Página 1 de 2

Fiat apresenta o Punto Turbo

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 10:39 am
por victornb
link da noticia...
http://www2.uol.com.br/bestcars/testes3/punto-turbo.htm

Há um bom tempo a Fiat despista os jornalistas com relação a seus lançamentos em território nacional. A desculpa é sempre a mesma: "Testamos os mais diversos carros e aplicações a nossos carros em todos os lugares, para que possamos ter na prateleira produtos que o mercado eventualmente demande". E nós da imprensa fingimos que acreditamos...

Desta vez, ao colocar uma versão Turbo do Punto no evento Quatro Rodas Experience, no autódromo José Carlos Pace — Interlagos — em São Paulo, SP, a conversa foi um pouco diferente, mas o teor foi o mesmo. Oficialmente, é apenas um estudo e a Fiat nega que o Punto Turbo será lançado em nosso mercado. Mas os indícios são cada vez mais fortes para que, em breve, essa versão figure no portifólio brasileiro da marca italiana.

No evento havia quatro unidades do carro com esse motor, disponíveis ao público para experimentação no circuito. Baseado no Punto Sporting de 1,8 litro e aspiração natural, o carro sofreu algumas modificações. Recebeu defletor dianteiro, soleiras esportivas e aplique no pára-choque traseiro, um conjunto aerodinâmico já disponível para o Punto. Ganhou também as rodas de 17 pol do Stilo Abarth que, apesar de não serem exclusivas, caíram muito bem.

Internamente mudou somente o quadro de instrumentos, que passou a ter fundo branco e grafia do computador de bordo diferente da usada no Punto atual. Esse quadro é o mesmo da versão estrangeira do sedã Linea, a ser lançado em breve no Brasil. A alteração foi necessária porque os módulos de controle do motor são todos interligados, inclusive ao painel. Vale lembrar que o Linea também deverá ser equipado com esse motor (saiba mais). Na parte mecânica, além do motor importado da Itália, houve alteração nas molas e amortecedores e no conjunto de freios, que ganhou discos nas rodas traseiras.

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 10:39 am
por victornb
É difícil imaginar que a Fiat não acredite nesse produto depois de andar com o carro. Considerando que as condições de avaliação foram muito limitadas, foi possível perceber que esse motor complementa o brilho do acerto de suspensão que o Punto já demonstrava. No evento estávamos restritos à velocidade máxima de 130 km/h e não havia muita liberdade nas curvas, pois havia outros carros circulando na pista. Apesar dessas barreiras, foi possível notar que o conjunto de motor e câmbio do Punto Turbo é muito bem acertado.

O motor de 1,4 litro — baseado no Fire que equipa a versão ELX nacional — traz duplo comando, quatro válvulas por cilindro e um turbocompressor Garrett IHI. No Grande Punto Abarth italiano, do qual foi trazido, produz a potência de 155 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 23,5 m.kgf a 3.000 rpm. Aqui poderão ocorrer pequenas mudanças nos valores, pelo uso de gasolina com álcool.

Não é um carro que joga o motorista contra o banco e o faz ficar atento às reações do turbo, como o antigo Uno Turbo de mesma cilindrada e 118 cv. Pelo contrário, é gradual e sereno, transmitindo segurança e controle. Nota-se que o turbo entra de maneira bem uniforme e, por volta de 3.500 rpm, passa a empurrar o carro com o vigor e a força esperados. As mudanças de marchas são precisas, apesar do curso do câmbio um pouco longo para um carro esportivo. A Fiat poderia rever este aspecto. As relações de marcha estão perfeitas, com o carro rodando suavemente na faixa de 120-130 km/h. O acerto de suspensão pareceu muito bom também. Mesmo provocado com aceleração total no meio da curva, o Punto não desgarrou de frente como era esperado.

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 10:39 am
por victornb
Enfim, neste primeiro contato com o protótipo, ainda sujeito a alterações, foi possível notar que o Punto Turbo tem um conjunto motor-câmbio de primeira grandeza e acerto de suspensão adequado, o suficiente para torná-lo um carro muito prazeroso. O Punto já demonstrou que caiu no gosto dos brasileiros e uma versão mais quente tem tudo para reforçar ainda mais sua imagem.

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 12:52 pm
por AndreBsB
Acho que li um tópico a respeito disso ontem, mas parece que o 'user" que tinha dirigido. :lol:

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 1:18 pm
por socket
Show de bola...
Até que o KIT Aerodinâmico não fica tão feio!

Mas preciso ver pessoalmente!

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 1:28 pm
por AndreBsB
Não gostei dos spoillers. Odeio aquelas emendas. Bom que se eu colocar as R17 do Stilo, vão pensar que meu Punto é turbo! :lol: :lol:

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 3:04 pm
por BadLipe
eu gosto do kit... pena q nunca vou poder colocar por causa da rampa da minha garagem... como a frente do punto eh comprida, se eu descer rápido ele raspa em baixo do parachoque.. já raspei uma vez :(

pra mim, nem pensar rebaixar ou kit aerodinamico :?

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 3:31 pm
por Kareka ABC
Ainda não consegui me firmar c/ esses spoilers...
Tem dia que curto, tem dia que não...

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 3:41 pm
por BaBaCaNa
Acho que a galera ta se preciptando D+
Esse naum é o punto turbo FINAL !

Esse dai, nada mais é do que o punto sporting com kit aerodinamico mas painel e motor do punto turbo !
a fiat ta fazendo isso
pra testar o motor do turbo
ver como ele reage

As rodas dentre outros componentes não seram esses !

Relaxem galera !

MensagemEnviado: Qua Mai 21, 2008 3:43 pm
por BaBaCaNa
Kareka ABC escreveu:Ainda não consegui me firmar c/ esses spoilers...
Tem dia que curto, tem dia que não...


Não há dia que me faça gostar disso ... XUNING !