Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

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Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por rodrigodk » Qui Set 09, 2010 1:15 pm

*** Nisso podemos ver uma coisa, a GM já foi top no brasil.... ***

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S10

Incrível imaginar que, antes da S10, o sujeito que hoje compra Triton, Hilux, Ranger, Frontier e Amarok teria de se contentar com as bojudas D20 e F1000 se quisesse algo maior que uma reles picapezinha compacta. Bonita, moderna e tão atraente quanto um esportivo em 1995, deu origem à Blazer, outro best seller nacional, e continua vendendo bem, mas os tempos são outros, assim como a clientela atual – frotistas e órgãos governamentais.

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Escort

A segunda geração do Escort no Brasil (quarta, na Europa) rejuvenesceu o modelo a quem substituiu, e aproveitou bastante a época da Autolatina para tomar emprestados os motores 1.8 e 2.0 da Volks. A versão XR3, além disso, manteve o charme da opção conversível, com carroceria assinada pela Karmann Guia. A mesma plataforma ganharia versões sedã e perua, e daria origem aos Logus e Pointer, duas vítimas do desastre corporativo que marcou o fim da parceria entre Ford e VW. No final da vida, ganhou uma duvidosa grade oval e o elogiável motor Zetec, orgulho da marca na virada do século.

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Marea

Olhando em retrospectiva, a família Marea nunca teve sucesso nas vendas. Havia a desculpa de que o design da traseira do sedã era muito careta, o que motivou sua remodelagem, mas o fato é que o principal chamariz do carro – a performance do moderno motor de 5 cilindros e 20 válvulas, realçado ainda mais quando a Fiat aumentou o deslocamento de 2.0 para 2.4 litros – não foi suficiente para atrair um público que, na média, deixou de valorizar a esportividade. O final dos anos 90 marca, de fato, o fim da maioria das versões nervosas no mercado nacional. O Marea ainda hoje mantém um público fiel, e o Marea Weekend Turbo, com extraordinários 182 cavalos e um belo arranjo de lanternas nas colunas traseiras, é o tipo de carro que sempre vai encher de orgulho seus felizes proprietários.

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Kadett GSi

No início de sua fabricação, em 1989, o Kadett brasileiro trouxe para a arena esportiva o GS, um rival à altura do Gol GTS. Mas para enfrentar o GTI, pioneiro na eletrônica, seria necessário o GSi, com injeção multiponto, freios a disco nas quatro rodas, ABS opcional e painel digital, algo totalmente high tech para a época. Uma parte ínfima dessa produção era enviada para o estúdio de Nuccio Bertone, na Itália, onde recebia uma apaixonante carroceria cabriolet. Quatro meses depois, os carros estavam de volta à São Caetano (SP), onde eram finalizados. Assim nascia o que foi provavelmente o mais exclusivo carro brasileiro de sua época.

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Uno Turbo i.e.

Posso jurar que lembro de cada um dos Uno Turbo existentes na minha cidade. Um preto, um vermelho, outro amarelo, todos com aqueles para-choques exagerados, saias laterais, spoiler traseiro e adesivos que identificavam sua sobrealimentação. O primeiro carro turbo de série no Brasil foi fabricado em quantidades ridículas – pouco mais de mil unidades entre 1994 e 1996 – e possuía uma habilidade quase sobrenatural para fazer curvas fechadas e andar no limite em altas rotações, enquando emitia aquele delicioso assovio anunciando sua passagem.

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Gol (2ª geração)

Pressionada pela revolução do Corsa, a geração “bolinha” garantiu a competitividade do líder de vendas da Volks ao longo da década de 90. Apesar de não corrigir algumas características criticadas no projeto BX, como a posição de dirigir deslocada, o Gol de segunda geração suavizou as linhas totalmente quadradas do anterior, e deixou como legado o melhor desempenho de toda a sua história, materializado na forma do Gol GTI 16V, aquele com um diabólico ressalto no capô, capaz de ultrapassar os 200 km/h.

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Tempra

O primeiro sedã médio da Fiat desembarcou no país em 1991. Frente aos já desatualizados Santana, Opala, Del Rey e companhia, ele exibia um ar de vanguarda européia, com linhas retas mas aerodinâmicas. Debaixo do capô, a coisa foi ainda melhor – quem não se lembra dos impactantes lançamento das pioneiras versões 16V e Turbo? Havia ainda a perua Tempra SW, com um dos maiores porta-malas já vistos por aqui.

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Vectra GSi

A segunda geração do Vectra foi devidamente homenageada no post que deu origem a essa lista. Mas apesar da primeira geração ter durado pouco no país, houve ali uma pérola branca de alta qualidade: o Vectra GSi 2.0 com 16V e 150 cavalos, outro dos top de linha da GM com alma agressiva e conforto de sobra. Meu pai, dono de Karmann-Guia e Opala cupê antes dos filhos, namorou tanto esse esportivo familiar que acho que peguei um pouco da fixação. Dezessete anos atrás, em teste da Quatro Rodas, atingiu 207 km/h e cravou as melhores marcas registradas pela editora até então. Acho que tenho essa revista em casa ainda.

