Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

por rodrigodk » Qua Dez 01, 2010 1:37 pm

*** (=P~) ***

Imagem

Carros ícones não precisam de uma estratégia de marketing agressiva para fortalecer a imagem de uma marca, ainda mais no segmento de muscle cars. É o caso do Camaro, o emblema mais esportivo da marca Chevrolet, da General Motors, lançado nos anos 60 nos EUA e que agora passa a ser vendido oficialmente no Brasil.

O carro mal acabou de estrear por aqui e teve cerca de 450 unidades encomendadas; destas, mais de 250 já foram entregues. Isso porque, além de se tratar de um mito no mundo das quatro rodas, ele é oferecido pelo preço de R$ 185http://www.puntoclube.com/forum/posting.php?mode=post&f=11 mil na versão topo de linha SS, a única disponível no país -o modelo era esperado a R$ 250 mil.

Com o valor estrategicamente bem colocado e um programa de pós-venda que inclui garantia de dois anos, mão de obra e algumas peças grátis nas revisões de 10 mil km e 20 mil km, o que a GM quer é dar continuidade ao processo de fortalecimento da marca Chevrolet, iniciado com o lançamento do SUV Captiva e reforçado pelo sedã Malibu.

A estratégia, então, compensaria a redução da margem de lucro do produto em si. Afinal, para este segmento, a fidelização do cliente e a venda de opcionais têm peso importante na conta. O modelo vem de série com uma avantajada lista de tecnologias, seja de segurança ou conforto, e acabamento rebuscado. Por isso, os opcionais apelam para algo de que o público-alvo faz questão, a personalização.

A conta pode aumentar...
Na primeira lista de acessórios, a GM oferece cobertura para o motor, dois tipos de faixa decorativa (uma delas é a que estampa a carroceria do Bumblebee do filme "Transformers"), tampa do tanque em aço escovado, grade frontal diferenciada, apliques estéticos para o interior e capa protetora. Internamente, o carro pode ganhar revestimentos de portas em material brilhante colorido (amarelo, branco ou prata). O revestimento colorido de resina especial também pode decorar o painel do modelo.

Imagem

O que parece mero detalhe para um consumidor comum é, na verdade, essencial para aficionados por carros. Ainda mais com o apelo estético do Camaro que, inclusive, já ganhou diversos prêmios de design. Assim, a conta pode ser bem mais salgada do que os R$ 185 mil iniciais.

Ao volante
Na pista do Centro de Provas da Cruz Alta, da General Motos, em Indaiatuba (SP). Apesar de o motorista ficar em uma posição mais baixa, de o para-brisa ter tamanho menor em relação a carros de outro segmento e de se sentir envolvido pelo conjunto painel, console central e porta, a posição de dirigir é fácil de ser encontrada. Para ajudar, o banco da versão SS tem oito regulagens elétricas para o motorista. Já o do passageiro conta com duas.

Os bancos são de couro e possuem aquecimento. O acabamento em resina traz um ar de modernidade ao modelo, que possui diversos itens retrôs, como os quatro marcadores retangulares que vão na parte inferior do console central, perto do câmbio.

É a mesma disposição encontrada na primeira geração do Camaro. Eles apontam pressão e temperatura do óleo, voltagem da bateria e temperatura do fluido de transmissão das marchas. Outro destaque do modelo é a iluminação azul do painel, a mesma encontrada no Malibu e no Agile. Detalhes que influenciam no bem-estar ao dirigir.

No que se refere à tecnologia, o que faz diferença para o motorista é o computador de bordo com sete funções apresentadas em uma tela de cristal líquido e o Head-Up Display (HDU), um sistema que projeta informações (como de velocidade, rotação do motor e estação de rádio) no para-brisa do veículo. Segurança complementar para o olhar não ser desviado da pista, esse sistema foi desenvolvido pela GM em projetos militares. Além disso, o muscle car vem com rádio com disqueteira para seis discos, MP3 player, entrada USB, Bluetooth e nove alto-falantes.

Imagem

Tais recursos ficam, na verdade, em segundo plano quando se pisa no acelerador. Em uma pequena acelerada já é possível sentir a força do motor 6.2 V8 apenas pelo barulho. O propulsor desenvolve 406 cavalos de potência a 5.900 rpm e 56,7 kgfm de torque a 4.200 rpm. O Camaro acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h. Na pista de Indaiatuba não foi permitido atingir a velocidade máxima do carro por motivos de segurança. Mesmo assim foi possível sentir o poder do motor que, aliado à transmissão sequencial/automática de seis velocidades, de respostas bem rápidas, oferece muito conforto à condução esportiva.

Além da aceleração, o carro se destaca na habilidade para fazer manobras. Em um trecho desenhado por cones foi possível contornar pequenos espaços tranquilamente, sem correr o risco de esbarrar em um dos obstáculos. Em curvas acentuadas – o que pôde ser sentido em uma pista em formato de ferradura – o carro gruda no chão, estabilidade que permite afundar o pé no acelerador sem medo de ser feliz.

É importante lembrar, neste caso, que o Camaro vem de série com controles de estabilidade e de tração, o que ajuda a consertar empolgações demasiadas por parte do motorista. O sistema pode atuar em dois níveis diferentes. Ao pressionar o botão do ESP uma vez, o carro desabilita a imediatamente o controle de tração. No caso de apertar duas vezes, o controle de estabilidade entra no modo “Stability Track”. Mais dinâmico, permite a direção mais esportiva. Porém o sistema não desliga por completo, para garantir a segurança dos ocupantes.

O carro vem ainda com sistemas de freio ABS, monitoramento da pressão dos pneus e rodas de alumínio de 20 polegadas. As suspensões são independentes nos dois eixos.

