Google apresenta projeto para desenvolver carro sem motorist

*** O baguio tá ficando doido já
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O Google apresentou nesta última semana um projeto secreto para o desenvolvimento de carros autônomos, afirmando inclusive que seus veículos de teste já percorreram mais de 220.000 quilômetros usando softwares e sensores. O chefe executivo do Google Eric Schmidt não estava brincando; a empresa acredita que humanos não devem dirigir.
Fabricantes de automóveis e cientistas brincam com o conceito de um carro sem motorista há anos; uma universidade italiana tem uma caravana de veículos percorrendo a Ásia de forma autônoma nas últimas semanas, mas eles encontraram alguns problemas no caminho.
O projeto do Google envolve engenheiros que participaram dos desafios da DARPA para veículos autônomos. A rota percorrida pelos veículos foi primeiramente checada para condições de tráfego e sinalização. Os carros automatizados usam sensores a laser para medir distâncias e mapas do terreno no servidor do Google para percorrer o trajeto; um motorista e um engenheiro de software monitoram o percurso.
O Google afirmou que seus carros - principalmente Toyota Prius que lembram os veículos do Google Street View nos Estados Unidos - rodaram pela costa do Pacífico e ao redor do Lago Tahoe no país; a empresa afirmou também que avisou as autoridades locais sobre seus experimentos antes de colocá-los na estrada.
Sebastian Thrun, engenheiro de software do Google que lidera o projeto, diz que veículos autônomos podem cortar o número de mortes em acidentes de trânsito pela metade, ao mesmo tempo em que podem transportar mais pessoas, reduzindo a emissão de poluentes e tornando os trajetos mais produtivos:
empre fomos otimistas quanto à capacidade da tecnologia em avançar a sociedade, motivo pelo qual nós investimos na melhoria das atuais tecnologias de carros autônomos. Ainda que este projeto esteja em um nível experimental, ele proporciona uma visão do que o transporte pode se tornar no futuro graças à tecnologia dos computadores. E esse futuro é realmente empolgante.
Essa é uma boa maneira de se enxergar as coisas. Claro, há ainda uma série de custos desconhecidos, a necessidade de uma confiabilidade sem precedentes, questões relacionadas às responsabilidades e questões legais, além da recorrente experiência com mapas GPS que mostram estradas imaginárias no lugar de rios e lagos.
Alguns vídeos na internet mostram o tráfego automatizado e levantam a pergunta: será que há alguma lei que proíba a circulação de carros sem motoristas nas estradas utilizadas? O que acontece caso o software não funcione direito e o veículo mude de faixa sem aviso? Há um motivo pelo qual a DARPA está há anos testando este tipo de tecnologia antes mesmo de pensar em colocá-la nas ruas para testes.
F J


O Google apresentou nesta última semana um projeto secreto para o desenvolvimento de carros autônomos, afirmando inclusive que seus veículos de teste já percorreram mais de 220.000 quilômetros usando softwares e sensores. O chefe executivo do Google Eric Schmidt não estava brincando; a empresa acredita que humanos não devem dirigir.
Fabricantes de automóveis e cientistas brincam com o conceito de um carro sem motorista há anos; uma universidade italiana tem uma caravana de veículos percorrendo a Ásia de forma autônoma nas últimas semanas, mas eles encontraram alguns problemas no caminho.
O projeto do Google envolve engenheiros que participaram dos desafios da DARPA para veículos autônomos. A rota percorrida pelos veículos foi primeiramente checada para condições de tráfego e sinalização. Os carros automatizados usam sensores a laser para medir distâncias e mapas do terreno no servidor do Google para percorrer o trajeto; um motorista e um engenheiro de software monitoram o percurso.
O Google afirmou que seus carros - principalmente Toyota Prius que lembram os veículos do Google Street View nos Estados Unidos - rodaram pela costa do Pacífico e ao redor do Lago Tahoe no país; a empresa afirmou também que avisou as autoridades locais sobre seus experimentos antes de colocá-los na estrada.
Sebastian Thrun, engenheiro de software do Google que lidera o projeto, diz que veículos autônomos podem cortar o número de mortes em acidentes de trânsito pela metade, ao mesmo tempo em que podem transportar mais pessoas, reduzindo a emissão de poluentes e tornando os trajetos mais produtivos:
empre fomos otimistas quanto à capacidade da tecnologia em avançar a sociedade, motivo pelo qual nós investimos na melhoria das atuais tecnologias de carros autônomos. Ainda que este projeto esteja em um nível experimental, ele proporciona uma visão do que o transporte pode se tornar no futuro graças à tecnologia dos computadores. E esse futuro é realmente empolgante.
Essa é uma boa maneira de se enxergar as coisas. Claro, há ainda uma série de custos desconhecidos, a necessidade de uma confiabilidade sem precedentes, questões relacionadas às responsabilidades e questões legais, além da recorrente experiência com mapas GPS que mostram estradas imaginárias no lugar de rios e lagos.
Alguns vídeos na internet mostram o tráfego automatizado e levantam a pergunta: será que há alguma lei que proíba a circulação de carros sem motoristas nas estradas utilizadas? O que acontece caso o software não funcione direito e o veículo mude de faixa sem aviso? Há um motivo pelo qual a DARPA está há anos testando este tipo de tecnologia antes mesmo de pensar em colocá-la nas ruas para testes.
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