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Corsa

Do dia para a noite, o Corsa Wind 1.0 com injeção eletrônica materializava uma diferença de dez anos para o Uno, quinze para o Gol e vinte e tantos em relação ao Chevette. Moderno de ponta a ponta, era vendido com ágio de até 50%, tamanha a procura. Logo viriam o GL, com motor 1.4, as bem-sucedidas versões quatro portas, sedã, perua e picape, e o último esportivo verdadeiro da marca no país, o GSi com 16 válvulas, injeção multiponto e duplo comando de válvulas no cabeçote.

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Omega

O campeão absoluto de votos em nossa enquete. Provavelmente o melhor automóvel fabricado no Brasil no século 20 (é o que diz o mestre Bob Sharp, nesse artigo fundamental do Best Cars). Elegante, espaçoso, veloz, gostoso de dirigir, moderno e durável, exibia qualidades em cada detalhe. Sedã clássico de tração traseira e motor forte - primeiro um seis cilindros alemão de 3.0 litros, depois o antigo 4.1 reformado pela Lotus – ainda teria uma versão perua com o justificado nome Suprema. Durou de 1992 a 1998, quando passou a ser apenas um entre tantos importados, e deixou muitas saudades.


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Re: Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por jaydee_ro » Qui Set 09, 2010 1:32 pm

Ja foi top... e foi mesmo... Adorava Vectra, S10, Kadett.... mas isso foi em outro tempo...
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Re: Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por AraujoJr » Qui Set 09, 2010 1:39 pm

o problema é que eles pararam no tempo...todos os modelos "novos" de hoje sao baseados nesses aí....
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Re: Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por sepacheco » Qui Set 09, 2010 2:36 pm

Eu tive um XR3 92... o que era o acabamento daquele carro :shock: tem carro de 100 K hoje que não chaga aos pés. Ok, não fazia curva quando tinha ondulação e estava com piso umido, mas andava bem até melhor que os 2.0 da VW porque a ford deu uma trabalhada na parte de cima do AP 2000.
Essa lista tá mais legal que a ultima :)
Realmente o Omegafoi o Melhor carro nacional da GM de todos os tempos !
Nunca dirigi um carro tão divertido como o Uno turbo, tive um 94 preto sem teto e sem ar... deixou saudades... um amigo está terminando de restaurar um 95 vermelho com teto e ar.. já avisei... SERGIO EU QUERO ANDAR NELE ! ele não andou no carro porque pegou batido, está curioso que só, ele tem um Tempra turbo todo restaurado tambem... carro zero fabricado em 1994 :shock: esse eu andei. e ele restaura mesmo... o jogo de adesivos do Uno ele demorou 6 meses pra achar.... tudo originalzinho !

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Re: Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por je9445 » Qui Set 09, 2010 3:02 pm

Por isso que vejo as pessoas mais velhas elogiarem a GM, antes só tinha carrão mesmo....
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Re: Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por jaydee_ro » Sex Set 10, 2010 12:02 am

Exato... A GM parou no tempo FORTE....
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Re: Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por Lbonetto » Sex Set 10, 2010 2:17 pm

UNO NAOOOO !!!
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Re: Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por je9445 » Sex Set 10, 2010 2:36 pm

UNOOOoo SIMMm....mor carrão...
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Re: Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por Guilherme.Pizaia » Sex Set 10, 2010 2:40 pm

Uninho ali tem cara de poder em
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Re: Os dez melhores carros nacionais dos anos 90

por sepacheco » Sex Set 10, 2010 5:17 pm

Cara, o Uno é um carro FANTASTICO ! Mesmo sendo um projeto de 1982, ande num uno e num celta (projeto de 2001) e vai ver do que se trata !
Otimo de curvas, espaço interno excelente (maior que do modelo novo), direção e suspensão extremamente bem calibradas, freios otimos, posição de dirigir sensacional (piorou em 2004 com a adoção da coluna de direção do Palio) quando tinha o 1.5 injetado era economico e rapido. ou seja projeto vencedor mesmo, sem contar que é praticamente indestrutivel ! Acho um carro melhor que o Palio ! Alias o Palio pra mim foi o inicio do fim da Fiat.... dali pra frente foram trocando propriedades dinamicas por coisas "bonitinhas"... o Punto veio resgatar isso, vamos ver o bravo !

Claro que o projeto do Uno tem o peso dos anos, a lata é fininha e não tem celula de sobrevivência, mas é um SENHOR carro, na versão turbo ainda... os 112 CV em 798 Kg faziam misérias, o pessoal de gol GTI, Kadett GSI e XR3 não conseguiam anotar nem a placa e nem ver a cor do demoniozinho 1.4... freiava que era um sonho (sistema de freio completo do tempra) e era ainda melhor de curva ! Bancos esportivos e o painel com pressão de oleo, do turbo e temperatura de oleo.

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