Fiat apresenta o Punto Turbo
Fiat apresenta o Punto Turbo
link da noticia...
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/punto-turbo.htm
Há um bom tempo a Fiat despista os jornalistas com relação a seus lançamentos em território nacional. A desculpa é sempre a mesma: "Testamos os mais diversos carros e aplicações a nossos carros em todos os lugares, para que possamos ter na prateleira produtos que o mercado eventualmente demande". E nós da imprensa fingimos que acreditamos...
Desta vez, ao colocar uma versão Turbo do Punto no evento Quatro Rodas Experience, no autódromo José Carlos Pace — Interlagos — em São Paulo, SP, a conversa foi um pouco diferente, mas o teor foi o mesmo. Oficialmente, é apenas um estudo e a Fiat nega que o Punto Turbo será lançado em nosso mercado. Mas os indícios são cada vez mais fortes para que, em breve, essa versão figure no portifólio brasileiro da marca italiana.
No evento havia quatro unidades do carro com esse motor, disponíveis ao público para experimentação no circuito. Baseado no Punto Sporting de 1,8 litro e aspiração natural, o carro sofreu algumas modificações. Recebeu defletor dianteiro, soleiras esportivas e aplique no pára-choque traseiro, um conjunto aerodinâmico já disponível para o Punto. Ganhou também as rodas de 17 pol do Stilo Abarth que, apesar de não serem exclusivas, caíram muito bem.
Internamente mudou somente o quadro de instrumentos, que passou a ter fundo branco e grafia do computador de bordo diferente da usada no Punto atual. Esse quadro é o mesmo da versão estrangeira do sedã Linea, a ser lançado em breve no Brasil. A alteração foi necessária porque os módulos de controle do motor são todos interligados, inclusive ao painel. Vale lembrar que o Linea também deverá ser equipado com esse motor (saiba mais). Na parte mecânica, além do motor importado da Itália, houve alteração nas molas e amortecedores e no conjunto de freios, que ganhou discos nas rodas traseiras.
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/punto-turbo.htm
Há um bom tempo a Fiat despista os jornalistas com relação a seus lançamentos em território nacional. A desculpa é sempre a mesma: "Testamos os mais diversos carros e aplicações a nossos carros em todos os lugares, para que possamos ter na prateleira produtos que o mercado eventualmente demande". E nós da imprensa fingimos que acreditamos...
Desta vez, ao colocar uma versão Turbo do Punto no evento Quatro Rodas Experience, no autódromo José Carlos Pace — Interlagos — em São Paulo, SP, a conversa foi um pouco diferente, mas o teor foi o mesmo. Oficialmente, é apenas um estudo e a Fiat nega que o Punto Turbo será lançado em nosso mercado. Mas os indícios são cada vez mais fortes para que, em breve, essa versão figure no portifólio brasileiro da marca italiana.
No evento havia quatro unidades do carro com esse motor, disponíveis ao público para experimentação no circuito. Baseado no Punto Sporting de 1,8 litro e aspiração natural, o carro sofreu algumas modificações. Recebeu defletor dianteiro, soleiras esportivas e aplique no pára-choque traseiro, um conjunto aerodinâmico já disponível para o Punto. Ganhou também as rodas de 17 pol do Stilo Abarth que, apesar de não serem exclusivas, caíram muito bem.
Internamente mudou somente o quadro de instrumentos, que passou a ter fundo branco e grafia do computador de bordo diferente da usada no Punto atual. Esse quadro é o mesmo da versão estrangeira do sedã Linea, a ser lançado em breve no Brasil. A alteração foi necessária porque os módulos de controle do motor são todos interligados, inclusive ao painel. Vale lembrar que o Linea também deverá ser equipado com esse motor (saiba mais). Na parte mecânica, além do motor importado da Itália, houve alteração nas molas e amortecedores e no conjunto de freios, que ganhou discos nas rodas traseiras.
Rodas >> OK, Adesivos >> OK, personalização na pintura>> OK
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1628
- Registrado em: Sex Mar 07, 2008 4:41 pm
- Localização: Santos/SP
É difícil imaginar que a Fiat não acredite nesse produto depois de andar com o carro. Considerando que as condições de avaliação foram muito limitadas, foi possível perceber que esse motor complementa o brilho do acerto de suspensão que o Punto já demonstrava. No evento estávamos restritos à velocidade máxima de 130 km/h e não havia muita liberdade nas curvas, pois havia outros carros circulando na pista. Apesar dessas barreiras, foi possível notar que o conjunto de motor e câmbio do Punto Turbo é muito bem acertado.
O motor de 1,4 litro — baseado no Fire que equipa a versão ELX nacional — traz duplo comando, quatro válvulas por cilindro e um turbocompressor Garrett IHI. No Grande Punto Abarth italiano, do qual foi trazido, produz a potência de 155 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 23,5 m.kgf a 3.000 rpm. Aqui poderão ocorrer pequenas mudanças nos valores, pelo uso de gasolina com álcool.
Não é um carro que joga o motorista contra o banco e o faz ficar atento às reações do turbo, como o antigo Uno Turbo de mesma cilindrada e 118 cv. Pelo contrário, é gradual e sereno, transmitindo segurança e controle. Nota-se que o turbo entra de maneira bem uniforme e, por volta de 3.500 rpm, passa a empurrar o carro com o vigor e a força esperados. As mudanças de marchas são precisas, apesar do curso do câmbio um pouco longo para um carro esportivo. A Fiat poderia rever este aspecto. As relações de marcha estão perfeitas, com o carro rodando suavemente na faixa de 120-130 km/h. O acerto de suspensão pareceu muito bom também. Mesmo provocado com aceleração total no meio da curva, o Punto não desgarrou de frente como era esperado.
O motor de 1,4 litro — baseado no Fire que equipa a versão ELX nacional — traz duplo comando, quatro válvulas por cilindro e um turbocompressor Garrett IHI. No Grande Punto Abarth italiano, do qual foi trazido, produz a potência de 155 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 23,5 m.kgf a 3.000 rpm. Aqui poderão ocorrer pequenas mudanças nos valores, pelo uso de gasolina com álcool.
Não é um carro que joga o motorista contra o banco e o faz ficar atento às reações do turbo, como o antigo Uno Turbo de mesma cilindrada e 118 cv. Pelo contrário, é gradual e sereno, transmitindo segurança e controle. Nota-se que o turbo entra de maneira bem uniforme e, por volta de 3.500 rpm, passa a empurrar o carro com o vigor e a força esperados. As mudanças de marchas são precisas, apesar do curso do câmbio um pouco longo para um carro esportivo. A Fiat poderia rever este aspecto. As relações de marcha estão perfeitas, com o carro rodando suavemente na faixa de 120-130 km/h. O acerto de suspensão pareceu muito bom também. Mesmo provocado com aceleração total no meio da curva, o Punto não desgarrou de frente como era esperado.
Rodas >> OK, Adesivos >> OK, personalização na pintura>> OK
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1628
- Registrado em: Sex Mar 07, 2008 4:41 pm
- Localização: Santos/SP
Enfim, neste primeiro contato com o protótipo, ainda sujeito a alterações, foi possível notar que o Punto Turbo tem um conjunto motor-câmbio de primeira grandeza e acerto de suspensão adequado, o suficiente para torná-lo um carro muito prazeroso. O Punto já demonstrou que caiu no gosto dos brasileiros e uma versão mais quente tem tudo para reforçar ainda mais sua imagem.
Rodas >> OK, Adesivos >> OK, personalização na pintura>> OK
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1628
- Registrado em: Sex Mar 07, 2008 4:41 pm
- Localização: Santos/SP
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
Show de bola...
Até que o KIT Aerodinâmico não fica tão feio!
Mas preciso ver pessoalmente!
Até que o KIT Aerodinâmico não fica tão feio!
Mas preciso ver pessoalmente!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
eu gosto do kit... pena q nunca vou poder colocar por causa da rampa da minha garagem... como a frente do punto eh comprida, se eu descer rápido ele raspa em baixo do parachoque.. já raspei uma vez
pra mim, nem pensar rebaixar ou kit aerodinamico

pra mim, nem pensar rebaixar ou kit aerodinamico

- Velha Guarda
- Mensagens: 476
- Registrado em: Seg Fev 18, 2008 8:59 am
- Localização: Salvador-BA
Acho que a galera ta se preciptando D+
Esse naum é o punto turbo FINAL !
Esse dai, nada mais é do que o punto sporting com kit aerodinamico mas painel e motor do punto turbo !
a fiat ta fazendo isso
pra testar o motor do turbo
ver como ele reage
As rodas dentre outros componentes não seram esses !
Relaxem galera !
Esse naum é o punto turbo FINAL !
Esse dai, nada mais é do que o punto sporting com kit aerodinamico mas painel e motor do punto turbo !
a fiat ta fazendo isso
pra testar o motor do turbo
ver como ele reage
As rodas dentre outros componentes não seram esses !
Relaxem galera !
- Barbeiro de Auto Escola
- Mensagens: 276
- Registrado em: Ter Fev 19, 2008 11:06 am
- Localização: Sobradinho/DF
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes