A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
*** Legal... ***

Desde que surgiram, os computadores têm saciado o desejo de se reproduzir virtualmente todas as fantasias do mundo real. Elas passaram a ser acessíveis a qualquer pessoa com um PC, seja no escritório, ou em casa, no quarto... Alguns pensaram em sacanagem. Mas eu quero mesmo é falar dos simuladores de automobilismo.
Não vamos confundir as coisas: joguinhos de corrida surgiram tão logo apareceram os consoles e os fliperamas: Pole Position, Enduro, Final Lap... vocês devem ter muitas histórias pra contar dos tempos de Atari e Playland. Noites em claro, RG falso, brigas com os melhores amigos, o "só mais uma, paiê!". E alguns de vocês clonavam fichas com moldes de silicone e chumbo, que eu sei!
Final Lap 2. Criado pela Namco, a mesma do Pac-Man!
Mas o primeiro simulador, construído com o puro intuito de se reproduzir a experiência de pilotar um carro de corridas, foi o Indianapolis 500, de 1989. Não havia nada que se comparasse. Além da física fiel e rivais com os quais você realmente disputava posições, o Indy 500 já permitia uma série de ajustes finos no fórmula, que alteravam o comportamento dinâmico muito de acordo com o mundo "de verdade". Era algo além do tempo.
Rumores indicam que Noé ajudou a desenvolver o Indianapolis 500
Como nem tudo era perfeito, havia só uma pista (Indianapolis, obviamente) e apenas três carros para se escolher: Lola, March e Penske. Mas a revolução estava feita: David Kaemmer mal sabia que inauguraria um novo universo, e que ao longo de pouco mais de duas décadas, agregaria pilotos reais e virtuais como usuários, em escala global.
A evolução dinâmica do World Circuit é visível. Ou não?
Três anos depois (1992), surgia o World Circuit, de Geoff Crammond. Com uma simulação física ainda mais avançada, o "F1GP" (como ficou conhecido) tinha a vantagem de trazer todas as 16 pistas do calendário da Fórmula 1, com uma fidelidade impressionante para a época. Foi desenvolvido com a colaboração da equipe Footwork e da Honda, e jogou o Indianapolis 500 às traças - até mesmo nos Estados Unidos. Isso alimentou uma guerra saudável. Embora simulassem competições diferentes (F1 e Indy), a verdade é que a disputa estava em outro nível: qual era o simulador mais realista, a ser aclamado pelas revistas (nada de internet na época...) e reverenciado pelos compradores... e piratas! Assim, em 1993, foi lançado o Indycar Racing, ao qual foi respondido dois anos depois com o Grand Prix II - continuação do World Circuit. E este saiu quase junto com o Indycar Racing II. Ufa!
Indycar Racing II. Um verdadeiro mito, mas poucos tinham um PC capaz de rodá-lo
Em 1998, David Kaemmer acabaria com esse toma-lá-dá-cá de uma vez só, lançando o simulador que até hoje é considerado uma referência por muitos. Foi uma revolução em um nível tão agudo, que tudo o que vemos hoje pode ser considerado fruto desta criação. E Geoff Crammond nunca mais encontrou o caminho das pedras. Do que se trata? Aguardem.
F J

