Lançado o punto 2014
Re: Lançado o punto 2014
Alerey escreveu:O Mini não usa os motores da Fiat, a Fiat que usa um motor que foi feito para o Mini até 2007!!!!Não falei que hj o Mini ainda usa...
A Fabrica da Tritec fabricava esses motores SIM, foi comprada pela Fiat com a planta dos motores, modificados, nacionalizados e lançados como e-torque! Não são exatamente iguais, são até mais modernos, a BMW utilizou a planta até 2007, mas os E-torque são baseados naquele motor feito para o Mini. É a mesma coisa falar que os motores dos Fiat Stilo e Gm eram de monza, eram baseado naquele bloco, mas com modificações... Segue os link:
http://www.industriahoje.com.br/noticia ... asileiros/
http://www.folhadecampolargo.com.br/ver ... hp?id=3215
Os eTorQ são "baseados" no motor VTI da BMW/PSA, que foram gerados depois e os projetos não são irmãos, são primos, a base é do projeto BMW da Tritec, que é diferente (porém próximo) do VTI da parceria com a PSA. Ambos tem alterações grandes em sua engenharia final.
No Brasil esse motor VTI só é usado no Mini One, em TODOS os outros são os motores derivados do THP, na PSA esse motor só é usado em carros de entrada e carros de cargas na Europa. No BMW é usado no 116i, só que o projeto já foi alterado e é diferente do usado pelo Mini One.
Tecnicamente EU não acho correto falar que o ETorQ é um motor BMW.
Segundo a companhia, a família E.torQ, “70% nova” em comparação à base herdada da Tritec
[]s
[ex] Fiat Bravo Absolute 11/12
[ex] Agile LTZ 09/10
[ex] Palio Fire 04
[ex] Agile LTZ 09/10
[ex] Palio Fire 04
- Piloto de Autorama
laguiar escreveu:Alerey escreveu:O Mini não usa os motores da Fiat, a Fiat que usa um motor que foi feito para o Mini até 2007!!!!Não falei que hj o Mini ainda usa...
A Fabrica da Tritec fabricava esses motores SIM, foi comprada pela Fiat com a planta dos motores, modificados, nacionalizados e lançados como e-torque! Não são exatamente iguais, são até mais modernos, a BMW utilizou a planta até 2007, mas os E-torque são baseados naquele motor feito para o Mini. É a mesma coisa falar que os motores dos Fiat Stilo e Gm eram de monza, eram baseado naquele bloco, mas com modificações... Segue os link:
http://www.industriahoje.com.br/noticia ... asileiros/
http://www.folhadecampolargo.com.br/ver ... hp?id=3215
Os eTorQ são "baseados" no motor VTI da BMW/PSA, que foram gerados depois e os projetos não são irmãos, são primos, a base é do projeto BMW da Tritec, que é diferente (porém próximo) do VTI da parceria com a PSA. Ambos tem alterações grandes em sua engenharia final.
No Brasil esse motor VTI só é usado no Mini One, em TODOS os outros são os motores derivados do THP, na PSA esse motor só é usado em carros de entrada e carros de cargas na Europa. No BMW é usado no 116i, só que o projeto já foi alterado e é diferente do usado pelo Mini One.
Tecnicamente EU não acho correto falar que o ETorQ é um motor BMW.Segundo a companhia, a família E.torQ, “70% nova” em comparação à base herdada da Tritec
[]s
Vamos lá, não falei que o motor é Bmw, mas volto a dizer, foi feito sobre um projeto BMW, isso é fato, quanto a ser usado em carros entrada de linha, ou de carga, isso pelo que me parece serve para desmerecer o motor e voltar ao começo da conversa,na qual foi citado que a Fiat em mecânica está muito defasada em relação à Ford. Se é essa sua opinião, tudo bem, deveria estar em outro Forum, claro o carro tem defeitos, mas o dia inteiro ficar vendo mensagens do New Fiesta, aqui no Forum do Punto.... Eu fui ver o New Fiesta e odiei, nem por isso coloco que é uma droga, mas qual a base para dizer que a Fiat no Brasil está defasada em relação a Ford????
Eu posso não ter muita base técnica para comparar todos os motores de todos os carros, mas quanto ao E-torque hj tenho em casa um Palio Sporting 2013 1.6 e um Punto Sporting 2013 1.8, ambos E-torque, Já tive Gm, Fiats vários, Alfas, Audi, e posso dizer que esses motores e-torque atuais são muito boms!!!
Permita me fazer uma pergunta, vc tem carro Fiat com E-torque?
- Piloto de Autorama
Alerey, só pra não ficar maus entendidos, não fui eu que falei de motor defasado rs
Só quotei seu post sobre os motores da Fiat com base em motores BMW, pra adicionar as informações sobre os motores terem bases do projeto usado até 2007 mas serem 70% diferentes, nada mais, nem falei que é bom ou ruim, só que não devem ser comparados aos motores atuais usados nos Minis e BMWs, são motores bem distintos.
