O rei do tráfico tinha um vício: fóruns automotivos na...

*** Vai vendo... rs***



O novo apelido do chefe do crime organizado internacional, Alexander Surin, é "Don Car-leone" depois da prisão deste último fim de semana, que resultou na apreensão de milhões de dólares em supercarros. O apelido é um pouco diferente de seu nome de usuário do fórum onde o encontramos exibindo sua coleção.
Na prisão de Surin, na Espanha, neste último fim de semana, as autoridades apreenderam os veículos listados abaixo na Suíça e no Reino Unido. Esses carros são o que acreditamos ser somente uma parte de sua incrível coleção:
Bugatti Veyron (x2): US$1.680.000 (US$3.360.000)
Enzo Ferrari (x2): US$613.000 (US$1.226.000)
Rolls-Royce Phantom Drophead Coupé: US$491.000
Rolls-Royce Phantom: US$421.500
Ferrari 599 GTB: US$318.000
Ferrari California: US$220.000
Porsche 911 GT3: US$125.000
A coleção inspirou uma fonte da Interpol no depoimento ao tabloide The Sun: "É absolutamente incrível. Esqueça o Poderoso Chefão Don Corleone. Ele é Don Car-leone".
Seria de se esperar um estilo de vida ostensivo, mas apesar de voar pela Europa a "negócios" (que, segundo a polícia europeia, incluem crime organizado e tráfico de drogas) e colecionar alguns dos modelos mais caros e desejados do mundo, Surin tem uma vida reservada. A polícia afirma que ele dirige um "carro humilde" pela Inglaterra e nunca exibia sua riqueza conquistada ilegalmente.
Embora Surin mantivesse sua paixão por supercarros escondida do mundo real, ele a exibia livremente no mundo virtual. Em 2006 Surin criou uma conta anônima no fórum FerrariChat, um ambiente virtual bastante exclusivo para proprietários e admiradores da famosa marca italiana. Era lá que ele participava de discussões sob a alcunha "Icemanbops", um nome de usuário um tanto infame, já que "iceman" é uma gíria inglesa para "traficante de cocaína". Já "Bops" vem do provável nome falso de Alexander Surin, Michael Boparan, um comerciante preso em uma ação aduaneira em 2003 cuja condenação foi anulada devido a um erro da promotoria. Ele já havia cumprido pena por fraudes bancárias.
Há outras contas com o mesmo nome de usuário nos fóruns Pistonheads e em Benzworld, onde ele fala sobre sua SLR roadster e se refere a si próprio como um "fabricante de remédios".
Considerando a discrição com que vivia sua vida (a polícia disse que ele escondeu mais de 1,1 milhão em dinheiro nos carros apreendidos) os detalhes compartilhados por Suri nos fóruns é impressionante.
Fica claro em muitos posts que lemos no FerrariChat que Surin queria ser reconhecido por sua generosidade (comprando carros para seu irmão e esposa) e também o reconhecimento por sua incrível coleção que ele não podia ter na vida real.
A maioria dos membros do fórum elogiava Surin:
"Parabéns!! Gosto de todos os seus tópicos. Por favor, continue postando fotos de sua grande coleção. A maioria aqui pode apenas sonhar em viver a vida que você tem.
"
E que vida, diga-se de passagem.
Os comentários de Surin no fórum são extremamente relevantes, incluindo até dicas sobre a melhor forma de negociar com o revendedor:
"Na Europa é realmente uma questão de conhecer o revendedor e conseguir um pedido. Eles sempre fazem o pedido após o depósito, é só conversar com o agente para garantir que você irá receber a sua o mais rápido possível e então segurar o depósito."
Ele também era surpreendentemente bem relacionado com o pessoal da Ferrari, chegando a compartilhar informações sobre a Ferrari 599 GTO, que só foi lançada na semana passada na China, em fevereiro de 2009 (!!):
Só quero avisar que a Ferrari está preparando uma 599 GTO. Será uma edição limitadíssima, disponível apenas para proprietários de Ferrari escolhidos pela fábrica. Contarei mais quando souber mais detalhes. O carro será lançado no final deste ano.
Tirando o prazo, ele estava completamente certo.
Nem todos conversavam com "Icemanbops". A maioria por que não acreditava que alguém pudesse ter todos aqueles carros. Certa vez outro membro disse que o pedido de ajuda de Surin para localizar uma Enzo era papo furado, sem saber com quem estava lidando.
Surin sentiu-se ofendido e respondeu:
Sem dúvia que você já viu ou ouviu isso antes. Não estou aqui para gastar o tempo de ninguém. Entrei nesse fórum e simplesmente pedi ajuda às pessoas que têm real interesse e respeito por essa marca. Eu poderia comprar o primeiro carro caro que me oferecessem, mas não faria sentido e não é como eu conduzo minha vida e meus negócios. Eu também gosto da caça.
