Contran proíbe instalação de farol de xênon
Re: Contran proíbe instalação de farol de xênon
confusão D+...
fato eh q, jah me pararam em 2 ou 3 blitz e ngm falo nada de milha, xenon nm p**** nhma....
jah disse e repito, o meu eu nao tiro
fato eh q, jah me pararam em 2 ou 3 blitz e ngm falo nada de milha, xenon nm p**** nhma....
jah disse e repito, o meu eu nao tiro

- Piloto de Auto Escola
Scorpio escreveu:Timerman escreveu:Pessoal acabei de dar uma olhada na Nova Resolução do Denatran e Contran, link: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolução%20383.2011.pdf
Diz o seguinte art.
Anexo I, item 3.15:As cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação são as seguintes:
farol de luz alta: branca;
farol de longo alcance branca;
farol de luz baixa: branca;
farol angular branca;
farol de curva branca;
farol de neblina dianteiro: branca ou amarela;...
Portanto eles não podem parar quem tem xenon de 4300K ou 6000K
Mas a resolução 384 do CONTRAN de 2 de junho de 2011 proíbe:
V- A instalação de fonte luminosa de descarga de gás em veículos automotores, excetuada a substituição em veículo originalmente dotado deste dispositivo.
Parágrafo único. Veículos com instalação de fonte luminosa de descarga de gás com CSV emitido até a data da entrada em vigor desta Resolução poderão circular até a data de seu sucateamento, desde que o equipamento esteja em conformidade com a resolução 227/2007 - CONTRAN.
Resolução 384 (copiar e colar o link no navegador): http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolução%20384.2011.pdf
Por isso que se esconder o reator, provavelmente eles não vão poder aplicar a multa
Timerman escreveu:Pessoal acabei de dar uma olhada na Nova Resolução do Denatran e Contran, link: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolução%20383.2011.pdf
Diz o seguinte art.
Anexo I, item 3.15:As cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação são as seguintes:
farol de luz alta: branca;
farol de longo alcance branca;
farol de luz baixa: branca;
farol angular branca;
farol de curva branca;
farol de neblina dianteiro: branca ou amarela;...
Portanto eles não podem parar quem tem xenon de 4300K ou 6000K
Não Timerman...o meio da escala kelvin, ou seja, o branco absoluto é em 5500K, ou seja, acima disso já puxa pro azul e abaixo disso puxa pro amarelo
Claro que de olho ninguem sabe dizer se 6000K é azul ou branco...., mas nem precisa medir, se o policial quiser basta ele abrir seu capô que na lâmpada ou no próprio chicote vem a etiqueta dizendo a temperatura da cor......, vai ser uma lei dificil de fiscalizar, mas legalmente 6000K tb ta errado

XV,XR,XS
- Velha Guarda
basta olhar dentro do farol e verá q é uma lâmpada de xenon...
e 6000k tem um leve azul...
e 6000k tem um leve azul...

- Velha Guarda
Timerman escreveu:Por isso que se esconder o reator, provavelmente eles não vão poder aplicar a multa
Os caras não são assim tão “manes” basta desligar e ligar para perceber facilmente que a lâmpada é de xênon ou de filamento sem falar que como a lente dos faróis do Punto são transparentes (alias a maioria dos carros o são) da para ver facilmente o tipo da lâmpada instalada.
Ai é só a fiscalização aplicar o inciso V do art. 8º da Resolução nº 292/2008 – CONTRAN e apreender o carro.
O problema é que o bloco óptico de um farol projetado para lâmpada de filamento nunca vai funcionar corretamente com lâmpada de descarga (entenda-se ofuscar quem veem em sentido contrário) pois o ponto de emissão de luz (filamento da lâmpada) vai mudar; na minha opinião deveria ser permitida a adaptação desde que se trocasse o bloco óptico (farol) por um especialmente desenvolvido para lâmpadas xênon.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
é isso aí..
eu acho que nao adianta a galera de estressar ou se revoltar...todo mundo que andava com xenon nao original sempre soube que estava fora da lei, eu tb andava e era ciente disso, isso sempre foi mais que sabido por todos!
só que agora o cerco apertou...fazer oq?!
ou tira e fica dentro da lei ou anda e assume as possíveis consequências...o fato é que não existe argumentação contra essa lei
eu acho que nao adianta a galera de estressar ou se revoltar...todo mundo que andava com xenon nao original sempre soube que estava fora da lei, eu tb andava e era ciente disso, isso sempre foi mais que sabido por todos!
ou tira e fica dentro da lei ou anda e assume as possíveis consequências...o fato é que não existe argumentação contra essa lei

XV,XR,XS
- Velha Guarda
pergunta...
nos carros q jah vem de fabrica, tem algo descrito no documento?como provar q o xenon eh de fabrica?
nos carros q jah vem de fabrica, tem algo descrito no documento?como provar q o xenon eh de fabrica?
- Piloto de Auto Escola
AraujoJr escreveu:Não Timerman...o meio da escala kelvin, ou seja, o branco absoluto é em 5500K, ou seja, acima disso já puxa pro azul e abaixo disso puxa pro amarelo
Claro que de olho ninguem sabe dizer se 6000K é azul ou branco...., mas nem precisa medir, se o policial quiser basta ele abrir seu capô que na lâmpada ou no próprio chicote vem a etiqueta dizendo a temperatura da cor......, vai ser uma lei dificil de fiscalizar, mas legalmente 6000K tb ta errado
A fiscalização nem vai se preocupar com a cor da emissão de luz... é xênon, não é de fabrica e não tem CSV ta multado!
Se o cara insistir que o xênon é de fabrica e a fiscalização achar que não é vai levar a multa e depois recorre provando que o carro saiu de fabrica com xênon.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
AraujoJr escreveu:eu acho que nao adianta a galera de estressar ou se revoltar...todo mundo que andava com xenon nao original sempre soube que estava fora da lei, eu tb andava e era ciente disso, isso sempre foi mais que sabido por todos!
Exatamente!
AraujoJr escreveu:é isso aí..
de acordo!
de nada adianta esbravejar aos 4 cantos, ou tira ou sofre as consequencias
como o scorpio falou, o correto seria trocar todo o farol para um projetado p/ xenon...

- Velha Guarda