Gol e Celta, Civic e Corolla são carros que mais satisfazem
Gol e Celta, Civic e Corolla são carros que mais satisfazem
A consultoria J.D. Power, reconhecida internacionalmente por suas listas de avaliação do grau de satisfação dos compradores de diferentes produtos de consumo (de eletroeletrônicos a carros), divulgou seu primeiro ranking para o mercado automotivo brasileiro: a Volkswagen colocou quatro modelos -- Gol antigo (Geração 4), Gol atual (G5), o aventureiro CrossFox e o sedã Voyage -- no pódio dos mais bem avaliados, junto com Chevrolet Celta. Estes cinco modelos podem ser considerados, a depender da leitura, os mais importantes, por representarem a parcela de carros mais vendidos do país. Além deles, o compacto Citroën C3 e os médios Honda Civic, Toyota Corolla e Ford Focus também foram bem avaliados em suas categorias.
O ranking de satisfação do J.D. Power é frenquentemente citado pela Hyundai em suas propagandas. A representação brasileira da marca coreana, porém, costuma usar dados do levantamento americano de modo distorcido -- enquanto o ranking reflete a aceitação de carros com algum uso (ao menos um ano e meio), a marca quer fazer crer, em sua publicidade, que o resultado diz respeito a carros zero-quilômetro; outra estratégia é dizer que um carro com posicionamento ruim dentro de sua categoria foi líder do segmento, algo já feito com o Tucson.
Voltando ao levantamento brasileiro, a lista dos carros que mais satisfazem o brasileiro pode ser vista abaixo:
O levantamento foi realizado no mês de maio e contabilizou a opinião de 5.000 pessoas que compraram carros de três categorias -- subcompactos (os mais vendidos no país), compactos e médios -- nos 18 meses anteriores, período de abrangência da pesquisa. Foram feitas questões referentes à confiabilidade, desempenho do veículo, visual e qualidade do serviço de pós-vendas das marcas, catalogadas num sistema de notas -- de 1 a 1.000 pontos. Apenas os três primeiros colocados em cada categoria foram revelados.
Além disso, também foram avaliados a mecânica e o design dos carros, a tecnologia ofertada pelas fabricantes e o chamado custo de propriedade, que inclui gastos com combustível, seguro e reparação. A avaliação destes quesitos indicou quais marcas mais satisfazem o comprador de carros no Brasil -- neste caso, foi feito um ranking mais amplo, com a posição de todas as fabricantes avaliadas.
QUEM GANHOU?
O ranking de satisfação para o Brasil em 2011 fica assim:
- SUBCOMPACTOS:
1. Volkswagen Gol G5: 731 pontos
2. Volkswagen Gol G4: 728
3. Chevrolet Celta: 714
- COMPACTOS:
1. Volkswagen CrossFox: 790 pontos
2. Citroën C3: 762
3. Volkswagen Voyage: 762
- MÉDIOS:
1. Honda Civic: 830 pontos
2. Toyota Corolla: 807
3. Ford Focus: 791
Classificação das Montadoras no estudo VOSS:
Toyota = 821
Honda = 806
Citroën = 768
Média da indústria = 743
Chevrolet = 741
Volkswagen = 740
Renault = 735
Peugeot = 733
Fiat = 728
Ford = 728
F U
O ranking de satisfação do J.D. Power é frenquentemente citado pela Hyundai em suas propagandas. A representação brasileira da marca coreana, porém, costuma usar dados do levantamento americano de modo distorcido -- enquanto o ranking reflete a aceitação de carros com algum uso (ao menos um ano e meio), a marca quer fazer crer, em sua publicidade, que o resultado diz respeito a carros zero-quilômetro; outra estratégia é dizer que um carro com posicionamento ruim dentro de sua categoria foi líder do segmento, algo já feito com o Tucson.
Voltando ao levantamento brasileiro, a lista dos carros que mais satisfazem o brasileiro pode ser vista abaixo:
O levantamento foi realizado no mês de maio e contabilizou a opinião de 5.000 pessoas que compraram carros de três categorias -- subcompactos (os mais vendidos no país), compactos e médios -- nos 18 meses anteriores, período de abrangência da pesquisa. Foram feitas questões referentes à confiabilidade, desempenho do veículo, visual e qualidade do serviço de pós-vendas das marcas, catalogadas num sistema de notas -- de 1 a 1.000 pontos. Apenas os três primeiros colocados em cada categoria foram revelados.
Além disso, também foram avaliados a mecânica e o design dos carros, a tecnologia ofertada pelas fabricantes e o chamado custo de propriedade, que inclui gastos com combustível, seguro e reparação. A avaliação destes quesitos indicou quais marcas mais satisfazem o comprador de carros no Brasil -- neste caso, foi feito um ranking mais amplo, com a posição de todas as fabricantes avaliadas.
QUEM GANHOU?
O ranking de satisfação para o Brasil em 2011 fica assim:
- SUBCOMPACTOS:
- COMPACTOS:
- MÉDIOS:
1. Honda Civic: 830 pontos
2. Toyota Corolla: 807
3. Ford Focus: 791
Classificação das Montadoras no estudo VOSS:
Toyota = 821
Honda = 806
Citroën = 768
Média da indústria = 743
Chevrolet = 741
Volkswagen = 740
Renault = 735
Peugeot = 733
Fiat = 728
Ford = 728
F U
Power...
Re: Gol e Celta, Civic e Corolla são carros que mais satisfazem
bem, o que comentar sobre um povo que aprova gol g4 e celta???? seriam os mesmos que aprovam os governos lula e dilma?
eu devo viver numa dimensão paralela