Parece que ninguém perguntou que tipo de negócios, e ele nunca contou. Quando alguém o pressionava para provar que realmente comprou a Enzo, ele dizia que faria qualquer coisa para provar que o carro era dele, exceto posar ao lado do modelo. "Responderei todas as perguntas e atenderei a todos os pedidos de fotos (do carro)". Seu irmão, contudo, ele mostrava nas fotos.
Surin saiu dos fóruns depois de abril de 2008 e voltou em outubro para contar sobre a nova Enzo que havia comprado (sua segunda). Novamente enfrentou o ceticismo das pessoas em relação a quem estava no outro lado do fórum de discussão. De modo sereno e tranquilo ele retirou-se do fórum:
"Senhores
Fui ofendido quando tive minha integridade questionada. Aconteceu neste tópico e no tópico sobre a Enzo do Líbano, cinco anos atrás. Estou deixando o F-chat como participante ativo, deveria ser um fórum para compartilhar informações, convidar e envolver entusiastas desta marca tão especial. Falei sobre os futuros carros da maca e sobre os carros que possuo. Contudo, estou cansado de me defender. Quero somente aproveitar os carros que tenho e os que terei.
Não estou ressentido, apenas cansado. A parti de agora vou curtir os carros e guardar minhas opiniões para mim. Se me encontrarem por aí, deem um grito ou um toque que a gente conversa. Fiquem bem.
Até mais
Mike."
Ele voltou, mais uma vez, para falar sobre seu descontentamento com a Ferrari California ("Nem minha esposa dirigiu") e para contar sobre a compra de um Bugatti. Seu último post foi em agosto de 2009 e falava sobre quem seria o primeiro a comprar a Ferrari 458 Italia. Não foi a última vez que ele entrou no FerrariChat. De acordo com seu perfil, o último acesso foi em 13 de março, às 5h46. Desde então ele não postou e agora excluiu o perfil. Estaria fugindo da polícia? Ele sabia que estava sendo procurado?
Este é um suposto vídeo de Surin/Boparan saindo com uma de suas Ferrari Enzo.
O porta-voz do governo britânico confirmou ao Jalopnik que eles encontraram um grande número de carros, incluindo os listados acima, mas não tinham mais informações sobre o que mais estava sendo procurado. Considerando o que vimos no FerrariChat, é claro que há mais por aí.
F J



O novo apelido do chefe do crime organizado internacional, Alexander Surin, é "Don Car-leone" depois da prisão deste último fim de semana, que resultou na apreensão de milhões de dólares em supercarros. O apelido é um pouco diferente de seu nome de usuário do fórum onde o encontramos exibindo sua coleção.
Na prisão de Surin, na Espanha, neste último fim de semana, as autoridades apreenderam os veículos listados abaixo na Suíça e no Reino Unido. Esses carros são o que acreditamos ser somente uma parte de sua incrível coleção:
Bugatti Veyron (x2): US$1.680.000 (US$3.360.000)
Enzo Ferrari (x2): US$613.000 (US$1.226.000)
Rolls-Royce Phantom Drophead Coupé: US$491.000
Rolls-Royce Phantom: US$421.500
Ferrari 599 GTB: US$318.000
Ferrari California: US$220.000
Porsche 911 GT3: US$125.000
A coleção inspirou uma fonte da Interpol no depoimento ao tabloide The Sun: "É absolutamente incrível. Esqueça o Poderoso Chefão Don Corleone. Ele é Don Car-leone".
Seria de se esperar um estilo de vida ostensivo, mas apesar de voar pela Europa a "negócios" (que, segundo a polícia europeia, incluem crime organizado e tráfico de drogas) e colecionar alguns dos modelos mais caros e desejados do mundo, Surin tem uma vida reservada. A polícia afirma que ele dirige um "carro humilde" pela Inglaterra e nunca exibia sua riqueza conquistada ilegalmente.
Embora Surin mantivesse sua paixão por supercarros escondida do mundo real, ele a exibia livremente no mundo virtual. Em 2006 Surin criou uma conta anônima no fórum FerrariChat, um ambiente virtual bastante exclusivo para proprietários e admiradores da famosa marca italiana. Era lá que ele participava de discussões sob a alcunha "Icemanbops", um nome de usuário um tanto infame, já que "iceman" é uma gíria inglesa para "traficante de cocaína". Já "Bops" vem do provável nome falso de Alexander Surin, Michael Boparan, um comerciante preso em uma ação aduaneira em 2003 cuja condenação foi anulada devido a um erro da promotoria. Ele já havia cumprido pena por fraudes bancárias.
Há outras contas com o mesmo nome de usuário nos fóruns Pistonheads e em Benzworld, onde ele fala sobre sua SLR roadster e se refere a si próprio como um "fabricante de remédios".
Considerando a discrição com que vivia sua vida (a polícia disse que ele escondeu mais de 1,1 milhão em dinheiro nos carros apreendidos) os detalhes compartilhados por Suri nos fóruns é impressionante.
Fica claro em muitos posts que lemos no FerrariChat que Surin queria ser reconhecido por sua generosidade (comprando carros para seu irmão e esposa) e também o reconhecimento por sua incrível coleção que ele não podia ter na vida real.
A maioria dos membros do fórum elogiava Surin:
"Parabéns!! Gosto de todos os seus tópicos. Por favor, continue postando fotos de sua grande coleção. A maioria aqui pode apenas sonhar em viver a vida que você tem.

E que vida, diga-se de passagem.
Os comentários de Surin no fórum são extremamente relevantes, incluindo até dicas sobre a melhor forma de negociar com o revendedor:
"Na Europa é realmente uma questão de conhecer o revendedor e conseguir um pedido. Eles sempre fazem o pedido após o depósito, é só conversar com o agente para garantir que você irá receber a sua o mais rápido possível e então segurar o depósito."
Ele também era surpreendentemente bem relacionado com o pessoal da Ferrari, chegando a compartilhar informações sobre a Ferrari 599 GTO, que só foi lançada na semana passada na China, em fevereiro de 2009 (!!):
Só quero avisar que a Ferrari está preparando uma 599 GTO. Será uma edição limitadíssima, disponível apenas para proprietários de Ferrari escolhidos pela fábrica. Contarei mais quando souber mais detalhes. O carro será lançado no final deste ano.
Tirando o prazo, ele estava completamente certo.
Nem todos conversavam com "Icemanbops". A maioria por que não acreditava que alguém pudesse ter todos aqueles carros. Certa vez outro membro disse que o pedido de ajuda de Surin para localizar uma Enzo era papo furado, sem saber com quem estava lidando.
Surin sentiu-se ofendido e respondeu:
Sem dúvia que você já viu ou ouviu isso antes. Não estou aqui para gastar o tempo de ninguém. Entrei nesse fórum e simplesmente pedi ajuda às pessoas que têm real interesse e respeito por essa marca. Eu poderia comprar o primeiro carro caro que me oferecessem, mas não faria sentido e não é como eu conduzo minha vida e meus negócios. Eu também gosto da caça.
Parece que ninguém perguntou que tipo de negócios, e ele nunca contou. Quando alguém o pressionava para provar que realmente comprou a Enzo, ele dizia que faria qualquer coisa para provar que o carro era dele, exceto posar ao lado do modelo. "Responderei todas as perguntas e atenderei a todos os pedidos de fotos (do carro)". Seu irmão, contudo, ele mostrava nas fotos.
Surin saiu dos fóruns depois de abril de 2008 e voltou em outubro para contar sobre a nova Enzo que havia comprado (sua segunda). Novamente enfrentou o ceticismo das pessoas em relação a quem estava no outro lado do fórum de discussão. De modo sereno e tranquilo ele retirou-se do fórum:
"Senhores
Fui ofendido quando tive minha integridade questionada. Aconteceu neste tópico e no tópico sobre a Enzo do Líbano, cinco anos atrás. Estou deixando o F-chat como participante ativo, deveria ser um fórum para compartilhar informações, convidar e envolver entusiastas desta marca tão especial. Falei sobre os futuros carros da maca e sobre os carros que possuo. Contudo, estou cansado de me defender. Quero somente aproveitar os carros que tenho e os que terei.
Não estou ressentido, apenas cansado. A parti de agora vou curtir os carros e guardar minhas opiniões para mim. Se me encontrarem por aí, deem um grito ou um toque que a gente conversa. Fiquem bem.
Até mais
Mike."
Ele voltou, mais uma vez, para falar sobre seu descontentamento com a Ferrari California ("Nem minha esposa dirigiu") e para contar sobre a compra de um Bugatti. Seu último post foi em agosto de 2009 e falava sobre quem seria o primeiro a comprar a Ferrari 458 Italia. Não foi a última vez que ele entrou no FerrariChat. De acordo com seu perfil, o último acesso foi em 13 de março, às 5h46. Desde então ele não postou e agora excluiu o perfil. Estaria fugindo da polícia? Ele sabia que estava sendo procurado?
Este é um suposto vídeo de Surin/Boparan saindo com uma de suas Ferrari Enzo.
O porta-voz do governo britânico confirmou ao Jalopnik que eles encontraram um grande número de carros, incluindo os listados acima, mas não tinham mais informações sobre o que mais estava sendo procurado. Considerando o que vimos no FerrariChat, é claro que há mais por aí.
F J