Qual o seu touro preferido?

Qual o seu touro preferido? - Jalopnik Brasil
Qual Lamborghini de motor central é o melhor? Como escolher somente um? Meu lado emocional diz que é o Miura, mas meus colhões gritam pelo Countach. É melhor deixar vocês leitores decidirem. Boa sorte.
Miura
O Miura apareceu pela primeira vez no Salão de Turim de 1965. E era apenas o chassi. Multidões se formaram cinco meses mais tarde no Salão de Genebra quando o Miura mostrou sua pele sedutora desenhada pela Bertone. Inspirado no sucesso do Ford GT40, o Miura foi o primeiro carro esportivo de motor central acessível ao homem comum (e podre de rico). Na verdade o DeTomaso Vallelunga apareceu em 1962, mas ninguém deu bola. O Miura mudou tudo. Aqui está o primeiro supercarro do mundo, com um musculoso V12 transversal, montado logo atrás da cabine. Na verdade o termo "supercarro" foi cunhado pelo jornalista L.J.K. Setright em sua avaliação do Miura. Os esportivos de alta performance nunca mais seriam os mesmos.
Prós:
- Absurdamente bonito. Cada curva, cada ângulo, cada ressalto é exatamente perfeito. Até mesmo a veneziana sobre a janela traseira é perfeita. Apesar do motor central, o Miura manteve as proporções vistas em pedaços de tesão sobre rodas como o Jaguar E-Type, somente com uma traseira mais longa. Muito além de bellissimo.
- A Lamborghini estava claramente tentando dar um soco na cara da Ferrari, por isso todos os Miura tinham potentes V12 montados transversalmente. Com até 395 cv armazenados logo atrás do esqueleto do motorista, não era só a carroceria a parte sexy do carro.
Contras:
- Devido à decisão da Lamborghini em usar carburadores Weber de corrida, a gasolina poderia acumular enquanto o carro ficasse parado no semáforo. Quando o motorista pisasse no acelerador, o motor pegava fogo. Um pequeno preço a pagar por toda aquela beleza, se quiser saber o que achamos disso.
- O tanque de combustível montado na dianteira ficava mais leve à medida que esvaziava, deixando o carro um pouco instável. Por isso os passeios em alta velocidade eram apenas para os bravos. Como os Lamborghini só podiam ser comprados por malucos, não era realmente um problema.
- Embora Setright tenha descrito o Miura como "supercarro" na revista Car, a Ferrari Daytona superava o Lambo, mesmo com seu motor dianteiro.
Tome nota:
O Xá do Irã teve um, que foi confiscado pelos Aiatolás depois da revolução de 1979. Esse Miura foi vendido a Dubai e mais tarde comprado por Nicolas Cage por 490.000 dólares, o valor mais alto já pago por um Miura.
Frank Sinatra teve um Miura laranja, com couro da mesma cor da carroceria e carpetes peluciados.
Countach
Se o Miura chocou a todos em Turim e Genebra, a estreia do Countach em 1971 foi uma mudança de paradigmas. O pouso na Lua. Colombo pisando no Novo Mundo. Já passaram 35 anos e o Countach ainda parece agressivo. O verdadeiro símbolo do excesso. Seu projeto foi tão inovador que a Lamborghini pode produzir o Countach de 1974 a 1990, um feito memorável no mundo dos supercarros. O plano deles, claro, era continuar enchendo motores cada vez mais loucos na traseira enquanto cortavam saídas e entradas de ar em qualquer parte lisa da carroceria. Na época do Countach 25th Anniversary, em 1988, o pobre carro parecia mais um Transformer que o estonteante objeto desenhado por Marcello Gandini, o mesmo homem que desenhou o Miura, a Ferrari Dino e o DeTomaso Pantera. Achamos que o LP500S é o über-Countach. Sabe por quê? Qualquer Countach é incrível, basta imaginar qual o seu favorito.
Prós:
- Portas tesoura
- Enquanto a maioria dos Lamborghini foram batizados com nome de touros, a palavra Countach, em uma tradução grosseira, significa "Caramba! Você viu a bunda dela?"
- Ainda é completamente insano como foi na época. Assim como o SR-71. Não há como torná-lo mais perfeito.
- Quase no final de sua vida, o desempenho passou a corresponder ao impacto visual.
- Você teve um pôster ou uma miniatura do Countach quando estava na escola (se tiver mais de 25 anos).
Contras:
- Countach hoje é sinônimo de cocaína.
- Parece com 1984.
- Embora seja excêntrico no mais alto grau, ele não tem a beleza sutil e atemporal do Miura.
- É terrível de dirigir. Quente, com uma embreagem feita de cimento e sem visibilidade traseira. Os funcionários da Lamborghini aprenderam mais tarde que era mais fácil abrir a porta e sentar na soleira para manobrar o carro.
- Tivemos pôsteres e miniaturas porque éramos adolescentes desmiolados de 15 anos.
Tome nota:
A Lamborghini fez três modelos especiais da Walter Wolf com um V12 de 450 cv que girava a 7900 rpm. Como esses Wolf Countach foram baseados nos LP400 (embora com para-lamas mais largos para os enormes Pirelli P7) eles tinham um desempenho incrível sem a excentricidade dos modelos seguintes.
Murcielago LP670-4
Ainda lembramos da primeira vez que vimos o Murcielago no Salão de Los Angeles de 2002. Ficamos deslumbrados. Era um carro largo como uma picape grande e ainda assim tão baixo que nem chegava à altura da virilha. Contudo, em 2003, no outro lado daquele salão estava a nova Ferrari Enzo. O Murcielago, só como comparação, não tinha aquilo. Tudo mudou em 2006 quando a Lamborghini lançou o LP640. Equipado com um V12 maior, de 6,5 litros (ainda montado na traseira), o Murcielago agora produzia 650 cv e tinha uma aceleração do tipo "meudeusdoceu" (com 3,4 segundos, enquanto a Enzo, muito mais leve, levava 3,3 segundos). Simplesmente adoramos as tomadas de ar assimétricas e o fato de ser possível colocar metade da perna pelo imenso escapamento. O LP670-4 ficou despudoradamente ainda melhor e mais leve. Já falamos que ele tinha uma versão roadster? Que carro...
Prós:
- Por incrível que pareça, o Murcielago foi desenhado por um belga (Luc Donckerwolke - Jeremy Clarkson não cansa de lembrar isso), e tem uma aparência esplêndida. Baseado nos melhores elementos do Countach, Donckerwolke conseguiu criar um estilo distinto e moderno, que é reconhecido instantaneamente como um Lamborghini. Compare o LP670-4 à Ferrari 599 GTB e veja como o cavalo rampante parece um Corvette com roupas engraçadas.
- Portas tipo tesoura, ainda isso
- Asas de morcego
- Carroceria assimétrica, algo que agora deixou de ser exclusividade dos SUV britânicos
- Interior feito pela Audi
- Sistema de controle de arrancada tipo F1. Adoramos isso.
- Batman tem um (na verdade, não. Mas teria...)
Contras:
- Enquanto o Miura e o Countach foram projetos inovadores que deixaram o mundo dos carros de joelhos, o Murcielago é somente uma evolução dos Lambos do passado. Gostamos de olhar para ele, mas há algo retrô e derivativo.
- A divisão de torque 70/30 é legal, mas não dava pra ter feito o Murcielago com tração traseira e tirado uns quilos? E melhorado a direção?
- Espere 1 km/l. Em declives.
- O nome é difícil de pronunciar.
Tome nota:
Kobe Bryant comprou um para sua esposa. Ela só ficou incomodada por ter que mudar as marchas. Então ele teve o modelo manual trocado por um automático pela bagatela de 100.000 dólares.
Da Wikipedia: "O nome Murciélago vem de um touro que sobreviveu a 24 golpes de espada em uma tourada no ano de 1879 em Córdoba, e lutou com tanta furia que o matador decidiu poupar sua vida, uma rara honraria". Só estamos curiosos para saber o que teria pensado o matador depois do vigésimo-terceiro golpe de espada.
Conclusão:
Aí estão. Três carros absolutamente desejados. Mas e se tivéssemos somente uma vaga de estacionamento? Pra nós, o LP670-4 fica. Contudo, no momento em que decidimos isso, pensamos que talvez fosse melhor o Miura. E se nos convencermos que é o Miura, vamos achar que é impossível rejeitar o Countach. É uma decisão difícil. E vocês? Ouviriam o cérebro, o coração ou os colhões?
Qual Lamborghini de motor central é o melhor? Como escolher somente um? Meu lado emocional diz que é o Miura, mas meus colhões gritam pelo Countach. É melhor deixar vocês leitores decidirem. Boa sorte.
Miura
O Miura apareceu pela primeira vez no Salão de Turim de 1965. E era apenas o chassi. Multidões se formaram cinco meses mais tarde no Salão de Genebra quando o Miura mostrou sua pele sedutora desenhada pela Bertone. Inspirado no sucesso do Ford GT40, o Miura foi o primeiro carro esportivo de motor central acessível ao homem comum (e podre de rico). Na verdade o DeTomaso Vallelunga apareceu em 1962, mas ninguém deu bola. O Miura mudou tudo. Aqui está o primeiro supercarro do mundo, com um musculoso V12 transversal, montado logo atrás da cabine. Na verdade o termo "supercarro" foi cunhado pelo jornalista L.J.K. Setright em sua avaliação do Miura. Os esportivos de alta performance nunca mais seriam os mesmos.
Prós:
- Absurdamente bonito. Cada curva, cada ângulo, cada ressalto é exatamente perfeito. Até mesmo a veneziana sobre a janela traseira é perfeita. Apesar do motor central, o Miura manteve as proporções vistas em pedaços de tesão sobre rodas como o Jaguar E-Type, somente com uma traseira mais longa. Muito além de bellissimo.
- A Lamborghini estava claramente tentando dar um soco na cara da Ferrari, por isso todos os Miura tinham potentes V12 montados transversalmente. Com até 395 cv armazenados logo atrás do esqueleto do motorista, não era só a carroceria a parte sexy do carro.
Contras:
- Devido à decisão da Lamborghini em usar carburadores Weber de corrida, a gasolina poderia acumular enquanto o carro ficasse parado no semáforo. Quando o motorista pisasse no acelerador, o motor pegava fogo. Um pequeno preço a pagar por toda aquela beleza, se quiser saber o que achamos disso.
- O tanque de combustível montado na dianteira ficava mais leve à medida que esvaziava, deixando o carro um pouco instável. Por isso os passeios em alta velocidade eram apenas para os bravos. Como os Lamborghini só podiam ser comprados por malucos, não era realmente um problema.
- Embora Setright tenha descrito o Miura como "supercarro" na revista Car, a Ferrari Daytona superava o Lambo, mesmo com seu motor dianteiro.
Tome nota:
O Xá do Irã teve um, que foi confiscado pelos Aiatolás depois da revolução de 1979. Esse Miura foi vendido a Dubai e mais tarde comprado por Nicolas Cage por 490.000 dólares, o valor mais alto já pago por um Miura.
Frank Sinatra teve um Miura laranja, com couro da mesma cor da carroceria e carpetes peluciados.
Countach
Se o Miura chocou a todos em Turim e Genebra, a estreia do Countach em 1971 foi uma mudança de paradigmas. O pouso na Lua. Colombo pisando no Novo Mundo. Já passaram 35 anos e o Countach ainda parece agressivo. O verdadeiro símbolo do excesso. Seu projeto foi tão inovador que a Lamborghini pode produzir o Countach de 1974 a 1990, um feito memorável no mundo dos supercarros. O plano deles, claro, era continuar enchendo motores cada vez mais loucos na traseira enquanto cortavam saídas e entradas de ar em qualquer parte lisa da carroceria. Na época do Countach 25th Anniversary, em 1988, o pobre carro parecia mais um Transformer que o estonteante objeto desenhado por Marcello Gandini, o mesmo homem que desenhou o Miura, a Ferrari Dino e o DeTomaso Pantera. Achamos que o LP500S é o über-Countach. Sabe por quê? Qualquer Countach é incrível, basta imaginar qual o seu favorito.
Prós:
- Portas tesoura
- Enquanto a maioria dos Lamborghini foram batizados com nome de touros, a palavra Countach, em uma tradução grosseira, significa "Caramba! Você viu a bunda dela?"
- Ainda é completamente insano como foi na época. Assim como o SR-71. Não há como torná-lo mais perfeito.
- Quase no final de sua vida, o desempenho passou a corresponder ao impacto visual.
- Você teve um pôster ou uma miniatura do Countach quando estava na escola (se tiver mais de 25 anos).
Contras:
- Countach hoje é sinônimo de cocaína.
- Parece com 1984.
- Embora seja excêntrico no mais alto grau, ele não tem a beleza sutil e atemporal do Miura.
- É terrível de dirigir. Quente, com uma embreagem feita de cimento e sem visibilidade traseira. Os funcionários da Lamborghini aprenderam mais tarde que era mais fácil abrir a porta e sentar na soleira para manobrar o carro.
- Tivemos pôsteres e miniaturas porque éramos adolescentes desmiolados de 15 anos.
Tome nota:
A Lamborghini fez três modelos especiais da Walter Wolf com um V12 de 450 cv que girava a 7900 rpm. Como esses Wolf Countach foram baseados nos LP400 (embora com para-lamas mais largos para os enormes Pirelli P7) eles tinham um desempenho incrível sem a excentricidade dos modelos seguintes.
Murcielago LP670-4
Ainda lembramos da primeira vez que vimos o Murcielago no Salão de Los Angeles de 2002. Ficamos deslumbrados. Era um carro largo como uma picape grande e ainda assim tão baixo que nem chegava à altura da virilha. Contudo, em 2003, no outro lado daquele salão estava a nova Ferrari Enzo. O Murcielago, só como comparação, não tinha aquilo. Tudo mudou em 2006 quando a Lamborghini lançou o LP640. Equipado com um V12 maior, de 6,5 litros (ainda montado na traseira), o Murcielago agora produzia 650 cv e tinha uma aceleração do tipo "meudeusdoceu" (com 3,4 segundos, enquanto a Enzo, muito mais leve, levava 3,3 segundos). Simplesmente adoramos as tomadas de ar assimétricas e o fato de ser possível colocar metade da perna pelo imenso escapamento. O LP670-4 ficou despudoradamente ainda melhor e mais leve. Já falamos que ele tinha uma versão roadster? Que carro...
Prós:
- Por incrível que pareça, o Murcielago foi desenhado por um belga (Luc Donckerwolke - Jeremy Clarkson não cansa de lembrar isso), e tem uma aparência esplêndida. Baseado nos melhores elementos do Countach, Donckerwolke conseguiu criar um estilo distinto e moderno, que é reconhecido instantaneamente como um Lamborghini. Compare o LP670-4 à Ferrari 599 GTB e veja como o cavalo rampante parece um Corvette com roupas engraçadas.
- Portas tipo tesoura, ainda isso
- Asas de morcego
- Carroceria assimétrica, algo que agora deixou de ser exclusividade dos SUV britânicos
- Interior feito pela Audi
- Sistema de controle de arrancada tipo F1. Adoramos isso.
- Batman tem um (na verdade, não. Mas teria...)
Contras:
- Enquanto o Miura e o Countach foram projetos inovadores que deixaram o mundo dos carros de joelhos, o Murcielago é somente uma evolução dos Lambos do passado. Gostamos de olhar para ele, mas há algo retrô e derivativo.
- A divisão de torque 70/30 é legal, mas não dava pra ter feito o Murcielago com tração traseira e tirado uns quilos? E melhorado a direção?
- Espere 1 km/l. Em declives.
- O nome é difícil de pronunciar.
Tome nota:
Kobe Bryant comprou um para sua esposa. Ela só ficou incomodada por ter que mudar as marchas. Então ele teve o modelo manual trocado por um automático pela bagatela de 100.000 dólares.
Da Wikipedia: "O nome Murciélago vem de um touro que sobreviveu a 24 golpes de espada em uma tourada no ano de 1879 em Córdoba, e lutou com tanta furia que o matador decidiu poupar sua vida, uma rara honraria". Só estamos curiosos para saber o que teria pensado o matador depois do vigésimo-terceiro golpe de espada.
Conclusão:
Aí estão. Três carros absolutamente desejados. Mas e se tivéssemos somente uma vaga de estacionamento? Pra nós, o LP670-4 fica. Contudo, no momento em que decidimos isso, pensamos que talvez fosse melhor o Miura. E se nos convencermos que é o Miura, vamos achar que é impossível rejeitar o Countach. É uma decisão difícil. E vocês? Ouviriam o cérebro, o coração ou os colhões?