T-JET tomando pau de um Ka 1.6 ?!

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

T-JET tomando pau de um Ka 1.6 ?!

por rodrigodk » Sáb Set 11, 2010 11:23 am

*** Agora sim a briga vai começar... Eu estou montando um artigo de autoria pro'pria sobre o punto t-jet e o novo 1.8 que em breve posto aqui e acredito que irá fazer alguns pensarem na escolha de compra,,, mas eu estava fuçando e achei essa matéria do ZRACEWAY do FordHP vejam, não sei se é verdade ou não afinal não tenho nenhum dos dois carros.. hahaha ***

102cv@5500rpm. 14.5Kgfm@4250rpm. 905kg.

152cv@5500rpm. 21,1Kgfm@4500rpm. 1230kg.

Apesar de origens técnicas bem distintas , dois carros proporcionam uma condução segura, rápida e divertida. O comportamento dinâmico de ambos é agradável, com estabilidade de sobra e ainda conforto para as precárias vias urbanas de nosso país. Um é um compacto popular, o outro um hatch médio.
Falo do Novo Ka 1.6 e do Punto T-Jet, com motorização 1.4 Turbo.

Ambos foram amplamente comentados à época de seus lançamentos; o Ford por revolucionar o segmento de populares com um design totalmente renovado em relação ao modelo anterior e maior espaço interno, o Fiat por ser um veículo de carroceria hatchback, com desenho assinado pelo estúdio italiano Giugiaro, e motorização dotada de turbocompressor, bem semelhante àquela usada nos automóveis da marca na Europa.

BR-381. A conhecida Fernão Dias. Com seu traçado sinuoso, muitas subidas e descidas e pouquíssimas retas em terreno plano, principalmente em território mineiro. Para uns é uma estrada de alto risco, que compromete a segurança da viagem, para outros proporciona uma prazerosa e divertida viagem, com belas paisagens, muitas curvas e pequenas românticas cidades interioranas às margens.

Após cursar parte do curso de Engenharia Automobilística da FEI em São Paulo, este que vos escreve optou por não dar continuidade aos estudos da ciência exata e partir para as humanidades do jornalismo. O esquadro e a calculadora deram lugar ao lápis e papel. A capital paulista deu lugar à planejada Belo Horizonte, capital do estado leiteiro. O céu esfumaçado tornou-se celeste.

Findas as férias a volta a capital é certa. São cerca de 380km, de residência à residência. A rota escolhida privilegia o bom pavimento e passa por cidades como Varginha, Lavras, Perdões, Oliveira seguindo até BH . Veículo abastecido com gasolina aditivada Ipiranga, pneus com 33 libras, tudo conferido. Os originais Goodyear GPS3 Sport já foram substituídos pelos Bridgestone Potenza GIII dez milímetros mais largos e com percentual de banda de rodagem 5% menor; medida final 185/60-R14. Alguns ajustes finos na parte mecânica foram feitos, a potência estimada é de 110cv na gasolina.

Aproximadamente 15h00 - Conduzindo o compacto brasileiro da marca americana em velocidades próximas a 140 kilômetros horários a viagem corria tranqüila, sem imprevistos, sustos e permitia andar pouco acima do fluxo normal da estrada. No retrovisor um par de faróis baixos juntamente com uma reluzente dupla de faróis de neblina emoldurados por uma feição rubra desponta e aproxima-se com relativa rapidez. Ligo seta, pista da direita e aguardo o suposto bólido me ultrapassar para então continuar ultrapassando caminhões e chegar sem demora ao destino. Ao tornar-se nítido com a aproximação, o contorno do carro permitiu que ele fosse identificado. Era o Fiat Punto Tjet e seus pneus de perfil baixo aro 17.

O coração bateu instintivamente mais rápido. " Finalmente vou ver do que esse italianinho é capaz" - pensei. Taquicardia , já prevendo a sinfonia dos motores e a série de punta-tacos que viriam.

Os pés calçados com tênis-sapatilhas de couro branco fizeram movimentos nas pedaleiras, a mão direita puxou a alavanca de câmbio da quinta marcha para a terceira, pé direito no final do curso do acelerador, mão esquerda apontando ao Ford a entrada da curva a seguir. O pequeno elevou a velocidade de cento e vinte para aproximados 145 kilômetros por hora, e engrenei a quarta marcha . O Fiat viajava em torno dos cento e sessenta e o condutor, acompanhado de uma morena, parecia ter gostado de ver o pulo daquele pequeno carro preto ao seu lado, que agora já beliscava os cento e setenta por hora.

Ao sair da primeira curva o T-JET parece ter inclinado mais do que deveria, mas continuou na brincadeira sem problemas. A seguir viria uma subida, curta, de aproximadamente 400 metros. O Punto, com ligeira vantagem de relação peso/potência quis despontar. Pude ouvir a rotação do motor do adversário cair, a quinta marcha havia sido engrenada e o Turbo perdeu fôlego. Sua aceleração continuou, embora agora bem menos feroz. Eu aproveitava a aproximação do pico de potência de meu carro e a ótima relação da penúltima marcha para não fazer feio. Mantivemos lado a lado.

Seqüência de três curvas, a primeira à direita, a última também, todas em trecho plano. O motor Rocam de mil e seiscentas cilindradas roncava alto, seis mil rpm. Mantive a quarta marcha. Entrei pela melhor parte da curva e o Fiat vermelho ficou pra trás. Tangenciei, leve toque no freio, a traseira escorregando na medida para eu apontar o Ka para a saída da última curva da seqüência. Saí tão rápido quanto entrei, acima do limite da curva. A descida a seguir era agradável e denunciava poucas irregularidades no piso. Cerca de vinte metros já nos separavam. Quinta marcha, 190km/h e o limitador de velocidade do Ka não entrou em ação. Ufa! 195, 200, 205km/h. Mais de 100 metros à frente do Punto, com motor de dezesseis válvulas sobrealimentado, que deveria andar mais. Nova curva, dessa vez uma canhota. Tirei o pé, perdi alguns bons vinte quilômetros horários, vi que a curva poderia ter sido feita mais rápido antes de arriscar ralar um guard-rail. A reta à minha frente era longa, mais de 1km . O carro "adversário" tirou um pouco da diferença no meu erro, na reta o limitador do Ka dessa vez travou nos 190 e quase 400 metros antes da próxima curva o T-Jet ultrapassou o audaz carrinho preto como um cavalo pampa ultrapassa um mangalarga marchador. O limitador de velocidade presente no módulo de injeção do Ford estava cumprindo o que prometia dessa vez. Sentia o corte da ignição e o carro, literalmente laçado, pedindo para andar mais.

As duas suspensões poderiam ser mais firmes, principalmente a traseira do popular. A curva a seguir era de quem tivesse a técnica mais apurada de direção e o menor juízo, talvez. Pista limpa até a saída da forte curva. Direita na reta pra tangenciar, quarta marcha, viro pra esquerda. Vi as luzes de freio do Punto se acendendo como holofotes à minha frente. Eu não. Meu pé direito foi embaixo no assoalho.Em declive, a frente do meu carro balançava, a traseira já ia bem solta. Entrei uns 20km/h mais rápido que o carro de ponteira dupla no escape, saí colado na sua traseira. 100 metros, nova curva que dessa vez apontava para a direita. Ele tangenciou e seu motor e quarta marcha também falaram alto. De quarta o T-Jet é macho. Saímos lado a lado, àquela velocidade qualquer erro ou incidente seria fatal. A próxima curva para a esquerda e eu na faixa de mesmo lado, era só manter-me junto do vermelhinho e entrar praticamente reto . Eu sabia que logo a quinta marcha dele seria inevitável e a queda na pressão de sua turbina só iria me trazer vantagens. A central do Fiat reduz a pressão de trabalho da turbina em última marcha para evitar quebras em viagens de longa duração e alta velocidade...

