Qual comprar? Comparações sem noção?

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Qual comprar? Comparações sem noção?

por rodrigodk » Seg Set 27, 2010 9:54 am

*** O povo é doidooo é muito doido, ou não? uhauhahuahua.. o povo na dúvida da compra vai vendo.. ***

Qual Comprar? Punto ou Agile?
Imagem

Tenho 19 anos e estou para ganhar meu primeiro carro. Tive propostas interessantes em um Fiat Punto 2011, 1.4 ou 1.6 (dependeria da negociação) e em um Chevrolet Agile LTZ. Confesso que o Punto me agradou mais, mas fiquei com um pé atrás. O Agile é um modelo novo, enquanto o Punto sofreu mudanças na Europa. Fico com medo de comprar e logo depois haver mudanças. Se você estivesse em meu lugar, qual dos dois compraria? O Punto muda já? E há algum outro carro que você me aconselharia nessa faixa dos 40 mil?
Francesco Moro, Araranguá -SC

Caro Francesco, a próxima mudança do Punto está agendada para meados do próximo ano, com o lançamento da linha 2012. O hatch ganhará a mesma cara do Punto Evo europeu, mas trata-se de uma mudança leve, apenas cosmética. Entre Punto Attractive e Agile LTZ, ambos 1.4, o Fiat leva vantagem em mais itens: design, acabamento, posição de dirigir, suspensão e direção.

Já o GM agrada pelo maior espaço interno e porta-malas, além de apresentar melhor desempenho. Se a grana permitir, o Punto Essence 1.6 16V (com o novo motor E.torQ) seria o mais indicado no seu caso, pois a versão 1.4 deixa a desejar em performance e suavidade de funcionamento. Outra boa opção nesta faixa de preço é o VW Fox 1.6, que evoluiu bastante com a reestilização feita em 2009.
Daniel Messeder

Qual Comprar? Kia Soul ou Vectra GT?
Imagem
Tenho um Prisma 1.4 Maxx e daqui a uns meses pretendo trocá-lo por uma opção mais arrojada. Estou em dúvida entre essas duas opções: Vectra GT, pelo apelo esportivo, e Kia Soul, pelo design. Sei que não são carros da mesma categoria, mas gostaria de uma opinião. Uso o carro no dia-a-dia.
Igor Soares Costa, por email

Caro Igor, apesar de diferentes, Vectra GT e Kia Soul atendem a um mesmo tipo de público, os jovens solteiros. Mesmo com apelo esportivo, o GM com motor 2.0 8V de 140 cv não mostra desempenho superior ao do Kia, que traz um valente (e mais moderno) 1.6 16V de 124 cv. A vantagem do Vectra é a suspensão mais macia, que sofre menos nos buracos que a do Soul. No restante, o modelo coreano é mais atraente: tem maior espaço, mais equipamentos e acabamento melhor. Além disso, oferece consumo menor. Mas atenção: a versão flex do Soul será lançada em outubro. Portanto, se você optar pelo Kia, espere um pouco – ou batalhe por descontos no modelo atual.
Daniel Messeder

Qual Comprar? Honda Fit ou Fiat Punto?
Imagem
Já passou da hora de trocar nosso Citroën C3 Exclusive 2005, e agora estou em dúvida entre dois compactos: Honda Fit 1.5 EX automático ou Fiat Punto 1.8 16V Sporting Dualogic. No caso do Honda seria um semi-novo, pois o modelo 0km está muito caro, chegando a R$ 65 mil. Tenho encontrado modelos com um ano de uso por volta dos R$ 55 mil. Quanto ao Punto, estamos negociando por R$ 54 mil o modelo completo, com teto solar e vidros elétricos nas quatro portas, mas 0 km. O Fit nos parece mais moderno, mais afinado, com melhor acabamento, dirigibilidade na cidade e, muito importante, durável. O Punto é mais esportivo no desenho, bem mais jovem, e no motor novo e de maior cilindrada. Qual a sua opinião, levando em conta que somos quatro irmãos, viajamos para região serrana com frequência nos finais de semana e pegamos trânsito pesado todos os dias para ir para a faculdade (Niterói – Rio), tentando achar as raras vagas nas ruas da Tijuca?
Pedro Laso, Niterói (RJ)

Caro Pedro, você está bem informado sobre os carros que deseja. Realmente o Fit está um passo à frente do Punto em acabamento e tecnologia. Tem, por exemplo, um câmbio automático de cinco marchas que trabalha de forma mais suave que o automatizado do Fiat. Mas isso tem um preço, e ele é alto (como você já pesquisou). Se os dois custassem a mesma coisa, o Fit valeria mais a pena. Mas entre um Fit usado e um Punto Sporting 0 km, eu ficaria com o modelo 0 km. O Punto pode não ter o mesmo cuidado nos detalhes nem um câmbio tão eficiente, mas oferece desempenho mais esperto. O novo motor 1.8 16V E.torQ entrega mais que o 1.5 16V da Honda: 132 cv de potência e 18,9 kgfm de torque contra 116 cv e 14,8 kgfm. Em compensação, o Fit bebe um pouco menos e leva vantagem no espaço interno e no porta-malas. Daí vai do que você e seus irmãos priorizam.
Daniel Messeder

Qual Comprar? Picanto ou Fox?
Imagem
Escrevo com o intuito de pesquisar a melhor opção de carro para comprar, de acordo com minhas necessidades. Sou casada e tenho uma filha de dois anos, logo pretendemos aumentar a família. Já temos o New Civic e agora queremos comprar um carro menor para mim, que seria só pra fazer percurso como casa, escola, trabalho e supermercado. Andei pensando em um Picanto ou em um Fox. Qual tem o melhor custo-benefício? Bruna Aito

Cara Bruna, analisando apenas o custo-benefício, o Picanto EX 1.0 leva vantagem. Por R$ 32.900, ele já vem de série com direção elétrica, ar-condicionado, airbags frontais, CD player com entrada para iPod, rodas de liga-leve e conjunto elétrico. Já o Fox 1.0, que custa a partir de R$ 32.620, vem de série apenas com direção hidráulica – o restante é opcional e eleva o preço para mais de R$ 40 mil. Portanto, se você deseja um carro compacto bem equipado sem gastar muito, o Kia é melhor negócio.

No entanto, o Fox tem algumas vantagens: é flex (o Picanto só deve virar flex em 2011), oferece maior espaço interno e porta-malas (item importante para quem tem filhos), além de ter a manutenção mais barata. Para compensar, a Kia oferece garantia bem maior (cinco anos contra apenas um) e o Picanto bebe pouca gasolina – é o nosso recordista de consumo, com 14,2 km/l na cidade e 23,4 km/l na estrada. Portanto, acredito que o modelo coreano é mais indicado no seu caso.
Daniel Messeder

Qual Comprar? Focus, i30 ou 307?
Imagem
Estou com uma carta de consórcio com crédito é de R$ 58.760. Levantando os veículos que posso adquirir com esse crédito, me vieram a cabeça o Focus 2.0 flex e o i30. Ainda teria a opção de colocar um valor para completar e abrir ainda mais opções. Me encantei com o i30 e com o Focus Ghia. A briga é boa, mas qual é o melhor?
Jorge Cardoso

Estou para comprar um 307 HB. Vale a pena? O i30 é muito melhor? Fica por R$ 52.900, 2.0, 151 cv, prata, automático, com teto solar e rodas aro 16. Sei que estão lançando o 308, que será mais bonito e desvalorizará o meu modelo, mas pretendo ficar uns cinco anos com ele. O Astra está fora pelo design, Focus foi descartado por minha esposa e não convém contrariá-la. O carro vai pegar as estradinhas da Bahia uma vez por semana,
e rodar em média 1.700 km/mês. Minha grande dúvida é se o 307 hoje é confiável (principalmente o automático) e se eu consigo revendê-lo depois desses 5 anos por pelo menos 50% do valor pago.
Vinícius Serrano

Gostaria que vocês me ajudassem na escolha de um Focus. Tenho uma família de esposa e dois filhos de sete e dois anos. Na falta do hatch 2.0 devo optar pelo Sedan? Qual a mais indicada? Existe uma desvalorização maior no Sedan?
Adilson Gomes Evangelista

Começando pela briga entre Focus e i30, acho que eles quase se equivalem como produto. Na verdade, o Ford é um pouco superior ao Hyundai em acerto mecânico, mas nada que chegue a definir a compra. O Focus leva vantagem nos custos, pois tem o seguro e as peças mais baratas, além de ser flex – o i30 só é movido a gasolina. Na hora da revenda, o i30 tende a desvalorizar mais.

