Chineses vendem mais que Mercedes e BMW

Cledorvino Belini, presidente da Anfavea, não mostrou preocupação com o avanço das marcas chinesas no primeiro mês do ano (veja matéria). "É um player importante e de respeito. Os produtos são competitivos", disse o dirigente, que, no entanto, não acha que os carros chineses estão no "nível de maturidade" do carro brasileiro. "Não sei se o consumidor terá assistência técnica", provocou.
"Só tenho receio que aconteça com a indústria automobilística o que aconteceu com a indústria de calçados e de brinquedos. Espero não ter que produzir carro na China para vender no Brasil e assim ficar em condições de igualdade com os importadores", disse o representante dos fabricantes.
Belini lembrou que a industria automobilística brasileira fatura U$ 80 bilhões e arrecada U$ 37 bilhões de impostos. Em todo o setor tem 200 mil empresas e 1,5 milhão de trabalhadores, com um índice de nacionalização de 95%.
Mas é no ranking das 15 marcas mais vendidas que estão as mais importantes mudanças neste ano de 2011. Duas marcas tradicionais do segmento de luxo, Mercedes-Benz e BMW, foram desbancadas por duas chinesas. A Mercedes, 14ª.colocada no ano passado, e a BMW, 15ª, não figuram mais na lista das 15 mais. No seu lugar entraram a Hafei e a Chery.
A Hafei fechou janeiro na décima quarta posição no ranking das marcas, com 992 unidades vendidas e 042% do mercado e a Chery vendeu 963, ficou em décimo quinto lugar e com 0,42% de participação. As duas desbancaram a Mercedes-Benz e a BMW.
Esse desempenho pode ser só o começo. Pelo menos seis importadoras chinesas prometem trazer muitas novidades este ano. Trinta modelos já estão planejados para chegar. As marcas que prometem o maior número de lançamentos são a Haima e a Chery, ambas com seis novidades.
A Haima lançará quatro modelos hatchs, de 1.0 a 1.8, um sedã com motor 1.8 de 16 válvulas e o utilitário esportivo Haima 7. A Chery, além de nova versão do Face e do Fulwin, sedã e hatch, vai trazer o míni QQ.
A Brilliance vai lancar a linha FRV (dois hatchs e um sedã) e o Splendor, um sedã de luxo. A Chana vem com as versões sedã e hatch do Alsvin e duas do Benni (uma delas o Míni).
A JAC terá a linha completa da série "J", inclusive a Minivan J6 e a Lifan vem com o sedã 620, o hatch 520 e o míni 320.
O ranking dos chineses
Class.
Marca
Vendas Janeiro
Participação
1º
Hafei 992 0,43%
2º
Chery 963 0,41%
3º
Lifan 161 0,07%
4º
Changan 117 0,05%
5º
Effa 67 0,02%
6º
Jinbei 31 0,01%
http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2011-02-01_2011-02-28.html#2011_02-02_12_57_34-142809534-0
"Só tenho receio que aconteça com a indústria automobilística o que aconteceu com a indústria de calçados e de brinquedos. Espero não ter que produzir carro na China para vender no Brasil e assim ficar em condições de igualdade com os importadores", disse o representante dos fabricantes.
Belini lembrou que a industria automobilística brasileira fatura U$ 80 bilhões e arrecada U$ 37 bilhões de impostos. Em todo o setor tem 200 mil empresas e 1,5 milhão de trabalhadores, com um índice de nacionalização de 95%.
Mas é no ranking das 15 marcas mais vendidas que estão as mais importantes mudanças neste ano de 2011. Duas marcas tradicionais do segmento de luxo, Mercedes-Benz e BMW, foram desbancadas por duas chinesas. A Mercedes, 14ª.colocada no ano passado, e a BMW, 15ª, não figuram mais na lista das 15 mais. No seu lugar entraram a Hafei e a Chery.
A Hafei fechou janeiro na décima quarta posição no ranking das marcas, com 992 unidades vendidas e 042% do mercado e a Chery vendeu 963, ficou em décimo quinto lugar e com 0,42% de participação. As duas desbancaram a Mercedes-Benz e a BMW.
Esse desempenho pode ser só o começo. Pelo menos seis importadoras chinesas prometem trazer muitas novidades este ano. Trinta modelos já estão planejados para chegar. As marcas que prometem o maior número de lançamentos são a Haima e a Chery, ambas com seis novidades.
A Haima lançará quatro modelos hatchs, de 1.0 a 1.8, um sedã com motor 1.8 de 16 válvulas e o utilitário esportivo Haima 7. A Chery, além de nova versão do Face e do Fulwin, sedã e hatch, vai trazer o míni QQ.
A Brilliance vai lancar a linha FRV (dois hatchs e um sedã) e o Splendor, um sedã de luxo. A Chana vem com as versões sedã e hatch do Alsvin e duas do Benni (uma delas o Míni).
A JAC terá a linha completa da série "J", inclusive a Minivan J6 e a Lifan vem com o sedã 620, o hatch 520 e o míni 320.
O ranking dos chineses
Class.
Marca
Vendas Janeiro
Participação
1º
Hafei 992 0,43%
2º
Chery 963 0,41%
3º
Lifan 161 0,07%
4º
Changan 117 0,05%
5º
Effa 67 0,02%
6º
Jinbei 31 0,01%
http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2011-02-01_2011-02-28.html#2011_02-02_12_57_34-142809534-0