Imagem

Camaro x Mustang
Embora não tenha previsão para chegar ao Brasil – é vendido aqui somente por importadoras independentes -, o carro que mais faz frente ao Camaro SS é o Mustang GT, da Ford, modelo que o G1 pôde conferir nos Estados Unidos.

Enquanto o Camaro ganha pela personalidade visual, pela habilidade em curvas e manobras e pela série de recursos de conforto disponíveis, o Mustang vence na pegada esportiva e na posição de dirigir. Para quem gosta de “sentir” mais o carro, o modelo da Ford proporciona prazer maior.

Agora, se o interessado em comprar um muscle car tiver dinheiro para comprar os dois, tenha certeza de que vale a pena ter na garagem as duas “experiências”.

O Mustang não vem, por enquanto, mas os brasileiros podem esperar a chegada do Dodge Challenger no primeiro semestre do ano que vem. Ele foi apresentado no Salão de São Paulo deste ano. O modelo que deve ser vendido por aqui, segundo a Chrysler, é o SRT8, com o novo motor Hemi V8 de 6.4 litros, com cerca de 470 cv. O preço deve ficar entre R$ 180.000 e R$ 200.000. Enquanto a briga entre os muscle cars no Brasil não começa, fica o sorriso de canto de boca de quem pôde pisar no acelerador do lendário Camaro.

F A
Power...
Avatar do usuário
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 3340
Registrado em: Ter Jul 28, 2009 1:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Re: Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

por felipe » Qua Dez 01, 2010 2:02 pm

(=D>)

o Shelby é muito mais caro que o Camaro e o Challenger..

eu ficaria com o Challenger. :twisted:
Ex: Punto ELX 1.4 Cinza Cromo
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
Velha Guarda
Velha Guarda
 
Mensagens: 4325
Registrado em: Ter Jul 07, 2009 2:55 pm
Localização: Belo Horizonte

Re: Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

por MrWhite » Qua Dez 01, 2010 2:28 pm

eu tb ficaria com o challenger....

... :arrow: :arrow: :arrow:
Essence 1.6 | E-Torq | Branco
Creative 2 (Blue&Me, Rodas 16, milhas, etc, etc)
Filme: G5 laterais - G5 traseira - clarinho no dianteiro
Usuário Banido
Usuário Banido
 
Mensagens: 636
Registrado em: Sáb Out 23, 2010 8:40 am
Localização: Discovery

Re: Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

por AlexJW » Qua Dez 01, 2010 5:03 pm

Eu compraria qualquer um dos três de olhos fechados, mas tenho uma queda especial pelo Camaro mesmo, tem mais porte em relação aos demais. Tem um laranja com preto que afff...

Carro FO-DA-LHO dos INFERNO!
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda
     
    Mensagens: 2279
    Registrado em: Qui Jul 29, 2010 3:07 pm
    Localização: Rio de Janeiro

    Re: Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

    por shadowcps » Qua Dez 01, 2010 7:26 pm

    que painel... XONEI...
    ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

    YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
    Moderador
    Moderador
     
    Mensagens: 13543
    Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
    Localização: Paulinia/SP

    Re: Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

    por geovanenonato » Qua Dez 01, 2010 10:25 pm

    Como queria um deste na minha garagem.
    EX-VERMELHO ALPINE, RODAS LINEA 17. AGORA LINEA 1.8 16 DUALOGIC BRANCO.
    Imagem
    http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=12176
    Instrutor de Auto Escola
    Instrutor de Auto Escola
     
    Mensagens: 1176
    Registrado em: Sáb Set 11, 2010 10:09 am
    Localização: itabuna

    Re: Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

    por calarga » Qua Dez 01, 2010 10:45 pm

    Só vc? huaehuehueuauhea
    Eu já tive oportunidade de entrar num Mustang V8.. 2010.. e dar umas cutucadinhas no acelerador com o motor ligado..
    Quase tive um orgasmo.. kkkkkk.. mtu f.oda o carro..
    Velha Guarda
    Velha Guarda
     
    Mensagens: 1122
    Registrado em: Ter Fev 10, 2009 12:50 pm
    Localização: Curitiba-PR

    Re: Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

    por felipe » Qua Dez 01, 2010 11:27 pm

    Eu já tive a oportunidade andar num Camaro V6.. um pouquinho menos bruto que o que será vendido aqui no Brasil..
    é realmente um carro fora de série..
    se desligar o controle de tração então.. :twisted:
    hahahahaha..
    Ex: Punto ELX 1.4 Cinza Cromo
    Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
    Velha Guarda
    Velha Guarda
     
    Mensagens: 4325
    Registrado em: Ter Jul 07, 2009 2:55 pm
    Localização: Belo Horizonte

    Re: Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

    por rodrigodk » Qui Dez 02, 2010 12:45 am

    eu já tive a oportunidade de entrar em um fusca .. muito emocionante.. uhauhauhauha
    Power...
    Avatar do usuário
    Velha Guarda
    Velha Guarda
     
    Mensagens: 3340
    Registrado em: Ter Jul 28, 2009 1:25 pm
    Localização: São Paulo - SP

    Re: Primeiras impressões: Chevrolet Camaro SS

    por je9445 » Qui Dez 02, 2010 11:07 am

    Esse sim é um verdadeiro GM.....
    Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
    - EX Uno Economy 09/10 "Okm"
    - EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
    - EX Palio EX 97/97
    - EX Voyage 87/87
    Piloto de Testes novato
    Piloto de Testes novato
     
    Mensagens: 3914
    Registrado em: Sex Jul 02, 2010 4:25 pm
    Localização: Lauro de Freitas-BA

    Próximo

    Quem está online
    Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes
    cron