Cinco argumentos para convencer sua família a te deixar...

*** AHauhauhauhauhauh ***
Cinco argumentos para convencer sua família a te deixar comprar uma moto...

A frase “Pai, vou comprar uma moto” pode ter efeitos devastadores na maior parte das famílias. É como um “estou grávida” dito no meio do jantar em família pela filha caçula ou então um “Yo soy argentino” pelo sujeito folgado no futebol de quinta-feira. Mas se eu consegui superar a pressão familiar e entrar no mundo das duas rodas, você também consegue, com cinco argumentos infalíveis e suas verdades.

Moto é mais barata
O argumento: primeiro e mais convincente para se dizer ao seu pai. É possível comprar uma moto zero bala por meros R$ 5 mil, mais barato até que algumas bicicletas e acessível a um estudante. Por mais que uma R1 custe R$ 60 mil e isso seja muita grana, você jamais conseguirá comprar um carro novo que ultrapasse os 300 km/h pelo mesmo preço.
A verdade: o barato pode sair caro. Uma moto tem mais trocas de óleo e manutenções que um carro. Eu precisei fazer 3 revisões e trocar o óleo do motor cinco vezes até alcançar os 10.000 km, quando se faz a primeira revisão de um carro. Motos de menor cilindrada realmente são baratas e o custo de manutenção é baixo, mas quanto maior a potência, muito maior o custo (uma moto de R$ 20 mil é mais dispendiosa que um carro de R$ 25 mil). Além disso, andar a 300 km/h pode ser um tanto quanto caro, para todos os efeitos. Ah, e não se esqueça de incluir na lista de compras luvas, jaqueta, capacete, capa de chuva...

Moto é mais econômica
O argumento: é possível rodar até 60 km com um litro de gasolina, dependendo do modelo da moto! Vamos pegar uma média de 30 km/l, seria cerca de três vezes mais econômico que um carro mil.
A verdade: você também irá economizar bastante no supermercado, em lojas e nos passeios em família, já que com a moto nada disso é possível. Abastecer também implica, em alguns casos, sofrer preconceito. Alguns postos obrigam você descer do seu veículo e tirar o capacete, senão nada feito. Além disso, fica de fora de TODAS as promoções, já que é sempre necessário abastecer mais de 20 litros para concorrer e sua moto não vai ter um tanque tão grande!

Com uma moto, você não fica preso no trânsito
O argumento: nas maiores cidades do Brasil, ou você está de moto ou está no trânsito. Para chegar no horário na faculdade ou no trabalho, só mesmo sobre duas rodas, cortando o engarrafamento pelo corredor.
A verdade: andar no corredor é algo que motociclista nenhum deveria se orgulhar de fazer. Não depende só da sua habilidade, mas sim da percepção dos motoristas nos carros. Se um deles resolve mudar de faixa sem aviso, aí sim você chega rapidinho - no hospital ou no céu.

A moto é pequena, cabe em qualquer lugar e paga menos no estacionamento
O argumento: cansado de procurar lugar para estacionar ou pagar o absurdo cobrado pelos estacionamentos? A moto é a solução. Cabe entre dois carros, em cima da calçada ou amontoada entre outras dez em uma vaga na rua. Além disso, alguns shoppings, aeroportos e outros lugares não cobram ou pedem menos pelo valor do estacionamento.
A verdade: há muitas motos neste mundo e, se um estacionamento é gratuito, haverá algumas dezenas delas por lá. Já fiquei preso, sem conseguir sair do estacionamento do Aeroporto de Guarulhos de tanta moto parada. O espaço entre os carros comporta uma, mas quase sempre já tem alguém lá. Além disso, você diminui o espaço para barbeiros manobrarem seus carros e ainda corre o risco de levar algumas tocadas.

Você vai se tornar mais estiloso
O argumento: imagine-se de moto, jaqueta de couro ou de cordura da Alpinestar, botas, luvas e aquele capacete descolado da Shark! Puro estilo, hein? As gatas vão cair matando e vão querer dar umas voltinhas de moto, abraçadinhas com você - desde que a sua possante não seja uma 125 encardida e velha de guerra.
A verdade: o estilo muitas vezes é inimigo do conforto. Em motos custom, o jeitão old school compromete a tecnologia, o peso de todos os cromados compromete o conforto na cidade e o sistema de amortecimento hardtail, comum das Harley Davidson, causam dor nas costas depois de passar por algumas maravilhosas ruas brasileiras, cheias de buracos. Em motos esportivas, esqueça as garotas. O banco de trás é pequeno demais, sua namorada vai ficar deitada sobre suas costas e você, já em uma posição não muito cômoda, precisará parar para fazer alongamentos de vez em quando. (Nota da namorada: além disso, todos os caras na rua vão conseguir ver a bunda dela).

Conclusão
Brincadeiras a parte, andar de moto é uma delícia e pegar a estrada com os amigos em um domingo pela manhã é extremamente prazeroso. Podemos falar mal dos motoboys, mas até eles fazem parte de uma comunidade sobre duas rodas que sempre te apoiará. Parece utópico, mas os motociclistas são realmente unidos, a ponto de acabar a sua gasolina no meio da rua e um motoboy ir até o posto buscar um pouco para você – história verídica!
Se você ainda quiser um veículo de duas rodas (depois de todas estas verdades), o ideal é escolher um modelo que atenda às suas necessidades, e não apenas aos seus gostos. Não adianta comprar uma moto custom para enfrentar o trânsito todos os dias, uma esportiva para sair com sua esposa, uma CG 125 para fazer trilhas, ou uma scooter, super econômica, mas que não te dará conforto em estradas. Pegue leve nos corredores, não tente ser o piloto. Cautela na chuva, e nunca esqueça: o pára-choque não é seu capacete!
F J
Cinco argumentos para convencer sua família a te deixar comprar uma moto...

A frase “Pai, vou comprar uma moto” pode ter efeitos devastadores na maior parte das famílias. É como um “estou grávida” dito no meio do jantar em família pela filha caçula ou então um “Yo soy argentino” pelo sujeito folgado no futebol de quinta-feira. Mas se eu consegui superar a pressão familiar e entrar no mundo das duas rodas, você também consegue, com cinco argumentos infalíveis e suas verdades.

Moto é mais barata
O argumento: primeiro e mais convincente para se dizer ao seu pai. É possível comprar uma moto zero bala por meros R$ 5 mil, mais barato até que algumas bicicletas e acessível a um estudante. Por mais que uma R1 custe R$ 60 mil e isso seja muita grana, você jamais conseguirá comprar um carro novo que ultrapasse os 300 km/h pelo mesmo preço.
A verdade: o barato pode sair caro. Uma moto tem mais trocas de óleo e manutenções que um carro. Eu precisei fazer 3 revisões e trocar o óleo do motor cinco vezes até alcançar os 10.000 km, quando se faz a primeira revisão de um carro. Motos de menor cilindrada realmente são baratas e o custo de manutenção é baixo, mas quanto maior a potência, muito maior o custo (uma moto de R$ 20 mil é mais dispendiosa que um carro de R$ 25 mil). Além disso, andar a 300 km/h pode ser um tanto quanto caro, para todos os efeitos. Ah, e não se esqueça de incluir na lista de compras luvas, jaqueta, capacete, capa de chuva...

Moto é mais econômica
O argumento: é possível rodar até 60 km com um litro de gasolina, dependendo do modelo da moto! Vamos pegar uma média de 30 km/l, seria cerca de três vezes mais econômico que um carro mil.
A verdade: você também irá economizar bastante no supermercado, em lojas e nos passeios em família, já que com a moto nada disso é possível. Abastecer também implica, em alguns casos, sofrer preconceito. Alguns postos obrigam você descer do seu veículo e tirar o capacete, senão nada feito. Além disso, fica de fora de TODAS as promoções, já que é sempre necessário abastecer mais de 20 litros para concorrer e sua moto não vai ter um tanque tão grande!

Com uma moto, você não fica preso no trânsito
O argumento: nas maiores cidades do Brasil, ou você está de moto ou está no trânsito. Para chegar no horário na faculdade ou no trabalho, só mesmo sobre duas rodas, cortando o engarrafamento pelo corredor.
A verdade: andar no corredor é algo que motociclista nenhum deveria se orgulhar de fazer. Não depende só da sua habilidade, mas sim da percepção dos motoristas nos carros. Se um deles resolve mudar de faixa sem aviso, aí sim você chega rapidinho - no hospital ou no céu.

A moto é pequena, cabe em qualquer lugar e paga menos no estacionamento
O argumento: cansado de procurar lugar para estacionar ou pagar o absurdo cobrado pelos estacionamentos? A moto é a solução. Cabe entre dois carros, em cima da calçada ou amontoada entre outras dez em uma vaga na rua. Além disso, alguns shoppings, aeroportos e outros lugares não cobram ou pedem menos pelo valor do estacionamento.
A verdade: há muitas motos neste mundo e, se um estacionamento é gratuito, haverá algumas dezenas delas por lá. Já fiquei preso, sem conseguir sair do estacionamento do Aeroporto de Guarulhos de tanta moto parada. O espaço entre os carros comporta uma, mas quase sempre já tem alguém lá. Além disso, você diminui o espaço para barbeiros manobrarem seus carros e ainda corre o risco de levar algumas tocadas.

Você vai se tornar mais estiloso
O argumento: imagine-se de moto, jaqueta de couro ou de cordura da Alpinestar, botas, luvas e aquele capacete descolado da Shark! Puro estilo, hein? As gatas vão cair matando e vão querer dar umas voltinhas de moto, abraçadinhas com você - desde que a sua possante não seja uma 125 encardida e velha de guerra.
A verdade: o estilo muitas vezes é inimigo do conforto. Em motos custom, o jeitão old school compromete a tecnologia, o peso de todos os cromados compromete o conforto na cidade e o sistema de amortecimento hardtail, comum das Harley Davidson, causam dor nas costas depois de passar por algumas maravilhosas ruas brasileiras, cheias de buracos. Em motos esportivas, esqueça as garotas. O banco de trás é pequeno demais, sua namorada vai ficar deitada sobre suas costas e você, já em uma posição não muito cômoda, precisará parar para fazer alongamentos de vez em quando. (Nota da namorada: além disso, todos os caras na rua vão conseguir ver a bunda dela).

Conclusão
Brincadeiras a parte, andar de moto é uma delícia e pegar a estrada com os amigos em um domingo pela manhã é extremamente prazeroso. Podemos falar mal dos motoboys, mas até eles fazem parte de uma comunidade sobre duas rodas que sempre te apoiará. Parece utópico, mas os motociclistas são realmente unidos, a ponto de acabar a sua gasolina no meio da rua e um motoboy ir até o posto buscar um pouco para você – história verídica!
Se você ainda quiser um veículo de duas rodas (depois de todas estas verdades), o ideal é escolher um modelo que atenda às suas necessidades, e não apenas aos seus gostos. Não adianta comprar uma moto custom para enfrentar o trânsito todos os dias, uma esportiva para sair com sua esposa, uma CG 125 para fazer trilhas, ou uma scooter, super econômica, mas que não te dará conforto em estradas. Pegue leve nos corredores, não tente ser o piloto. Cautela na chuva, e nunca esqueça: o pára-choque não é seu capacete!
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