Novo Cruze 2015

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Novo Cruze 2015

por shadowcps » Seg Mai 13, 2013 7:37 am

"Bati" os olhos e na hora lembrei do Renault Fluence...

Parece que foi ontem. E de fato não faz tanto tempo. Há apenas um ano e meio a Chevrolet apresentava o sedã do Cruze no Brasil. Um carro jovem, moderno, no início do ciclo de vida de mercado, você deve estar pensando. Não é bem assim. O Cruze tem cheiro de novidade para nós porque a GM demorou a lançá-lo no País, por conta da crise econômica de 2008, que tingiu de vermelho as finanças da empresa e por pouco não levou a ex-líder mundial de vendas à lona. Era tempo de racionalizar os custos e de focar em modelos de alta demanda, como o Agile (projeto Viva).

O fato é que o Cruze já tem oito anos de história. Seu desenvolvimento teve início nos primeiros meses de 2005, quando a Daewoo, a antiga subsidiária sul-coreana da GM – desfeita na esteira da crise mundial – recebeu a missão de tocar o programa GMX071. Tratava-se de um sedã e de um hatch mundiais (a serem vendidos em 128 países) sobre a plataforma Delta II, usada em seres tão diferentes entre si como Fred Mercury e Chuck Norris – do híbrido Volt ao parrudo Chevrolet Orlando. No final de 2008, o projeto estava finalizado. Nascia o coreano Daewoo Lacetti, que em março do ano seguinte fez sua estreia nas concessionárias europeias. Recebeu o logo Chevrolet e outro nome: Cruze.

Botox, lipo e prótese

Repare nas imagens que ilustram este post e dê boas-vindas à segunda geração do Cruze. O carro foi pego rodando em testes no norte da Europa. As fotos do flagra são reveladoras. A primeira é que o desenvolvimento do sedã está em estágio avançado. A segunda é que, diferentemente do Cruze atual, o próximo terá assinatura europeia. E por último, e mais importante, o modelo exibirá linhas modernas, inspiradas no conceito Tru 140S, apresentado no Salão de Detroit (EUA) de 2012. Ou seja, será uma cirurgia completa, com direito a botox, lipo, prótese e transplante de esqueleto.


Com vendas mensais na casa de 2 mil unidades, o Cruze é o terceiro sedã médio mais vendido do País. Só perde para Honda Civic e Toyota Corolla. A versão hatch, chamada de Sport6, tem volume de vendas 30% maior. O modelo é vendido em duas opções de acabamento (LT e LTZ) e de transmissão (manual e automática), as duas com seis marchas. O motor é o 1.8 Ecotec de 144 cv, que será mantido na próxima geração.

Além de estrear a nova identidade visual da Chevrolet, a próxima geração do Cruze será o primeiro carro a usar a inédita plataforma média global da GM. Derivada da Delta II, a Delta 2XX chega para substituir tanto a Delta II quanto a Theta (do Captiva e de outros crossovers). Essa base dará origem de hatchbacks (Opel Astra) a sedãs, crossovers e SUVs. Versatilidade é a palavra de ordem das fabricantes no desenvolvimento de suas novas superplataformas.

A mudança de base fará o Cruze crescer. O comprimento passa dos atuais 4,60m para 4,64 m. Parece pouco, mas os 4 cm extras possibilitarão o aumento do espaço interno, especialmente para os ocupantes do banco de trás, uma das principais críticas ao modelo detectada pelas clínicas da GM com consumidores. Aposte também em aumento da capacidade do porta-malas em 50 litros. O atual leva 450 litros.

Subida de status

O novo Cruze terá farol mais fino e curto que o atual, de monoparábola. O próximo contará com dois canhões de luz – o que demonstra a subida de status do carro – e dois filetes de LEDs na parte de baixo do para-choque. A grade dianteira ficará ainda mais extravagante. Significa, no entanto, uma evolução da atual, e será o elemento que expressa a principal mudança de design nos futuros modelos da Chevrolet.

O capô fica mais curto e o para-brisa, ligeiramente mais inclinado. Dois fortes vincos cruzarão toda a lateral. Já as maçanetas externas serão posicionadas próximas às janelas, que terão molduras cromadas. Trata-se de um truque de design para deixar o sedã com aparência mais imponente. Como no atual, o novo Cruze exibirá um aplique plástico na coluna C.

Na traseira, as mudanças são ainda mais severas. As lanternas com canhões de luz arredondados serão substituídas por outras, mais modernas e de ângulos retos. O design, a propósito, é fortemente inspirado no do Malibu mais atual. A placa segue na tampa do porta-malas e, acima dela, haverá uma grossa barra cromada. Já o para-choque recebe dois defletores nas extremidades e um aplique plástico na parte de baixo.


Peteca

Na Europa, o novo Cruze terá a novidade de um motor 2.0 turbodiesel. Nos EUA, a expectativa é que ele ganhe versão híbrida, com consumo na casa de 17 km/l. No Brasil, aposte na manutenção do refinado conjunto mecânico formado pelo motor 1.8 Ecotec – um quatro cilindros de duplo comando de válvula variável (de admissão e de escape) com 144 cv e 18,9 mkgf – e do câmbio GF6 (automático) e M32 (manual), ambos de seis marchas.

Segundo fontes ligadas à empresa, a agenda de lançamento do Cruze está definida. Ele surge primeiro nos Estados Unidos – onde é o sedã de entrada da Chevrolet – no meio do ano que vem e meses depois chega à Europa e Ásia, já como linha 2015. E a boa notícia é que a expectativa é que, dessa vez, ele não chegue tão atrasado ao Brasil. “Lançamos dez carros em um ano e meio. Algo inédito. Algo frenético. E não vamos deixar a peteca cair”, diz uma fonte da filial brasileira. Ou seja, o tempo de letargia na GM parece ter ficado para trás. É cheiro de novidade boa a caminho.

http://caranddriverbrasil.uol.com.br/se ... -2015/4935
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 13543
Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
Localização: Paulinia/SP

Re: Novo Cruze 2015

por Timerman » Seg Mai 13, 2013 9:25 am

Contrataram pessoas da Dacia?
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 4140
Registrado em: Ter Nov 18, 2008 7:45 am
Localização: São Paulo

Re: Novo Cruze 2015

por VLA » Seg Mai 13, 2013 10:04 am

diferentemente do Cruze atual, o próximo terá assinatura europeia


quando li essa parte imaginei algo muito bom... o retorno do dna opel... mas ao ver a projeção fiquei surpreso... que coisa esquisita :x
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Avatar do usuário
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 5237
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 3:33 pm
Localização: PR


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes