Mercado: Recorde de vendas em 2010 é falso! Saiba o por que!

Vivendo e aprendendo, hein?.... já sabia que as montadoras/CC´s faziam isso, mas não sabia que os números eram tão altos!
Link: http://www.noticiasautomotivas.com.br/m ... o-por-que/
Mercado: Recorde de vendas em 2010 é falso! Saiba o por que
O Brasil bateu recordes de vendas em 2010. Foi uma verdadeira festa para montadoras e concessionárias, e claro, também para muitos consumidores que comemoraram a compra de seu carro 0 km. No entanto, essa realidade dos números do ano passado não condiz com a realidade. O recorde de vendas em 2010 é falso!
Isso porque a Fenabrave divulgou uma prática antiga de montadoras e concessionários, o licenciamento de veículos 0 km para terceiros, a fim de fechar as vendas do ano em alta e acabar com estoques. Como tem mais carro do que consumidor, as montadoras faturam os carros em nome de terceiros para ter um bom desempenho e mostrar isso para suas matrizes ficarem felizes. Quando não, utiliza isso como propaganda para promover a marca no ano que começa.
Dos 361.197 automóveis e comerciais leves vendidos em dezembro, pelo menos 35.000 deles possuem donos falsos. É aquele 0 km que você encontra na revenda já emplacado, mas com hodômetro zerado e sem nenhum uso de seu interior. Geralmente as concessionárias oferecem estes modelos com descontos, além de já serem licenciados e com primeira parcela do IPVA paga. Nestes casos, o consumidor passa a ser o segundo dono do carro. Essa operação toda é apelidada de “rapel”, e em 2010 foi praticada por quase todas as montadoras do país, o que não trouxe benefício para nenhuma delas.
Em tempos não muito remotos, a GM praticou isso no mercado, mais exatamente em 2004, quando Ray Young queria que a GMB fosse à líder de mercado. Faturando carros para o mundo inteiro, Young conseguiu fazer a proeza de levar a gigante americana ao topo do ranking naquele ano. Mas o tiro saiu pela culatra em janeiro de 2005, quando a GM emplacou apenas o quarto lugar, abaixo até mesmo da Ford, eterna no quarto posto nacional.
Em 2010, a Fenabrave não conseguiu determinar qual fabricante se destacou no rapel, mas promete combater essa prática, que a nosso ver é ilegal, pois induz o consumidor ao erro, anunciando resultados que na verdade não fazem parte da realidade. Bem ao estilo da Hyundai-CAOA. É por isso que as montadoras se anteciparam à Fenabrave dizendo que janeiro terá uma queda de 30%. Com certeza parte desse resultado é fruto do rapel. Essa é mais uma das táticas praticadas no Brasil para que números altos sejam motivos de festa, release, propaganda, etc. E o consumidor, muitas vezes, acaba caindo nessa também.
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Mercado: Recorde de vendas em 2010 é falso! Saiba o por que
O Brasil bateu recordes de vendas em 2010. Foi uma verdadeira festa para montadoras e concessionárias, e claro, também para muitos consumidores que comemoraram a compra de seu carro 0 km. No entanto, essa realidade dos números do ano passado não condiz com a realidade. O recorde de vendas em 2010 é falso!
Isso porque a Fenabrave divulgou uma prática antiga de montadoras e concessionários, o licenciamento de veículos 0 km para terceiros, a fim de fechar as vendas do ano em alta e acabar com estoques. Como tem mais carro do que consumidor, as montadoras faturam os carros em nome de terceiros para ter um bom desempenho e mostrar isso para suas matrizes ficarem felizes. Quando não, utiliza isso como propaganda para promover a marca no ano que começa.
Dos 361.197 automóveis e comerciais leves vendidos em dezembro, pelo menos 35.000 deles possuem donos falsos. É aquele 0 km que você encontra na revenda já emplacado, mas com hodômetro zerado e sem nenhum uso de seu interior. Geralmente as concessionárias oferecem estes modelos com descontos, além de já serem licenciados e com primeira parcela do IPVA paga. Nestes casos, o consumidor passa a ser o segundo dono do carro. Essa operação toda é apelidada de “rapel”, e em 2010 foi praticada por quase todas as montadoras do país, o que não trouxe benefício para nenhuma delas.
Em tempos não muito remotos, a GM praticou isso no mercado, mais exatamente em 2004, quando Ray Young queria que a GMB fosse à líder de mercado. Faturando carros para o mundo inteiro, Young conseguiu fazer a proeza de levar a gigante americana ao topo do ranking naquele ano. Mas o tiro saiu pela culatra em janeiro de 2005, quando a GM emplacou apenas o quarto lugar, abaixo até mesmo da Ford, eterna no quarto posto nacional.
Em 2010, a Fenabrave não conseguiu determinar qual fabricante se destacou no rapel, mas promete combater essa prática, que a nosso ver é ilegal, pois induz o consumidor ao erro, anunciando resultados que na verdade não fazem parte da realidade. Bem ao estilo da Hyundai-CAOA. É por isso que as montadoras se anteciparam à Fenabrave dizendo que janeiro terá uma queda de 30%. Com certeza parte desse resultado é fruto do rapel. Essa é mais uma das táticas praticadas no Brasil para que números altos sejam motivos de festa, release, propaganda, etc. E o consumidor, muitas vezes, acaba caindo nessa também.