Dez cores nacionais que fugiram da mesmice

*** Sinto falta do Laranja Spot(cor de lançamento do Punto no BR) e também de outros tons de Azul, que hoje é febre.. ahh o verde limão do UNO..rs ***
O que seria do preto se todos gostassem do prata? Os carros nacionais eram mais coloridos no passado. Depois da abertura das importações, parecia que os tons de cinza e preto jamais iriam reinar. Não foi o que aconteceu. Assim como nos motores, a caretisse voltou com força, salvo nos raros modelos de apelo mais jovem e nas versões esportivas.

Rosa Pantera – Opala
Rosa? Como assim rosa? Uns até tentaram questionar a masculinidade da cor, mas pelo menos duas pessoas se lembraram do Rosa Pantera do Opala que, óbvio, não fez sucesso, apesar de parecer mais um salmão ou laranja que propriamente rosa.

Vermelho Dakar - Gol GTI
Conhecido também como “acerola”, o Vermelho Dakar é lembrado como a cor usada para apresentar o Gol GTI 16V, aquele bolinha/G2 com o ressalto no capô. Conheço algumas pessoas que ficaram frustradas em não poder comprar aquela geração do Gol em vermelho, hoje disponível apenas em tonalidade não-metálica.

Branco Nacar/Bege nevada - Autolatina
Pelo menos cinco pessoas se lembraram do branco perolizado que a Volkswagen ofereceu na década de 1990, em carros como Logus, Santana e versões mais equipadas do Gol e Parati. O Bege Nevada da Ford era uma pintura parecida, só que oferecida pela Ford no Escort da mesma época.

Laranja Volcano - Vectra GT
O laranja usado nos materiais de divulgação do Vectra GT não teve tanto sucesso quanto foi sugerido em seu lançamento. O que é uma pena, já que além de ficar ótimo nas propagandas de tons sombrios, parecia ser uma cor mais atraente que o azul usado na mesma época, por sinal pouca coisa mais escura que o azul Los Angeles.

Verde Manaus – Fiat Palio G1
Verde é uma cor difícil de se acertar em carros, mas foi bastante vendida na primeira geração do Palio e Palio Weekend, pelo menos pelos lugares onde eu passei. Mas como o Glaukin mesmo falou, é difícil fazer jus à cor em fotos.

Azul Fun – Saveiro Fun
A cor remete ao azul do Voyage Los Angeles. Na Saveiro, na época um dos carros mais populares entre o público jovem, servia para quebrar a monotonia dos tons de cinza. Mas se diz a lenda que a Volks se arrependeu da cor no Voyage assim que ele deixou a fábrica, o que dizer da máscara nos faróis da Saveiro? Parece uma fantasia.

Laranja Boreal - Opala SS
Quando se pensa em Opala SS, logo vêm à cabeça as cores prata, amarelo e vermelho. O gui_aleixo85, que por sinal é um admirador dos SS, indicou o Laranja Boreal, usado no carro restaurado da foto e que deixa a maquiagem dos SS recentes no chinelo.

Amarelo Indianápolis - Fiat
Amarelo é a cor preferida pela Fiat para chamar a atenção às versões esportivas de seus modelos. Talvez por isso fique restrita às versões Sporting e T-Jet do Punto e Stilo Sporting. Quem quiser um carro 0km com a cor e não tiver pelo menos 50 mil reais vai ficar de mãos abanando. O 500 tem um amarelo semelhante – “Birichino” – que poderia trazer uma preparação Abarth, já pensou?

Laranja Atacama – Saveiro Cross
Chamativa, combinando com a proposta off-off-road da Saveiro Cross, o laranja que não consta no configurador online da VW ficaria perfeito como pele do Fox comum – está disponível para o CrossFox.

Dourados – vários
É difícil acertar um dourado em um carro sem parecer cafona – mesmo em um Bugatti Veyron – mas se for para usar os comentários como parâmetro, as montadoras aqui no Brasil acertaram no dourado usado no Polo e Palio. Pode não agradar a todos, mas quando bem executado, citando o Francisco, berra “meu dono tem atendimento preferencial”.
F J
O que seria do preto se todos gostassem do prata? Os carros nacionais eram mais coloridos no passado. Depois da abertura das importações, parecia que os tons de cinza e preto jamais iriam reinar. Não foi o que aconteceu. Assim como nos motores, a caretisse voltou com força, salvo nos raros modelos de apelo mais jovem e nas versões esportivas.

Rosa Pantera – Opala
Rosa? Como assim rosa? Uns até tentaram questionar a masculinidade da cor, mas pelo menos duas pessoas se lembraram do Rosa Pantera do Opala que, óbvio, não fez sucesso, apesar de parecer mais um salmão ou laranja que propriamente rosa.

Vermelho Dakar - Gol GTI
Conhecido também como “acerola”, o Vermelho Dakar é lembrado como a cor usada para apresentar o Gol GTI 16V, aquele bolinha/G2 com o ressalto no capô. Conheço algumas pessoas que ficaram frustradas em não poder comprar aquela geração do Gol em vermelho, hoje disponível apenas em tonalidade não-metálica.

Branco Nacar/Bege nevada - Autolatina
Pelo menos cinco pessoas se lembraram do branco perolizado que a Volkswagen ofereceu na década de 1990, em carros como Logus, Santana e versões mais equipadas do Gol e Parati. O Bege Nevada da Ford era uma pintura parecida, só que oferecida pela Ford no Escort da mesma época.

Laranja Volcano - Vectra GT
O laranja usado nos materiais de divulgação do Vectra GT não teve tanto sucesso quanto foi sugerido em seu lançamento. O que é uma pena, já que além de ficar ótimo nas propagandas de tons sombrios, parecia ser uma cor mais atraente que o azul usado na mesma época, por sinal pouca coisa mais escura que o azul Los Angeles.

Verde Manaus – Fiat Palio G1
Verde é uma cor difícil de se acertar em carros, mas foi bastante vendida na primeira geração do Palio e Palio Weekend, pelo menos pelos lugares onde eu passei. Mas como o Glaukin mesmo falou, é difícil fazer jus à cor em fotos.

Azul Fun – Saveiro Fun
A cor remete ao azul do Voyage Los Angeles. Na Saveiro, na época um dos carros mais populares entre o público jovem, servia para quebrar a monotonia dos tons de cinza. Mas se diz a lenda que a Volks se arrependeu da cor no Voyage assim que ele deixou a fábrica, o que dizer da máscara nos faróis da Saveiro? Parece uma fantasia.

Laranja Boreal - Opala SS
Quando se pensa em Opala SS, logo vêm à cabeça as cores prata, amarelo e vermelho. O gui_aleixo85, que por sinal é um admirador dos SS, indicou o Laranja Boreal, usado no carro restaurado da foto e que deixa a maquiagem dos SS recentes no chinelo.

Amarelo Indianápolis - Fiat
Amarelo é a cor preferida pela Fiat para chamar a atenção às versões esportivas de seus modelos. Talvez por isso fique restrita às versões Sporting e T-Jet do Punto e Stilo Sporting. Quem quiser um carro 0km com a cor e não tiver pelo menos 50 mil reais vai ficar de mãos abanando. O 500 tem um amarelo semelhante – “Birichino” – que poderia trazer uma preparação Abarth, já pensou?

Laranja Atacama – Saveiro Cross
Chamativa, combinando com a proposta off-off-road da Saveiro Cross, o laranja que não consta no configurador online da VW ficaria perfeito como pele do Fox comum – está disponível para o CrossFox.

Dourados – vários
É difícil acertar um dourado em um carro sem parecer cafona – mesmo em um Bugatti Veyron – mas se for para usar os comentários como parâmetro, as montadoras aqui no Brasil acertaram no dourado usado no Polo e Palio. Pode não agradar a todos, mas quando bem executado, citando o Francisco, berra “meu dono tem atendimento preferencial”.
F J