Hyundai Elantra, abordagem + completa rival x Civic x Corola

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

Hyundai Elantra, abordagem + completa rival x Civic x Corola

por AlexJW » Dom Abr 03, 2011 1:24 pm

Link: http://hyundaisgarage.blogspot.com/2011 ... il-em.html

Fotos:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Destaques positivos:
- Design mais "fluido" c/ menos resistência ao ar;
- Tão comprido qto o Corolla e mesmo entreeixos do NC;
- Suspensão mais baixa, + baixa que o Corolla e Civic (talvez isso tenha de ser revisto para o Brasil);
- Bom porta-malas de 419 litros;
- Motor 1,8 com comando duplo variável de válvulas c/ bloco em alumínio;
- Transmissão aut/manual de 6 velocidades, 8 kg mais leve que a do New Civic;
- O motor oferece 150 cv e 18,1 kgfm;
- Quando chegar ao Brasil, PODE SER que o Elantra esteja sob a guarda direta da Hyundai. A montadora sul-coreana aos poucos assume o controle da operação brasileira, hoje sob a tutela do grupo CAOA;
- O pós-venda já é hoje tarefa da fábrica (lançamento de tabela de revisões com preços sugeridos), um claro sinal que os coreanos vieram para ficar;

Destaques negativos:
- versão norte-americana traz uma lista generosa de equipamentos como direção elétrica, navegador GPS touchscreen, controle de estabilidade, seis airbags e até mesmo aquecimento dos bancos traseiros, mas aqui no Brasil não espere nada disso a não ser na versão topzona, beeem mais cara;
- suspensão de eixo de torção na traseira, um recurso inferior ao do Honda e ao do Focus;
- A Hyundai chegou no Brasil através do grupo CAOA com uma proposta de preços mais agressiva, mas caiu o gosto do brasileiro e hoje os preços dos seus carros são equiparados com os de seus concorrentes, o que leva a estimativa de preço pro Elantra pra casa dos 70 mil reais o básico (talvez menos na versão mecânica, equiparando-se ao New Civic e Corolla na casa dos 65k).

Texto contido no link:

Em outros tempos, a missão seria considerada impossível. Bater Corolla e Civic, os sedãs médios japoneses que dominam a categoria há anos? Mas, depois de emplacar Tucson, i30, ix35 e agora o Sonata entre os mais desejados veículos do Brasil, a Hyundai já tem credenciais para obter esse feito.

A ameaça ao reinado dos modelos da Toyota e da Honda tem nome: Elantra. O sedã teve passagem discreta pelo país no início da década, ainda na 3ª geração, que não deixou marcas. Completamente diferente da 5ª geração, que acaba de ser lançada nos Estados Unidos e que traz na bagagem todos os aqueles itens que têm feito os veículos da marca fenômenos de vendas: design atraente, tecnologia, conforto e garantia de longo prazo, embora o preço baixo já não esteja mais entre eles.

Mirando em Corolla e Civic

Quando a Hyundai mostrou o novo Elantra para a imprensa norte-americana há algumas semanas, havia mais referências ao Corolla e ao Civic que à outros modelos da marca. E faz sentido. Os dois sedãs viraram ícones mundiais que possuem clientes fieis em todos os mercados onde estão presentes. A razão é o patamar de confiabilidade, tecnologia e beleza que eles atingiram, por isso os coreanos perseguem esse objetivo sem descanso.

O Elantra 2011 é um dos mais belos projetos do design “escultura fluída”, em que as linhas do carro parecem fazê-lo flutuar. A receita oferece esportividade e conforto, além de personalidade – é impossível confundi-lo na rua. Ele é tão comprido quanto um Corolla, traz a mesma distância entreeixos do Civic, a mesma largura do primo Cerato e é mais baixo que os três, sinal do caráter mais esportivo. Para completar, a capacidade do porta-malas é de 419 litros, dentro dos padrões do segmento.

Economia de híbrido

Ponto nevrálgico desse tipo de veículo, o conjunto motor/câmbio é, talvez, o aspecto mais formidável do Elantra. Em lugar do propulsor 2.0 da geração anterior, a Hyundai desenvolveu um motor 1.8 batizado com a sigla NU, que possui as principais tecnologias para aumentar sua eficiência como comando duplo variável de válvulas e bloco em alumínio. Já a transmissão, automática ou manual, possui seis velocidades e é quase 8 kg mais leve que a que equipa o Civic, segundo a Hyundai.

Ainda no pacote um acelerador eletrônico e um trabalho de aerodinâmica que fez do Elantra um veículo mais eficiente que o elétrico Volt, da GM, um tipo de carro que precisa ter o mínimo possível de resistência ao ar. O resultado desse esforço é um consumo muito baixo de combustível, equivalente mesmo ao de um híbrido: 12,3 km com um litro de gasolina na cidade e impressionantes 17 km/l na estrada. E isso sem perder potência e torque - o 1.8 oferece 150 cv e 18,1 kgfm, respectivamente.

A versão norte-americana traz uma lista generosa de equipamentos como direção elétrica, navegador GPS touchscreen, controle de estabilidade, seis airbags e até mesmo aquecimento dos bancos traseiros.

