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Etiquetagem de emissões nos veículos: GM e Honda fora

MensagemEnviado: Qua Nov 10, 2010 7:42 pm
por shadowcps
Acordo torto
Campeões da baixa emissão são Mille e Siena Fire, Gol Ecomotion e Renault Logan
por FERNANDO CALMON

Fernando Calmon - Tudo parecia mais um dos vários seminários técnicos que são realizados rotineiramente a cada ano e acompanhados por essa coluna. Porém, o seminário Emissões Veiculares e Meio Ambiente realizado semana passada, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, teve uma característica distinta: foi compulsório. Fazia parte de um acordo com o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo como "compensação" pelo imbróglio que levou ao descumprimento de prazo para adoção do diesel de melhor qualidade. Sem diminuição do teor de enxofre os fabricantes não poderiam oferecer os dispositivos antipoluição, particularmente onerosos e complicados em qualquer motor diesel.

O problema na realidade começou na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Deixaram passar o tempo em tolas discussões internas. Petrobrás e Anfavea cruzaram os braços. Só não contavam com a reação do MPF e sua exigência de ajustamento de conduta. A petrolífera passará a produzir um dos melhores diesels do mundo com apenas 10 ppm de enxofre – em duas etapas, 2012 e 2014 – e os fabricantes deverão atender a uma norma mais rigorosa, igual à atual europeia. O seminário fez parte do acordo que foi lido por três vezes em meio às apresentações.

Entre palestras e debates salvaram-se todos. Informações densas e uma previsão da demanda de combustíveis no Brasil até 2030, apresentada em dois cenários, pelo economista da Petrobrás Eduardo Correia. Para o consumidor interessa saber que o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) já traz avanços em apenas três anos. Os resultados do ano-modelo 2011 foram divulgados no dia anterior. Roberto Real, do Inmetro (responsável pelo PBE), destacou que houve uma melhora de consumo de combustível de até 3,6% na média dos modelos compactos (6,5 a 7 m² de área projetada no solo, classificação diferente do mercado). No total há oito categorias.

Na escala de notas, de A (melhor) a E (pior), usa-se o critério de consumo energético, mais justo com gasolina e etanol. O Inmetro corrigiu em até 20% os dados de consumo obtidos em laboratórios, necessários para a consistência dos testes. "Antes dessa mudança recebemos na nossa ouvidoria cem reclamações de motoristas e depois, nenhuma", afirmou Real.

O programa é voluntário, mas já está decidido – não anunciado – a obrigatoriedade para todos os fabricantes dentro de um ano. A GM e agora a Honda desistiram de participar, enquanto a Ford entrou no grupo ao lado de Fiat, Kia, Renault, Toyota e VW. Haverá uma espécie de fusão entre o PBE e a Nota Verde, do Ministério do Meio Ambiente, o que pode facilitar a escolha do consumidor segundo seus critérios e pautar as futuras alíquotas do IPI.

Eis os modelos com nota máxima, sem ar-condicionado e motor flex de 1 litro de cilindrada: Mille Fire Economy, Siena Fire, Gol Ecomotion e Renault Logan. Com ar-condicionado, só obtiveram nota A Fusion Híbrido Pleno (como esperado) e Kias Cerato 1.6 e Sorento 2.4, os três a gasolina. Entre motores flex e ar-condicionado também a melhor classificação para Corolla 1.8 (sob encomenda) e Fluence 2.0, sucessor do Mégane sedã e uma das atrações deste Salão do Automóvel, à venda no início de 2011.

http://www2.uol.com.br/interpressmotor/ ... m36231.shl

Re: Etiquetagem de emissões nos veículos: GM e Honda fora

MensagemEnviado: Qui Nov 11, 2010 7:57 am
por Lbonetto
golzeraa !!!!!!!!!

Re: Etiquetagem de emissões nos veículos: GM e Honda fora

MensagemEnviado: Qui Nov 11, 2010 10:35 am
por je9445
Por que será que a GeMe desistiu de participar????

LIXOOOOOOOOOO