Desde que surgiram, os computadores têm saciado o desejo de se reproduzir virtualmente todas as fantasias do mundo real. Elas passaram a ser acessíveis a qualquer pessoa com um PC, seja no escritório, ou em casa, no quarto... Alguns pensaram em sacanagem. Mas eu quero mesmo é falar dos simuladores de automobilismo.
Não vamos confundir as coisas: joguinhos de corrida surgiram tão logo apareceram os consoles e os fliperamas: Pole Position, Enduro, Final Lap... vocês devem ter muitas histórias pra contar dos tempos de Atari e Playland. Noites em claro, RG falso, brigas com os melhores amigos, o "só mais uma, paiê!". E alguns de vocês clonavam fichas com moldes de silicone e chumbo, que eu sei!
Final Lap 2. Criado pela Namco, a mesma do Pac-Man!
Mas o primeiro simulador, construído com o puro intuito de se reproduzir a experiência de pilotar um carro de corridas, foi o Indianapolis 500, de 1989. Não havia nada que se comparasse. Além da física fiel e rivais com os quais você realmente disputava posições, o Indy 500 já permitia uma série de ajustes finos no fórmula, que alteravam o comportamento dinâmico muito de acordo com o mundo "de verdade". Era algo além do tempo.
Rumores indicam que Noé ajudou a desenvolver o Indianapolis 500
Como nem tudo era perfeito, havia só uma pista (Indianapolis, obviamente) e apenas três carros para se escolher: Lola, March e Penske. Mas a revolução estava feita: David Kaemmer mal sabia que inauguraria um novo universo, e que ao longo de pouco mais de duas décadas, agregaria pilotos reais e virtuais como usuários, em escala global.
A evolução dinâmica do World Circuit é visível. Ou não?
Três anos depois (1992), surgia o World Circuit, de Geoff Crammond. Com uma simulação física ainda mais avançada, o "F1GP" (como ficou conhecido) tinha a vantagem de trazer todas as 16 pistas do calendário da Fórmula 1, com uma fidelidade impressionante para a época. Foi desenvolvido com a colaboração da equipe Footwork e da Honda, e jogou o Indianapolis 500 às traças - até mesmo nos Estados Unidos. Isso alimentou uma guerra saudável. Embora simulassem competições diferentes (F1 e Indy), a verdade é que a disputa estava em outro nível: qual era o simulador mais realista, a ser aclamado pelas revistas (nada de internet na época...) e reverenciado pelos compradores... e piratas! Assim, em 1993, foi lançado o Indycar Racing, ao qual foi respondido dois anos depois com o Grand Prix II - continuação do World Circuit. E este saiu quase junto com o Indycar Racing II. Ufa!
Indycar Racing II. Um verdadeiro mito, mas poucos tinham um PC capaz de rodá-lo
Em 1998, David Kaemmer acabaria com esse toma-lá-dá-cá de uma vez só, lançando o simulador que até hoje é considerado uma referência por muitos. Foi uma revolução em um nível tão agudo, que tudo o que vemos hoje pode ser considerado fruto desta criação. E Geoff Crammond nunca mais encontrou o caminho das pedras. Do que se trata? Aguardem.
F J
Power...
Re: A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
To be continue....
Saudosismo ae... eu jogava World Circuit direto...
Saudosismo ae... eu jogava World Circuit direto...
- Velha Guarda
- Mensagens: 16149
- Registrado em: Qui Dez 25, 2008 1:35 am
- Localização: Campinas-SP
Re: A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
Nosssaaaa eu me quebrava no Indianapolis 500 iahaiuhaiuhau
Punto Sporting
Laranja Spot
Huricane HA4.120 - Kit 2 vias 6" Pionner Kevlar 220watts - Triaxial 5" Selenium 100watts - Sub Hinor Cruzader 10" 200watts - Buzina Maritima

Laranja Spot
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- Instrutor de Auto Escola
- Mensagens: 1152
- Registrado em: Qui Fev 21, 2008 12:39 am
- Localização: Campo Largo
Re: A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
rsrs..
Olha a parafernalha que tenho em casa.!!

Olha a parafernalha que tenho em casa.!!


Aprecie com moderação
Re: A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
Bru21c escreveu:rsrs..
Olha a parafernalha que tenho em casa.!!
isso se chaqma vício.. uauhauhauhahua
Power...
Re: A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
putz, esse é o meu sonho no meu futuro ape, jogo vg desde 1986, nos antigos msx e joguei muito Indi500 no PC, 200 voltas!. Quando lançar O Gran Turismo 5 completao vou ter que ter e vou ter que comprar o volante Logitech g25, que nem vc bruu. Bruu, bota o volante na estrutura que tao vendendo no Mercado Livre, fica bem melhor de jogar, e no ebay vi até um anel adaptador, para colocar volante de verdade nesse logitech,
Simulador de corrida rules!
Abrs,
Julio
Simulador de corrida rules!
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Julio
- Motorista de Auto Escola
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- Registrado em: Qua Out 01, 2008 2:36 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... tation-_JM
R$288 pra ficar na altura da cadeira...
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- Motorista de Auto Escola
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- Registrado em: Qua Out 01, 2008 2:36 am
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Re: A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
tah super divertido no ML, tem 2 anunciantes que ficam divulgando seus suportes, tem o que passei o anuncio anteriormente, que fica pregando abrir o suporte de pedais do Logitech g25/g27 para inverter os pedais e o outro diz que tem que ficar original, acompanhem:
http://www.cockpit-aguia.com/cockpit-ag ... tidos.html
Abrs,
Julio
PS: anuncio pedal aguia
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... entreg-_JM
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Abrs,
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PS: anuncio pedal aguia
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... entreg-_JM
- Motorista de Auto Escola
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- Registrado em: Qua Out 01, 2008 2:36 am
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Re: A evolução dos simuladores de corrida, parte 1
Para quem vier a se interessar em Automobilistmo Virtual, visite a o site da VVROnline. É o maior portal brasileiro na matéria. O foco são sempre os simuladores lançados, apesar de comentar de jogos arcades de corrida.
Para quem não entende muito, arcade é um jogo de corrida onde o foco é a diversão. Não simula a condução de real do carro ou de danos. Nos simuladores, dados de telemetria dos carros são usados para criar a física do jogo.
http://www.vvronline.com
Os melhores simuladores hoje são netKar PRO, iRacing e GTR2.
Para quem não entende muito, arcade é um jogo de corrida onde o foco é a diversão. Não simula a condução de real do carro ou de danos. Nos simuladores, dados de telemetria dos carros são usados para criar a física do jogo.
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Os melhores simuladores hoje são netKar PRO, iRacing e GTR2.
- Piloto de Autorama
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