Versão flex

Segundo apuraram revistas especializadas, a Hyundai planeja lançar o Elantra no Brasil no 2º semestre de 2011 e com uma novidade, o motor flex. Apesar disso, não se deve esperar pela mesma generosidade de equipamentos da versão vendida nos Estados Unidos. Ao contrário do hatch i30, que chegou ao país num momento em que a concorrência local estava enfraquecida, o Elantra terá de encarar competidores fortes, um deles que terá uma nova geração na mesma época, o Civic.

Por isso, os preços não poderão ser altos como tem ocorrido com o Sonata, um sedã que tem sido vendido por valores acima da média. Mesmo com um belo projeto, o Elantra também inspira algumas dúvidas. A suspensão, por exemplo, é de eixo de torção na traseira, um recurso inferior ao do Honda e ao do Focus. Segundo o que relatam revistas americanas, o carro tem uma tocada leve e macia que agrada o público de lá, mas que não tem tantos admiradores no Brasil, mais interessados em um toque de esportividade.

Na época em que desembarcar no Brasil, o Elantra poderá já estar sob a guarda direta da Hyundai. A montadora sul-coreana aos poucos assume o controle da operação brasileira, hoje sob a tutela do grupo CAOA. Funcionários da Hyundai já trabalham no país no projeto HB, um compacto desenhado para nosso país e com a ousada meta de bater o Gol, da Volkswagen. Segundo fontes, o pós-venda já é tarefa da fábrica, um claro sinal que os coreanos vieram para ficar e, se a concorrência deixar, podem mesmo dominar nosso mercado.
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

Re: Hyundai Elantra, abordagem + completa rival x Civic x Corola

por wcarlete » Dom Abr 03, 2011 3:29 pm

Esses koreanos mesmo com olhos puxados, estão de olhos bem abertos no nosso país.

Sobre preço acredito que vai vim pra baixo de NC e Corolla, o Sonota esta com preço bem acima da media por esta sozinho no segmento, agora no fim do ano chega o Optimus, acho que pe assim que escreve, com isso a Hyundai acerta o preço dele, até lá vamos ganhando o que dá.
    Imagem
    O Congresso Nacional é um local que:
    se gradear vira zoológico, se murar vira presídio, se colocar uma lona em cima vira circo, se colocar luz vermelha vira puteiro, e se der descarga não sobra ninguém.
    Piloto de Kart de feriado
    Piloto de Kart de feriado

por reolonaapp » Seg Abr 04, 2011 5:43 pm

Só eu que achei ele muuuuuuuuito parecido com o sonata???
    =============================================
    Minha viatura => GARAGEM
    Minha diversão => Cozinha >>> RECEITA DESSA SEMANA: MACARRONADA NA PANELA DE PRESSÃO<<<
    Piloto de Autorama
    Piloto de Autorama

por Ricciardi » Seg Abr 04, 2011 10:20 pm

Eu to de olho nesse Elantra viu
    Quero ver pessoalmente
    Meu flickr
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por Rodrigo Carneiro » Ter Abr 05, 2011 10:35 am

Eu também estou de olho.... final de ano é pra ser um TJet, mas se vier desse jeito e na casa dos 70k, mudo de idéia.
    Imagem
    VAI DEIXAR SAUDADES.... ALIÁS JÁ DEIXOU!!!! Fotos do meu carro nas páginas 1, 2, 5, 9 e 11 viewtopic.php?t=15067
    Piloto de Kart Profissional
    Piloto de Kart Profissional

por flaviocamargos » Ter Abr 05, 2011 12:20 pm

Não gostei da frente dele. Mas sem dúvida, um carro para bater de frente com o Civic e Corolla e que merece ser o mais vendido pela lista de equipamentos.
    Imagem
    Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

por AlexJW » Ter Abr 05, 2011 5:03 pm

reolonaapp escreveu:Só eu que achei ele muuuuuuuuito parecido com o sonata???

É parecido sim, talvez numa versão menor, portanto a meu ver, mais atraente.

Vamos ver se vem mesmo no segundo semestre, pq não é raro os planos e promessas das montadoras mudarem a cada semana.
    Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
      Velha Guarda
      Velha Guarda

por diego.paris » Ter Abr 05, 2011 6:00 pm

belo carro!!!
      é nois!!!!
      Motorista de Auto Escola
      Motorista de Auto Escola

por nilton cartaxo » Ter Abr 19, 2011 4:23 pm

na car and drive de maio vai vir um comparativo entre ele,civic e corolla.
      Vw Jetta TSI Preto Mystic + Renault Fluence privilege Branco Glacier
      Motorista de Auto Escola
      Motorista de Auto Escola

por AlexJW » Ter Abr 19, 2011 8:07 pm

nilton cartaxo escreveu:na car and drive de maio vai vir um comparativo entre ele,civic e corolla.

Boa notícia, pq o foco da Hyundai é justamente o Civic e Corolla... vai ser interessante, mas a meu ver, o Elantra vai mostrar ser mais carro... pena que o Civic não será o da nova geração, prevista apenas para o segundo semestre...

Imagem
        Velha Guarda
        Velha Guarda

Próximo