A origem das portas "Lambo"

A origem das portas "Lambo"
.

.
Hoje instaladas em tudo o que existe sobre rodas, de minicarros europeus a projetos de tuning no SEMA Show, as portas do tipo tesoura - Lambo doors para os íntimos - foram introduzidas pelo fabuloso conceito Bertone Carabo, desenhado em 1968 pelo genial Marcello Gandini.
Talvez o maior designer de supercarros de todos os tempos, Gandini criou o Carabo depois do clássico Miura e antes do diabólico Countach - esse último o primeiro Lamborghini de produção a exibir as portas que se tornariam um ícone da marca, precariamente sustentadas pela coluna A através de estruturas hidropneumáticas.
.

.
Feito sobre o chassi do sublime Alfa Romeo Tipo 33, nunca houve intenção de fabricá-lo em série, mas mesmo assim serve como um ótimo exemplo da "era espacial" dos supercarros italianos, entre o final dos anos 60 e início dos 70.
O carro debutou no Salão de Paris de 1968, portando um V8 de 2 litros com faixa vermelha de giros a partir dos 8.000 rpm, originário do próprio Tipo 33.
.
.
Fonte.
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/origem-das-portas-lambo
.

.
Hoje instaladas em tudo o que existe sobre rodas, de minicarros europeus a projetos de tuning no SEMA Show, as portas do tipo tesoura - Lambo doors para os íntimos - foram introduzidas pelo fabuloso conceito Bertone Carabo, desenhado em 1968 pelo genial Marcello Gandini.
Talvez o maior designer de supercarros de todos os tempos, Gandini criou o Carabo depois do clássico Miura e antes do diabólico Countach - esse último o primeiro Lamborghini de produção a exibir as portas que se tornariam um ícone da marca, precariamente sustentadas pela coluna A através de estruturas hidropneumáticas.
.

.
Feito sobre o chassi do sublime Alfa Romeo Tipo 33, nunca houve intenção de fabricá-lo em série, mas mesmo assim serve como um ótimo exemplo da "era espacial" dos supercarros italianos, entre o final dos anos 60 e início dos 70.
O carro debutou no Salão de Paris de 1968, portando um V8 de 2 litros com faixa vermelha de giros a partir dos 8.000 rpm, originário do próprio Tipo 33.
.
.
Fonte.
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/origem-das-portas-lambo