O peso de um Porta-malas

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

O peso de um Porta-malas

por rodrigodk » Ter Out 05, 2010 9:03 am

*** Fico com o fiesta... focus sedan é feio de dodoi.. uhauahuah , alias acho o fiesta mais bonito que o focus, mas é gosto, mas tenho certeza que muitas pessoas não sabiam que o fiesta ganha do focus em várias coisas.. vejam ***

Imagem

A chegada do novo Ford Fiesta SE mexeu com quem curte carro. Durante os dias em que a novidade ficou com a gente, foi difícil encontrar alguém que não tenha chamado o sedã de "mini Focus". Faz sentido: Fiesta SE e Focus usam o mesmo motor Sigma 1.6 e a mesma transmissão, a IB5, ambos fabricados em Taubaté, no interior de São Paulo. O preço também aproxima os dois carros: o Focus GLX hatch de entrada (a que recomendamos) custa R$ 54.950. Por R$ 1.000 a mais, ele vem com ABS, um investimento que vale a pena. O Fiesta SE mais completo, já com ABS, bancos de couro e 7 air bags, custa R$ 54.900. Pesando custo-benefício, desempenho, prazer ao dirigir e nível de conforto, o que vale mais a pena: um carro maior com porta-malas de menor volume ou um sedã de menor porte, mas com maior capacidade no bagageiro? Veja a resposta nas páginas seguintes.

Imagem
Uma das qualidades do Focus é a ergonomia bem pensada: tudo está onde as mãos e a vista alcançam

2º FORD FOCUS GLX 1.6

GOSTAMOS:
Dirigibilidade e conforto: é um carrão

PODE MELHORAR:
Deveria se dar melhor com o etanol

CONCLUSÃO:
O Focus é mais carro, mas isso tem um peso

Imagem
O Ford Focus é um belo carro - e você, que nos acompanha, está farto de ler isso. O problema é confrontá-lo com um modelo, ainda que de menor porte, mais moderno e que tem o mesmo motor, o mesmo câmbio, mais equipamentos, menos peso, menos preço e mais porta-malas. Além disso, a lista de itens de série do Fiesta SE ganha de lavada da do Focus GLX.

Nesta versão, o hatch médio da Ford traz vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme, computador de bordo, rodas 16" de liga leve, dois air bags dianteiros, arcondicionado e direção hidráulica, além de CD-Player capaz de ler arquivos MP3 com entrada auxiliar para iPod e RDS. Um dos opcionais que fazem falta é o câmbio automático, alternativa que ainda não existe para o motor Sigma.

O Fiesta completo traz ar-condicionado, trio e direção elétrica, alarme, computador de bordo, rodas de liga leve de 15", CD-Player com MP3, ABS, bancos de couro e sete air bags (dianteiros, laterais, de cortina e para o joelho). Fora as rodas, são mais itens, e mais sofisticados, do que os oferecidos no Focus. São eles que dão ao Fiesta SE a vitória em segurança sobre o hatch.

O Focus é mais largo e tem rodas maiores. Também tem rodar mais sólido do que o sedã, ou seja, passa mais firmeza de comandos e de suspensão, que é muito mais sofisticada e bem acertada que a do Fiesta SE. É quase como dirigir um carro comum e um de luxo. Mas na pista, quem se dá melhor é o Fiesta SE.

Em boa medida, isso se deve ao peso. O Focus pesa 1.290 kg, enquanto o sedã não passa dos 1.162 kg. São 128 kg a mais para o modelo médio, peso que um motor 1.6, por melhor que seja, sente. Na aceleração 0 a 100 km/h, o Fiesta SE leva 10s8, enquanto o Focus precisa de 13s3. Os números dizem que o Fiesta SE é melhor, mas a sensação de dirigir o Focus é mais agradável. Seria, portanto, nos quesitos subjetivos que o Focus poderia ganhar a parada. Mas não ganha.

Imagem

Em comum com o Fiesta, o motor Sigma 1.6, o câmbio e o mesmo guarda-chuva (a Ford). O Focus pode ser maior, mas seu porta-malas de 328 l é menor que o do Fiesta

Sendo tão melhor de dirigir que o Fiesta SE, o Focus não abre muita vantagem em relação ao sedã compacto porque perde dele em acabamento, segurança e estilo. O Focus sai vitorioso O PESO DE UM [ FORD FIESTA SE O PESO DE UM Porta-malas em vida a bordo, direção, suspensão, ergonomia e prazer ao dirigir. Em motor e câmbio, sendo eles os mesmos, resolvemos dar empate aos dois, já que o peso a mais que o Focus carrega só o torna levemente mais lento.

O Focus é um senhor automóvel. É tão bom que aqueles que apreciam a arte de dirigir podem se frustrar em ter escolhido o Fiesta SE só porque ele tem mais air bags ou porque é mais moderno e custa menos. Ou porque tem portamalas de maior capacidade.

1º FORD FIESTA SE

GOSTAMOS:
Desempenho, acabamento e estilo

PODE MELHORAR:
O espaço interno é sacrificado em benefício do desenho de cupê

CONCLUSÃO:
É melhor porque pesa menos. Em todos os sentidos

Imagem
Neste espaço cabem 440 l de bagagem - capacidade maior que a do hatch. Por ser de construção mais recente e também um carro estratégico para a empresa, o Fiesta tem bom acabamento e chega bem equipado

Para quem vai comprar um carro novo, a escolha quase sempre é pelo modelo que foi lançado há menos tempo. É que o ciclo de vida média de um carro é de 6 anos - a renovação tende a desvalorizar o modelo substituído. Sob esse ponto de vista, o Fiesta SE, recém-apresentado, é mais negócio do que o Focus, que deve ganhar sua terceira geração no Brasil até 2012, dentro do plano da Ford de ter produtos mundiais à venda em diversos países simultaneamente, uma estratégia que significa economia de escala para a empresa e satisfação ao comprador por contar com um carro atualizado. Para o Fiesta SE, o peso dos anos é mais baixo. Aquele medido em quilos, também. O mesmo se pode dizer do preço. Em suma, o Fiesta SE ganha porque pesa menos. Em qualquer quesito.

Objetivamente, esse peso menor começa ajudando o sedã compacto em frenagem, retomada e consumo, todos muito melhores que os obtidos pelo hatch médio. A questão é que os números não refletem a sensação de dirigir.

O Fiesta SE tem interior mais estreito, ainda que mais moderno e de acabamento melhor que o Focus. Isso afeta o conforto ao dirigir, já que há uma impressão maior de confinamento no sedã.

Imagem

No que se refere a preço e itens de série, os do Fiesta SE pesam menos no bolso. Ele oferece mais por menos, o que, para aqueles em busca de critérios objetivos de escolha, o torna a opção mais racional. Em todo caso, como já apontamos antes, há fatores que devem ser cuidadosamente pesados antes de assinar o cheque. Espaço interno é um deles.

Se no porta-malas ele leva vantagem (440 litros, contra 328 litros do Focus), no espaço interno ele fica devendo, especialmente no banco traseiro, que tem teto muito baixo. São 2,49 m, contra 2,64 m do Focus, que também é mais largo (1,84 m, contra 1,70 m do Fiesta SE). Se você tem filhos adolescentes (e criados com chá de bambu) ou carrega adultos altos no banco traseiro, terá de dar mais peso a esse quesito do que nós demos no quadro de notas.

Outro aspecto importante a considerar é o conforto ao dirigir. A sensação de solidez transmitida pelo Focus pode ser tudo que alguém está buscando ao volante.

Para todos os compradores sem essas necessidades, o Fiesta SE cairá como uma luva. Anda melhor, consome menos e tem um estilo que vai causar inveja aos vizinhos. Não dá para negar o quanto o interior moderno agrada aos olhos, apesar do painel de LCD vermelho de aspecto barato, o quanto a pegada do volante é boa e o impacto que o desenho do carro causa por onde ele passa. Pelo menos enquanto ele for novidade - ou seja, pelos próximos dois anos.

Imagem
O Fiesta é mais rápido que o Focus na pista (e no pátio do supermercado)

OUTROS CASOS

Volkswagen, com Polo Sedan e Golf; Fiat, com Siena e Stilo; e Peugeot, com 207 Sedan e 307. Todas são versões que compartilham câmbio e motor. Descontando a marca francesa com o 207 Sedan, o restante tem renovação prevista para os próximos dois anos, alguns mais cedo do que outros. Isso deve pesar na decisão, mas não só. Os modelos maiores oferecem uma condução mais divertida, ainda que andem menos do que os sedãs compactos por conta do peso. Se sua opção recair sobre um destes médios, peça um bom desconto.

Imagem

F C
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

Re: O peso de um Porta-malas

por Lbonetto » Ter Out 05, 2010 9:18 am

ahh, eu sei q mta gente vai fla contra..
mas no meu caso, porta0malas serve só para por o trio atras...
então..
hahaha
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por rodrigodk » Ter Out 05, 2010 9:48 am

Lbonetto escreveu:ahh, eu sei q mta gente vai fla contra..
então..
hahaha

Quem compra um carro sedãn não pensa assim, esta é mais a visão de pessoas que tem hatch maninho
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

por jaydee_ro » Ter Out 05, 2010 10:14 am

Porta malas maior = mais subwoofer :)
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por JuniorFloripa » Ter Out 05, 2010 10:24 am

jaydee_ro escreveu:Porta malas maior = mais subwoofer :)

falou pouco mas falou tudo haha :lol: :lol:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por shadowcps » Ter Out 05, 2010 1:04 pm

que é = maior perda auditiva (surdez) :cry: :?
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por marcelaum » Ter Out 05, 2010 1:25 pm

que é =mais festa :lol: :lol:
Rodas Aro 18 Rx Motorsports,Molas Eibach,Emblemas Abarth,Filtro Esportivo,Escape Esportivo,
Painel de Fibra de Carbono,Dvd Pioneer 5289Bt,kit 2 vias Focal Acess,Coaxiais Eclipse
2 Subwoofers Bravox Uxp 10" 400rms,Banda 4.8 DE 600rms stereo e Taramps 2.7 de 2000rms Mono
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por rodrigodk » Ter Out 05, 2010 1:41 pm

shadowcps escreveu:

que é = maior perda auditiva (surdez) :cry: :?

q nada fofo (;;)) .. isso se chama idade avançada.. huauhauhahua
Power...
Velha Guarda
Velha Guarda

por shadowcps » Ter Out 05, 2010 3:45 pm

tá bom rodrigo. daqui uns anos (ou qdo fizer uma audiometria) vc me diz...
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por AraujoJr » Ter Out 05, 2010 3:51 pm

rodrigodk escreveu:
Lbonetto escreveu:ahh, eu sei q mta gente vai fla contra..
então..
hahaha

Quem compra um carro sedãn não pensa assim, esta é mais a visão de pessoas que tem hatch maninho

Nao sei nao...eu curto sedã, e talvez seja meu proximo carro....e gosto do visual, nao ligo pro porta malas
Conheço muita gente tb que gosta de carro SW pelo visual e mal usa a mala
Acho que tb se compra carros com mala por gosto e nao so por necessidade
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo