Vedetes do Salão de São Paulo custam muito mais no Brasil

*** Qual a novidade nisso?? ***
O Audi A8 já tem data para estrear no "superfaturado" mercado brasileiro. O sedã grande de extremo luxo será apresentado no Salão de São Paulo e, logo depois, chegará às concessionárias da marca alemã ao preço de R$ 550 mil. Enquanto não debuta oficialmente no Brasil, o modelo acaba de chegar no México, onde é oferecido por um valor bem mais "camarada". Por lá, o A8 importado da Alemanha já é comercializado a partir de US$ 114 mil na versão Elite e chega ao valor máximo de US$ 129 mil na topo-de-linha Premium. Com valores convertidos, o sedã chega ao México custando o equivalente a R$ 201 mil e R$ 227,3 mil respectivamente. Praticamente metade do que será pedido ao consumidor brasileiro.
Tecnologicamente avançado, o sedã - adjetivado como "fascinante" em sua apresentação mundial em Miami, em dezembro de 2009 - não traz no México uma lista mais vasta de equipamentos, nem sequer motorização mais possante para justificar o preço superior. Pelo contrário, o motor 4.2 V8 de 372 cv que já o equipa no mercado mexicano é exatamente o mesmo que virá para o Brasil. Claro que neste valor final incidem uma série de impostos - que no Brasil são extremamente elevados. Mesmo assim, as diferenças entre os preços do mesmo modelo nos dois países chama a atenção.
Os valores muito elevados pedidos por automóveis no Brasil são uma realidade já conhecida. Outro exemplo do que acontece por aqui é o recém-lançado New Fiesta. No mercado mexicano, o sedã compacto premium custa menos que o Novo Fiesta fabricado em Camaçari, Bahia. Por lá, o New Fiesta Sedã S 1.6 tem preço inicial de 179.900 pesos mexicanos, o equivalente a R$ 25.700. No Brasil, a versão antiga do Fiesta Sedã 1.6, que ganhou um recente facelift, inicia seus valores em R$ 37.650. Já o New Fiesta que vem do México está sendo vendido a partir de R$ 49.900. Quase o dobro do que é cobrado no México, onde é produzido.
Diferenças de preços de alguns modelos que estarão no Salão de São Paulo
Audi A1 - Europa: 15.800 euros, cerca de R$ 36 mil - Brasil: na faixa de R$ 90 mil
Chevrolet Camaro - Estados Unidos: US$ 22.680, cerca R$ 40 mil - Brasil: estimado em R$ 160 mil
Citroën DS3 - França: 15,4 mil euros, cerca de R$ 34,5 mil - Brasil: estimado em R$ 70 mil
Ferrari 458 Italia - Portugal: 236.730 euros, cerca de R$ 529 mil - Brasil: a partir de R$ 1,5 milhão
Peugeot RCZ - Grã Bretanha: 20.450 libras, cerca de R$ 56 mil - Brasil: estimado em R$ 160 mil
Volkswagen Jetta - Estados Unidos: US$ 15.995, cerca de R$ 28 mil - Brasil: a partir de R$ 65 mil
Volvo S60 - Itália: 36.990 euros, cerca de R$ 82.700 - Brasil: estimado em R$ 110 mil.
F M
O Audi A8 já tem data para estrear no "superfaturado" mercado brasileiro. O sedã grande de extremo luxo será apresentado no Salão de São Paulo e, logo depois, chegará às concessionárias da marca alemã ao preço de R$ 550 mil. Enquanto não debuta oficialmente no Brasil, o modelo acaba de chegar no México, onde é oferecido por um valor bem mais "camarada". Por lá, o A8 importado da Alemanha já é comercializado a partir de US$ 114 mil na versão Elite e chega ao valor máximo de US$ 129 mil na topo-de-linha Premium. Com valores convertidos, o sedã chega ao México custando o equivalente a R$ 201 mil e R$ 227,3 mil respectivamente. Praticamente metade do que será pedido ao consumidor brasileiro.
Tecnologicamente avançado, o sedã - adjetivado como "fascinante" em sua apresentação mundial em Miami, em dezembro de 2009 - não traz no México uma lista mais vasta de equipamentos, nem sequer motorização mais possante para justificar o preço superior. Pelo contrário, o motor 4.2 V8 de 372 cv que já o equipa no mercado mexicano é exatamente o mesmo que virá para o Brasil. Claro que neste valor final incidem uma série de impostos - que no Brasil são extremamente elevados. Mesmo assim, as diferenças entre os preços do mesmo modelo nos dois países chama a atenção.
Os valores muito elevados pedidos por automóveis no Brasil são uma realidade já conhecida. Outro exemplo do que acontece por aqui é o recém-lançado New Fiesta. No mercado mexicano, o sedã compacto premium custa menos que o Novo Fiesta fabricado em Camaçari, Bahia. Por lá, o New Fiesta Sedã S 1.6 tem preço inicial de 179.900 pesos mexicanos, o equivalente a R$ 25.700. No Brasil, a versão antiga do Fiesta Sedã 1.6, que ganhou um recente facelift, inicia seus valores em R$ 37.650. Já o New Fiesta que vem do México está sendo vendido a partir de R$ 49.900. Quase o dobro do que é cobrado no México, onde é produzido.
Diferenças de preços de alguns modelos que estarão no Salão de São Paulo
Audi A1 - Europa: 15.800 euros, cerca de R$ 36 mil - Brasil: na faixa de R$ 90 mil
Chevrolet Camaro - Estados Unidos: US$ 22.680, cerca R$ 40 mil - Brasil: estimado em R$ 160 mil
Citroën DS3 - França: 15,4 mil euros, cerca de R$ 34,5 mil - Brasil: estimado em R$ 70 mil
Ferrari 458 Italia - Portugal: 236.730 euros, cerca de R$ 529 mil - Brasil: a partir de R$ 1,5 milhão
Peugeot RCZ - Grã Bretanha: 20.450 libras, cerca de R$ 56 mil - Brasil: estimado em R$ 160 mil
Volkswagen Jetta - Estados Unidos: US$ 15.995, cerca de R$ 28 mil - Brasil: a partir de R$ 65 mil
Volvo S60 - Itália: 36.990 euros, cerca de R$ 82.700 - Brasil: estimado em R$ 110 mil.
F M