Tenho um Fiat Bravo (até amanhã dia 02 se tudo correr bem) com motor ETorQ, pra esse carro eu acho que o motor poderia ser mais forte, mas não compromete o rodar, embora qualquer hatach compacto com motor 1.6 vai te acompanhar sem muito esforço.
[]s
Só quotei seu post sobre os motores da Fiat com base em motores BMW, pra adicionar as informações sobre os motores terem bases do projeto usado até 2007 mas serem 70% diferentes, nada mais, nem falei que é bom ou ruim, só que não devem ser comparados aos motores atuais usados nos Minis e BMWs, são motores bem distintos.
Tenho um Fiat Bravo (até amanhã dia 02 se tudo correr bem) com motor ETorQ, pra esse carro eu acho que o motor poderia ser mais forte, mas não compromete o rodar, embora qualquer hatach compacto com motor 1.6 vai te acompanhar sem muito esforço.
[]s
[ex] Fiat Bravo Absolute 11/12
[ex] Agile LTZ 09/10
[ex] Palio Fire 04
[ex] Agile LTZ 09/10
[ex] Palio Fire 04
- Piloto de Autorama
laguiar escreveu:Alerey, só pra não ficar maus entendidos, não fui eu que falei de motor defasado rs
[]s
Sem problema, não leve como discussão, na Internet é difícil saber o tom da conversa e as vezes acham que é discussão, entendi e agradeço suas explicações, bem técnicas por sinal, o que quis dizer é que se fala que o motor é Bmw, Audi etc...sempre tem qualidade, se são Fiat são uma m...mesmo que o motor seja feito a partir de um BMW, entendeu meu ponto de vista?
Parabéns pelo Bravo, era minha opção antes do Punto Sporting, acabei optando em vez de um Bravo Essence.
Abs e boa sorte
- Piloto de Autorama
Tenho um bravo essence 1.8 Etorq e acho o motor muito bom, também tenho um punto essence 1.6 Etorq e acho igualmente bom,portanto posso dizer com conhecimento de causa que os motores Etorq são excelentes e até econômicos no meu caso particular consigo tanto com bravo como com punto 14 km litro estrada e 10 km litro cidade (rio de janeiro).
- Piloto de Atari
Alguém não viu isso? Ou é só vergonha coletiva de comentar mesmo?
Fiat lançará série especial Wolverine para o Bravo
http://autossegredos.com.br/2013/06/30/fiat-lancara-serie-especial-wolverine-para-o-bravo/
Quanta vergonha....
http://autossegredos.com.br/2013/06/30/fiat-lancara-serie-especial-wolverine-para-o-bravo/
Quanta vergonha....
- Piloto de Autorama
danielpaes escreveu:Alguém não viu isso? Ou é só vergonha coletiva de comentar mesmo?
Quanta vergonha....
Propaganda na contra-capa da revista 4rodas, realmente a Fiat errou feio nessa.... Apesar que é só arrancar os adesivos!
- Piloto de Autorama
danielpaes escreveu:Alguém não viu isso? Ou é só vergonha coletiva de comentar mesmo?
Quanta vergonha....
Foi comentado pelo Shadow na página anterior.

Quanta vergonha....
nao sei o que é pior: o linea papel-higienico (sublime) ou esse bravo filme de adolescente.
mas até que poderia ser pior... tem o agile rico (que ninguem sabem quem é o sujeito e mesmo quando fica sabendo nao entende pq foi homenageado numa serie de carro).
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Para mim motor 16V moderno tem que comando duplo no cabeçote , com comando variável nas aberturas das válvulas de admissão e/ou escape . Com isso vc consegue ter torque abundante desde os baixos giros até a rotação máxima. Os e-torq são bastante suaves no funcionamento, mas como não dispõe destas tecnologias acima são bem fracos abaixo de 2500 rpm, claro que comparados com motores 16V equivalentes com as respectivas tecnologias acima.
Comparar os e-torq com VW EA 1.6 8V ou os GM 8V os e-torq são melhores. Mas acho os novos PSA 1.6 de 122 CV, os Sigma 1.6 16V de 130 CV e mesmo os Renault 1.6 16V de 115 CV tem melhor curva de potência em baixos e médios giros que os E-torq. Quando a Fiat finalmente resolver colocar os cabeçotes multiair nos e-torq acho que ela vira o jogo.
Comparar os e-torq com VW EA 1.6 8V ou os GM 8V os e-torq são melhores. Mas acho os novos PSA 1.6 de 122 CV, os Sigma 1.6 16V de 130 CV e mesmo os Renault 1.6 16V de 115 CV tem melhor curva de potência em baixos e médios giros que os E-torq. Quando a Fiat finalmente resolver colocar os cabeçotes multiair nos e-torq acho que ela vira o jogo.
- Piloto de Atari