Quanto ao 307, a promoção é boa: você leva o câmbio automático pelo preço do manual. Mas, como você bem disse, o 308 está chegando e a desvalorização do 307 tende a ser alta. Além disso, o câmbio automático do 307 deixa a desejar, não só por ter apenas 4 marchas (nisso os concorrentes são iguais) mas pelos trancos que essa transmissão costuma causar nas mudanças. Pense bem…

Já na dúvida entre o Focus hatch e o Sedan, a vantagem de porta-malas do três volumes é considerável: 523 litros contra 333 litros do hatch (medições Autoesporte). Como você tem dois filhos pequenos, isso pode fazer a diferença nas viagens. Em termos de desvalorização, realmente o Sedan tende a perder mais valor, pois suas vendas são bem menores que as do hatch – e isso costuma se refletir diretamente na revenda.
Daniel Messeder

Qual Comprar? Chevrolet S10 ainda vale a pena?
Imagem
Tenho muita vontade de comprar uma S10 cabine dupla Advantage com motor 2.4 flex, pois usarei mais tempo na cidade. No entanto, vi que ultimamente tem aparecido nas ruas algumas caminhonetes que podem substituí-la. Se isso acontecer, acho muito difícil o preço continuar competitivo, abaixo dos R$ 70 mil. Devo comprar a S10 ou esperar mais um pouco?
Gabriel Oliveira

Caro Gabriel, pode ir em frente com a compra, pois uma nova picape média só está nos planos da GM para 2012, e nada garante que ela substituirá a S10. A tendência é que o novo modelo (que roda em testes com a carroceria da antiga Chevrolet Colorado) seja lançado numa faixa superior de preço, para competir com Hilux, L200 Triton, Amarok e Frontier. Para quem procura uma picape média com boa relação custo-benefício, a S10 continua uma boa opção – lembrando que a rival Ford Ranger ainda não tem versão flex.
Daniel Messeder

Qual comprar? Novo Uno ou Gol?
Imagem
A partir de hoje, o blog de Autoesporte ganha uma seção para quem está na dúvida sobre qual carro comprar. A ideia é que os participantes mandem suas dúvidas por e-mail ([email protected]), e nós responderemos aos questionamentos neste espaço, abrindo a discussão para os leitores. Diferentemente dos comparativos da revista, porém, aqui será jogo rápido: apresentaremos um resumo dos carros de acordo com o que o consumidor em dúvida deseja.

Para começar, vamos a um dos assuntos mais discutidos do momento: novo Uno Vivace x Gol 1.0. Apesar de conceitos diferentes de carroceria (o Gol está mais para o Palio do que para o novo Uno), eles acabam disputando o mesmo público.

O Uno tem design que se diferencia da média. Há quem não goste, mas quem gosta, gosta muito. Já o Gol, mais tradicional, tende a agradar à maioria, embora não faça ninguém morrer de amores. Por dentro, o Fiat demonstra maior cuidado, seja na textura dos plásticos ou nos bancos anatômicos, mais confortáveis que os do VW. Já o Gol apresenta construção mais caprichada, com menor vão entre as peças. Em espaço, o Uno leva a melhor no geral, apesar de o Gol oferecer melhor acomodação para as pernas no banco de trás, fruto do entreeixos maior. O VW vence no porta-malas com boa margem, segundo nossas medições.

Nossos testes também apontam vitória do Uno nas acelerações, frenagens e consumo (item fundamental num 1.0), tanto na cidade quanto na estrada. O Gol retoma melhor e tem suspensão mais firme, embora o Uno também agrade nas curvas. Ambos superam bem os buracos – o Fiat de forma mais suave. O câmbio do Gol é imbatível na qualidade e precisão dos engates.

A maior vantagem do Fiat (e que tende a definir a compra) está no preço: R$ 27.350 contra R$ 30.880 do concorrente. Ou seja, dá quase pra sair de Uno com ar-condicionado pelo preço do Gol básico (ao menos no papel, pois o VW está com desconto nas lojas). De série, ambos são “pelados”. Pela soma de qualidades a um valor atraente, o Uno Vivace 1.0 foi o campeão do nosso guia “Qual Comprar 2010”, que está na edição deste mês, já nas bancas.
Daniel Messeder

A
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: Qual comprar? Comparações sem noção?

por Lbonetto » Seg Set 27, 2010 10:16 am

jamais comprei o UNO !
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por shadowcps » Seg Set 27, 2010 12:50 pm

ARGH, OUTRO TÓPICO INDECENTE COM COMPARAÇÕES ESDRÚXULAS ? (~X() (~X() (~X() (~X() (~X()

Vou ali morrer (O:-)) um pouco e daqui a pouco retorno.
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por jaydee_ro » Seg Set 27, 2010 2:27 pm

Vectra vs Soul.... RIALTO.... nada a ver... Soul é carro design, pequeno e caro e meio pelado... Vectra... bem, Vectrastra não é nem carro digno de estar no ano de 2010 sendo vendido... deixa pra lá...

Enfim... RIALTO...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por Guilherme.Pizaia » Seg Set 27, 2010 4:36 pm

Aff, muito fora da casinha algumas coisas ai em :roll:
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Lbonetto » Qua Set 29, 2010 9:07 am

fora da casinha..
SHaUhsaUShaUShaUsha
shAUshaUhsUAsa
shUASHAUHSAUsA
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador