T-Jet x Uno Turbo

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Re: T-Jet x Uno Turbo

por DCJunior » Qui Abr 16, 2009 4:08 pm

Timerman escreveu:
jaydee_ro escreveu:Novo Gol 1.6 com 103cv - 9,6 seg
Focus 2.0 Duratec com 147cv - 9,7 seg

Como isso pode acontecer?

A relação de peso X torque do motor pode esclarecer isso. Não sei qual leva vantagem nesta relação, mas seria a explicação para o caso. A potência em cavalos não quer dizer muito na aceleração. O que mais importa é o torque e a faixa que ele está disponível. Por isso pode haver esta diferença de 0-100 em motores com 44 cv de diferença. Se o a faixa de torque máxima do Gol for mais baixa que a do Focus, não sendo a diferença a máxima de torque (kgf) muito grande, o Gol tende a ter vantagem, pois é mais leve e tem mais força disponível com um rotação mais baixa.

Agora para ter certeza só vendo a diferença de peso dos carros e o gráfico de torque (não de cavalos) dos motores!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jaydee_ro » Sex Abr 17, 2009 12:35 am

Mas mesmo assim DCJunior... Os caras tem pilotos de teste pra isso... Eles sabem na teoria tirar o melhor do carro. E não tenho dúvida que o Focus tem mais motor... Vou ver se acho as curvas do Focus e do Gol...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por DCJunior » Sex Abr 17, 2009 3:07 pm

Como vc disse, Jaydee, eles tem pilotos. O cara que faz o do Gol também é piloto e também tira o melhor. Não quero aqui defender o Gol, carro que com o preço que custa não compraria nunca. Mas apenas esclarecer. Vejamos o caso do Punto 1.4 X Uno Mille. Em arrancadas e retomadas o Uno levanta muito mais fácil, pois a diferença de torque é pequena, apesar de favorável ao PUnto. POrém o Uno é mais leve e a faixa de torque do Uno é mais baixa que do Punto.

Agora quanto ao Focus ter mais motor, não tem a menor dúvida. Aliás o motor Duratec 2.0 da FORD é super elogiado. Tanto que o carro em retomadas de 60-100 80-120 deve deixar o Gol comendo nem poeira, pq ela já vai ter baixado de tanto tempo que o Focus passou na frente. (:D)
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jaydee_ro » Sex Abr 17, 2009 3:11 pm

Ah sim, ae sim... o problema do Gol não está no motor, que é bom, mto bom. Está no resto, hehehe Design até é bonitinho, mas o interior... eca...
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por viniat » Sex Abr 17, 2009 3:22 pm

Duratec só faz juz a ser 2.0 em altas rotações... em baixa não é muito bem acertado... o contrario do 1.8 Jurassicpower da GM :P
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por jaydee_ro » Sex Abr 17, 2009 3:34 pm

O torque do 1.8 GM Monzatec só alguns 2.4 conseguem ter... É forte em baixa mas fraco na final... Pro dia a dia em cidade é perfeito!!

Eu li a reportagem Fiat X VW na AutoEsporte desse (aliás, Fiat ganhou ehhhhh (=D>) ) e disseram que no Punto HLX o 1.8 cai como uma luva. O Fire 1.4 é fraco no Punto ELX e o mesmo 1.8 não dá a esportividade que o Sporting pede (opinião da revista, eu acho que o 1.8 no Sporting tá bom...).

Resumo: HLX 1.8 é pra cidade, e o 1.8 casa perfeito...
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Anterior