Saí da curva com um carro de vantagem em relação ao T-JET, a descida que se pronunciava era longa e criou a hora do "tudo ou nada". Dedos cruzados -tomara que a central do Ka entre em parafuso e não aplique o limitador de velocidade. Dito e feito. 200, 205... 210km/h. O Punto brevemente voltaria a ter a mesma imagem do inicio dessa disputa, quatro pontos luminosos com uma massa vermelha ao redor.

Senti que meus pneus tinham atingido uma temperatura extremamente alta de trabalho e já não grudavam como antes, tê-los forçado sempre acima do limite das curvas fora, de certa forma, um exagero. O jogo havia terminado, ao menos para mim e para os Potenza.

Dou por encerrado o confronto, elucidativo que foi. Pé no alto, 160km/h, deixando o carro tomar o ar dos vales mineiros.

O Punto vem lá de trás, ultrapassa em velocidade final dando breve buzinada, reduz, entra à direita em uma curva de média velocidade e segue seu caminho. Agradeço mentalmente ao piloto de lá pelos momentos proporcionados.

Os óculos corretivos Benetton dão lugar aos confortáveis escuros Armani. Um singelo sorriso aparece em meu rosto. Volto a dar ouvidos ao rádio do carro que reproduzia uma belíssima execução da Aria de Bach na corda Sol por Sergei Nakariakov.

F F
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: T-JET tomando pau de um Ka 1.6 ?!

por sepacheco » Sáb Set 11, 2010 11:47 am

Já vi Ka dando suor em Marea turbo original no autodromo... Ok era um 1.6 com preparação aspirada, mas o Ka tem uma suspensão MUITO acertada onde tem sequencia de curvas realmente ele anda bem.

Mesmo caso do Tjet x SI x Golf GTI, o handling foi responsavel pelos tempos tão proximos em interlagos.

Mas essa materias do ZRACEWAY do FordHP, é um devaneio sem fim... Ka não tem limitador de velocidade... tem limitador de giro como qualquer outro carro, ou seja vai cortar em qualquer marcha independente da velocidade... Na verdade o cara tava contando um sonho e o povo esqueceu disso.
O dia que vir um Ka original á mais de 200 Km/h me avise que eu quero ver tambem...

Já tive Ka em casa, o carro é legal demais pra quem gosta de dirigir, o antigo é mais divertido que o Punto até, é tudo na mão, freios e direção respondem rápido, pra ter uma ideia roubava o da dona Onça as vezes pra dar um role, mas não tem motor pra tudo isso não, e nem é tão leve assim.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Guilherme.Pizaia » Sáb Set 11, 2010 12:14 pm

uaehuaeuhaehae
tava achando muito poetica a historia ai :lol:
sandro esclareceu...
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por qsboy » Sáb Set 11, 2010 1:28 pm

PQ ele não vende os óculos e compra um carro melhor?
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Guilherme.Pizaia » Sáb Set 11, 2010 1:37 pm

qsboy escreveu:PQ ele não vende os óculos e compra um carro melhor?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
rachei aqui (=)))
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por pitoliveira » Sáb Set 11, 2010 1:57 pm

coloca um ''kazinho'' desse no meu lado....
Imagem
Imagem
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por je9445 » Sáb Set 11, 2010 2:36 pm

Um KA deu pau em um T-jet......acorda e vai trabalhar.....hauahuhauhauhauhua
Atual Punto Attractive 10/11 "0Km" Prata Bari
- EX Uno Economy 09/10 "Okm"
- EX Corsa Classic Spirit 08/08 "Okm"
- EX Palio EX 97/97
- EX Voyage 87/87
Piloto de Testes novato
Piloto de Testes novato

por Flema » Sáb Set 11, 2010 5:48 pm

:roll:
Imagem
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola

por arturconstancio12 » Sáb Set 11, 2010 9:15 pm

HAHAHA.... Mesma coisa, falando que falar, que o Cristiano Ronaldo Arrouncou mais forte que o Bugatti, no comecial da Nike.!
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por andretissot » Sáb Set 11, 2010 9:52 pm

Sonhar não custa nada !!!

TISSOT
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo