[Review] Fiat Punto Evo Abarth
9 mensagens
|Página 1 de 1
[Review] Fiat Punto Evo Abarth
Fiat Punto Evo Abarth
Last year, Fiat sold 247 Abarth Puntos in the UK. OK, in the great league table of ‘Good Years For Selling Cars', 2009 ranked somewhere down by the late Middle Ages, but still, Mini managed to shift 4,303 Cooper Ss in the same period. Seventeen times as many. Maybe it's a bit unfair to compare the Punto with the all-conquering Cooper, but consider this: UK customers bought over 1,000 Abarth 500s in that same year.
So the British reaction to the Abarth Punto has been a resounding chorus of meh. But now there's a new one, based on the face-lifted Punto ‘Evo', and it should, on paper at least, attract a few more punters.
The Abarth Punto gets a turbocharged version of Fiat's 1.4-litre ‘MultiAir' engine, with clever valve management saving buckets of fuel and boosting torque. At 163bhp, it's 10bhp more powerful than the Abarth Punto's old 1.4, but that's still a modest output by modern hot-hatch standards. It's a refined, smooth engine, but unsurprisingly the Punto feels brisk rather than banshee: it's a second slower to 60mph than our small-hot-hatch champion, the Clio 200. An SS upgrade arrives soon, adding 20bhp or so. Worth hanging on for.
A disclaimer. We only drove the Punto on the marble-smooth tarmac of Fiat's Balocco test track. We'll withhold final judgment until we've got it on a nasty B-road, but the ride felt nicely judged: predictable and grippy, if not as direct and firm as the Clio 200.
It's much sharper than the old Punto, though. For the first time, the Abarth Punto gets Fiat's Torque Transfer Control system, an electronic faux-diff that brakes the inside front wheel activated when you flick the Sport button. It works well, tucking the nose in far tighter on sharp bends and limiting understeer. It's so effective, in fact, it's difficult to imagine a situation in which you'd want to switch it off.
For a product of the company responsible for the hyperactive, puppyish Abarth 500, the Punto is a surprisingly mature thing. Will it attract a host of new customers? Probably not. Though better than its predecessor, it's difficult to know what the Punto offers that other hot hatches don't: its steering and gearshift are well short of the fingertip involvement of the Clio, and it can't match the boutique chic of the Alfa MiTo or Citroen DS3.
But if you think of the Punto Abarth as a mini GT rather than a hot hatch, a car for economical day-to-day boring stuff with a bit of fizz when you need it, it makes more sense. Go on, give an Abarth a home.
Sam Philip
On your drive for: £407pcm
Performance: 0-62mph in 7.9secs, max speed 133mph, 47.1mpg
Tech: 1368cc, 4cyl, FWD, 163bhp, 184lb ft, 1755kg, 142g/km CO2
Fonte: http://www.topgear.com/uk/fiat/punto-evo/road-test/-abarth-driven
Pesado o bagre eheim???
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
- Mensagens: 3132
- Registrado em: Sex Mai 09, 2008 11:42 pm
- Localização: Curitiba-PR
Re: [Review] Fiat Punto Evo Abarth
Não entendi nada!!!










Proximo encontro no RN 14/07/12 Confirme já sua presença!!!
[color=#0000FF]Link do carro, viewtopic.php" onclick="window.open(this.href);return false;?
- Coordenador Regional
- Mensagens: 2260
- Registrado em: Dom Out 31, 2010 6:23 pm
- Localização: Natal - RN
Re: [Review] Fiat Punto Evo Abarth
resumindo, o cara no inicio, dá uma comparada com as vendas do Punto Evo com 500, ambos Abarth e ainda comparam os novos multiair turbo do bagrão vitaminado com a versão esportiva do Cooper (referência para eles em termos de esportividade). No meio, citam a nova tecnologia de transferencia eletronica de torque e, quase no final, dão uma comparada básica em termos de esportividade com o Clio e com o estilo chique da Alfa MiTo e Citroen DS3. Por fim, a dica de que se voce pensar no Punto Abarth mais no Punto Evo Abarth apra um uso economico no dia a dia, com a opção de quebrar a monotonia com uma pitada de esportividade, pra enfiar o pé na jaca e levar um pra casa. Basicamente é isso.
Rodrigo, acho que o molusKo Lelé não enCinou nem a escrever encinou, né (enCionou, kkkk). V. S. F. : enSinou e pronto ! Daqui a pouco estou escrevendo assim, usando X ao inves de CH e tals, contrariando toda a minha formação tucana UAHSUAHSUAHSUHASUAHSAUS .
Rodrigo, acho que o molusKo Lelé não enCinou nem a escrever encinou, né (enCionou, kkkk). V. S. F. : enSinou e pronto ! Daqui a pouco estou escrevendo assim, usando X ao inves de CH e tals, contrariando toda a minha formação tucana UAHSUAHSUAHSUHASUAHSAUS .







YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: [Review] Fiat Punto Evo Abarth
é... o EVO desanimou até os britanicos, mesmo sendo abarth...
mass será q os caras colocaram certo esse peso? 1755 Kg é coisa hein? pq está pesando tanta coisa a mais q os 'normais'
agorao punto abarth tomar tunda do clio 200??
mas é interessante esse clio 200

sky-poor?

mass será q os caras colocaram certo esse peso? 1755 Kg é coisa hein? pq está pesando tanta coisa a mais q os 'normais'
agorao punto abarth tomar tunda do clio 200??

mas é interessante esse clio 200

sky-poor?




- Velha Guarda
- Mensagens: 1725
- Registrado em: Dom Ago 01, 2010 8:23 pm
- Localização: Curitiba
Re: [Review] Fiat Punto Evo Abarth
o "problema" é que eles, no primeiro mundo, estão acostumados a carros com desempenho beeeem superior aos nossos e mais ainda, esportivos, pra eles, é algo comum. Por isso a decepção com o bagrão. E esse Clio, que nada tem a ver com a versão jurássica do Clio daqui é um bom exemplo de carro esportivado e acessível.







YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: [Review] Fiat Punto Evo Abarth
shadowcps escreveu:o "problema" é que eles, no primeiro mundo, estão acostumados a carros com desempenho beeeem superior aos nossos e mais ainda, esportivos, pra eles, é algo comum. Por isso a decepção com o bagrão. E esse Clio, que nada tem a ver com a versão jurássica do Clio daqui é um bom exemplo de carro esportivado e acessível.
... e feio!

- Piloto de Autorama
- Mensagens: 171
- Registrado em: Sáb Fev 14, 2009 8:55 pm
- Localização: São Paulo
Re: [Review] Fiat Punto Evo Abarth
rpagianotto escreveu:shadowcps escreveu:o "problema" é que eles, no primeiro mundo, estão acostumados a carros com desempenho beeeem superior aos nossos e mais ainda, esportivos, pra eles, é algo comum. Por isso a decepção com o bagrão. E esse Clio, que nada tem a ver com a versão jurássica do Clio daqui é um bom exemplo de carro esportivado e acessível.
... e feio!
Mas anda e ponto!
Na rodovia eu prefiro estar em um Opala caindo os pedaços... só que com 250cv, chão e freio top...
Ao invés de passar raiva com um carro sem porta-malas, que bebe a mesma coisa que um Opala apro. leve e que custe 45.000 dinares tupiniquins...
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
- Mensagens: 3132
- Registrado em: Sex Mai 09, 2008 11:42 pm
- Localização: Curitiba-PR
Re: [Review] Fiat Punto Evo Abarth
viniat escreveu:rpagianotto escreveu:shadowcps escreveu:o "problema" é que eles, no primeiro mundo, estão acostumados a carros com desempenho beeeem superior aos nossos e mais ainda, esportivos, pra eles, é algo comum. Por isso a decepção com o bagrão. E esse Clio, que nada tem a ver com a versão jurássica do Clio daqui é um bom exemplo de carro esportivado e acessível.
... e feio!
Mas anda e ponto!
Na rodovia eu prefiro estar em um Opala caindo os pedaços... só que com 250cv, chão e freio top...
Ao invés de passar raiva com um carro sem porta-malas, que bebe a mesma coisa que um Opala apro. leve e que custe 45.000 dinares tupiniquins...
... mas é mto feio !
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1703
- Registrado em: Ter Jun 29, 2010 4:14 pm
- Localização: são paulo
9 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes