que eu compro.
Humberto Hepp
[email protected]