"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Eu tenho certeza que muita gente ainda compra carros da VW baseados no que ela ja foi um dia. Todos os modelos praticamente estão defasados com a europa e com tecnologia inferior.
- Velha Guarda
VLA escreveu:bem, o que comentar sobre um povo que aprova gol g4 e celta???? seriam os mesmos que aprovam os governos lula e dilma?
eu pensei na mesma coisa...
Essence 1.6 Branco + Farol R8+ Kit XENON Morimoto + Bocão + Roda 18" XXR 510 Personalizadas
Central Kenwood Excelon 7490BT + Kit 2 Vias Alpine + Coaxial Alpine + Hertz HCP 1D + DAT 800.4 + Sub Questo 12"

Central Kenwood Excelon 7490BT + Kit 2 Vias Alpine + Coaxial Alpine + Hertz HCP 1D + DAT 800.4 + Sub Questo 12"

deviam fazer a mesma pesquisa nos EUA e na Europa para comparar as opinioes

- Piloto de Auto Escola
Essas Pesquisas variam muito, de acordo com o local e "nicho" de mercado pesquisado...
E sempre tem um volume de amostragem pequeno e possivel de ser manipulado...
5000 pessoas acho que é uma pesquisa 1/2 furada.

E sempre tem um volume de amostragem pequeno e possivel de ser manipulado...
5000 pessoas acho que é uma pesquisa 1/2 furada.

- Velha Guarda
- SUBCOMPACTOS:
- COMPACTOS:
Quanto que foi o cache para divulgar essa pesquisa ridícula ?
- COMPACTOS:
Quanto que foi o cache para divulgar essa pesquisa ridícula ?
A amostragem é mais que suficiente, e nao tem nada de "cachê" nao ....qual o novidade da pesquisa?!?
Gol e Celta são dois do que mais vendem....se vende mais, a chance de satisfação é maior; as japonesas sempre se prevaleceram pela qualidade.....todo mundo sabe disso!
O problema, é que eu acredito que todos ou quase todos os usuarios de um fórum como esse estão em um nível de informação e econômico bem acima da média da maioria da população desse país...por isso entendemos mais sobre carros e mal ou bem podemos comprar carros mais caros.
Um pesquisa popular inevitavelmente acaba ouvindo a opiniao de uma maioria que nao se enquadra na nossa realidade, por isso o resultado é esse!
Se eu nao tivesse muita grana, se eu nao tivesse como escolher muito e tivesse que gastar pouco num carro, eu tb compraria um Celta, fazer oq?!
Se a pesquisa fosse dividida por classes e por indices sócio-economicos, com certeza pra cada faixa o resultado seria completamente diferente...enfim.
Essa pesquisa é real sim, e só espelha a realidade da maioria, no que diz respeito a informação e condição econômica
Gol e Celta são dois do que mais vendem....se vende mais, a chance de satisfação é maior; as japonesas sempre se prevaleceram pela qualidade.....todo mundo sabe disso!
O problema, é que eu acredito que todos ou quase todos os usuarios de um fórum como esse estão em um nível de informação e econômico bem acima da média da maioria da população desse país...por isso entendemos mais sobre carros e mal ou bem podemos comprar carros mais caros.
Um pesquisa popular inevitavelmente acaba ouvindo a opiniao de uma maioria que nao se enquadra na nossa realidade, por isso o resultado é esse!
Se eu nao tivesse muita grana, se eu nao tivesse como escolher muito e tivesse que gastar pouco num carro, eu tb compraria um Celta, fazer oq?!
Se a pesquisa fosse dividida por classes e por indices sócio-economicos, com certeza pra cada faixa o resultado seria completamente diferente...enfim.
Essa pesquisa é real sim, e só espelha a realidade da maioria, no que diz respeito a informação e condição econômica

XV,XR,XS
- Velha Guarda
Potcher escreveu:VLA escreveu:bem, o que comentar sobre um povo que aprova gol g4 e celta???? seriam os mesmos que aprovam os governos lula e dilma?
eu pensei na mesma coisa...
x3 total.....não tem muito o que comentar....porém acredito que essa realidade esta mudando....e meu filho (hj com 3 meses) vai me zuar no futoro dizendo: " Pai vc foi da época em que GOL e CELTA eram carros que mais satisfaziam os brasileiros....rsrsrs
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
- Piloto de Testes novato
AraujoJr escreveu:A amostragem é mais que suficiente, e nao tem nada de "cachê" nao ....qual o novidade da pesquisa?!?

Perfeito.
O que ainda impera é tradição. Todo mundo com pouca informação ainda acha a VW a melhor montadora do mundo (O Timer aqui do clube é o número um nessa opinião

As informações sobre carros ainda são pouco circuladas por aqui. daí a pesquisa expressa isso. Um cara pode comprar um Celta sabendo que é uma droga, mas sendo o único carro que ele pode ter, se ele for informado. a pesquisa mostra que não é isso que acontece.
- Piloto de Kart de feriado