Clio e Tiida são exemplos de esquecidos pelo mercado

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Clio e Tiida são exemplos de esquecidos pelo mercado

por rodrigodk » Sex Nov 06, 2009 11:50 am

Você quer comprar um hatch popular e vai pesquisar alguns modelos. Os primeiros a surgirem são obviamente os mais vendidos, que mais se veem nas ruas. Volkswagen Gol, Fiat Palio e Chevrolet Celta são normalmente os mais lembrados. E o Renault Clio? Alguém lembrou que ele está à venda por a partir de R$ 25.590? No último mês, apenas 1.668 pessoas levaram o carro da Renault para casa. No mesmo tempo, 30.823 levaram o Gol.

Não dá para dizer que ele não tem qualidades. Por este preço, ele traz ar-quente, faróis de duas parábolas e rodas de 14 polegadas. O motor de 1,0 litro é o único desta cilindrada com cabeçote de 16V. Ele e rende 76 cv com gasolina e 77 cv com álcool a 6.000 rpm e torque máximo de 10 kgfm (g) e 10,2 kgfm (a) aos 4.250 giros.

Ao volante, é um carro agradável de dirigir, com suspensão bem acertada e motor que, apesar de ruidoso, rende bem em altas rotações. Carece de força apenas com o giro abaixo dos 3.000 rpm. O grande pênalti do compacto é o câmbio, curto demais em primeira e com alavanca pouco precisa. Além disso, há o famoso tranco que ela dá nas mudanças. Outro ponto fraco é a ergonomia e falta de porta-objetos. É no console central, por exemplo, que ficam os botões dos vidros elétricos. O pisca-alerta é acionado abaixo da alavanca do freio de mão.

Por outro lado, o acabamento é bom, superior a alguns de seus concorrentes. Os bancos acomodam bem os passageiros e os plásticos utilizados são de boa qualidade. Os proprietários, ao menos, dão nota 7,91 na avaliação do iCarros, uma avaliação mediana.

Tiida vira flex para tentar decolar

Quem tem uma avaliação melhor de seus proprietários é o Nissan Tiida, com nota 8,29. Mas no mercado não é bem isso o que acontece. Entre os hatchs médios disponíveis, o Chevrolet Astra reina com 3.623 unidades vendidas em setembro. A Nissan, na outra ponta, só entregou 198 carros no mês. Os números são da Fenabrave.

Para melhorar essa performance, o Tiida ganhou motor flex em abril deste ano, mas não conseguiu decolar como queria. E a culpa não é do carro. O propulsor de 1,8 litro 16V entrega 125 cv com gasolina e 126 cv com álcool a 5.200 rpm. O torque máximo de 17,5 kgfm a 4.800 rpm serve para qualquer combustível escolhido.

O seu funcionamento é suave e silencioso. O câmbio automático (opcional da versão testada) tem trocas rápidas, mas são apenas quatro marchas, sendo a quarta funcionando como ‘overdrive’. A função pode ser desligada em um botão da alavanca.

O grande diferencial do carro está na modularidade interna. O banco traseiro é bipartido, com ajuste de inclinação do encosto e longitudinal do assento. Isso pode melhorar o já bom espaço para passageiros ou melhorar a área da bagagem, esse sim pequeno em sua menor configuração: 289 litros.

O Nissan Tiida está à venda nas versões S e SL. Por R$ 52.290, a mais simples já traz ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, rodas de 15 polegadas, airbag duplo e CD-Player com MP3. A SL, que custa R$ 57.290, inclui freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem, farois de neblina, teto solar, bancos reclináveis e revestidos em couro e ar-condicionado automático e com controle digital

Fonte: Icarros
Power...
Avatar do usuário
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 3340
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes
cron