Página 1 de 3

Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Sex Out 01, 2010 2:08 pm
por rodrigodk
*** Rssss (:D) ***

Imagem

Quando uma campanha de propaganda opta por citar a concorrência, está pisando em ovos. Território delicado este, de promover a própria marca envolvendo diretamente a de terceiros - o resultado naturalmente tende a ser apelativo e baixo. Nisso entra a arte das agências de propaganda, que trabalham todos os elementos da comunicação audiovisual para produzir algo sutil e de bom gosto - afinal, você está vendendo automóveis, e não a campanha do Tiririca (perdoem-me os fãs!). Veja neste post um exemplo gringo de sucesso, e um caso nacional de - digamos francamente - fracasso.



Vamos começar pelo caso Nissan. Este comercial está circulando em todos os horários da TV aberta. Poucas vezes vi algo tão direto e agressivo. Apesar do roteiro engraçado e da produção de ponta, a mensagem que escancara é ácida e desnecessária: estão chamando a Chevrolet, Honda e Fiat de incompetentes. Ou mais do que isso, faz as próprias marcas rivais assumirem este papel e mencionam com precisão cirúrgica os rivais de mercado! Ao mesmo tempo, citam os prêmios conquistados pela Livina - isso sim, algo que se preze.

Mas é preciso mesmo menosprezar as rivais desta maneira? O saldo final é apelativo, e confesso que fico na dúvida se ajudou mesmo a promover a imagem da Nissan. Fora a briga que compraram com a concorrência...



Já a mensagem da BMW, vista neste comercial de circulação holandesa, é rebuscada e quase subliminar. Para os apaixonados entusiastas, Ferrari é uma religião. Então, a marca do cavallino é tratada com o respeito e devoção de quem gosta, entende e respira o mundo dos carros. Posiciona a Ferrari como uma amante, e a BMW como a esposa perfeita. A campanha atinge o que parece impossível: valoriza a concorrência e a própria marca, a primeira de maneira mais direta (mas plana), a última; de forma mais complexa e profunda. De quebra, ganha pontos pela elegância e o posicionamento de connoisseur de automóveis. Ousadia, paixão, respeito. São alguns dos valores que o vídeo transpira.

Assista os comerciais um após o outro, e veja a diferença que uma campanha de propaganda pode fazer para a imagem da marca - independentemente dos seus produtos. A fábrica que faz maravilhas como o 370Z e o GT-R merece algo mais nobre, não acham?

F J

Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Sex Out 01, 2010 2:44 pm
por felipe
a Nissan tá pegando pesado nesses ultimos comerciais..
hahahaha..

Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Sex Out 01, 2010 2:56 pm
por Lbonetto
A NISSAN APELA...
tem uma que zoa a Volks, e a toyota no mesmo comercial !
mostra ate o simbolo de ambas !!!

Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Sex Out 01, 2010 3:00 pm
por rodrigodk
Lbonetto escreveu:A NISSAN APELA...
tem uma que zoa a Volks, e a toyota no mesmo comercial !
mostra ate o simbolo de ambas !!!


na verdade são simbolos que ao olhar rapido lembra o da toyota e o da tyrssen(esta que é do grupo wv)..
mas nao sao simbolos identicos nao..rs

Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Sex Out 01, 2010 3:51 pm
por felipe
agora, essa última do Livina ela APELA sim..
mostra todos os concorrentes, inclusive os simbolos..

Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Sex Out 01, 2010 6:06 pm
por Kunai
Massas são essas aqui:

http://www.hyundaisuperbowl.com/categor ... ials/2010/

Não sabia nunca que Hyundai se pronuncia RUNDAY.

Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Sex Out 01, 2010 6:34 pm
por Weliton
(:D) (:D) (:D)

Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Sex Out 01, 2010 10:45 pm
por rpagianotto
essa propaganda da bmw é irada demais!

Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Seg Out 04, 2010 1:05 pm
por Lbonetto
rodrigodk escreveu:
Lbonetto escreveu:A NISSAN APELA...
tem uma que zoa a Volks, e a toyota no mesmo comercial !
mostra ate o simbolo de ambas !!!


na verdade são simbolos que ao olhar rapido lembra o da toyota e o da tyrssen(esta que é do grupo wv)..
mas nao sao simbolos identicos nao..rs


rodrigao, mlk doidoO !

entao, eu acho q eh o simbolo sim hein !
eh identico cara
repara, principalmente no final, qdo fla
Eu odeio lama(acho q eh isso q os caras flam), na lateral esquerda, em azul e prata, o simbolo da volks !

Re: Comerciais: citando a concorrência - pelo bem, e pelo mal

MensagemEnviado: Seg Out 04, 2010 1:49 pm
por renato_punto_prata2
pra quem diz que é só com a nissan :
Imagem