Fiat apresenta o 500 TwinAir na Europa

fonte: Car and Driver Brasil
Fiat apresenta o 500 TwinAir na Europa
Motor é cotado para equipar o futuro carro popular da Fiat no Brasil, que será fabricado em Pernambuco
Por Gustavo Henrique Ruffo
O mais novo lançamento da Fiat na Europa terá reflexos importantes. Não só no Velho Continente, mas também no Brasil. O Fiat 500 TwinAir, que começa a ser vendido por lá a partir de hoje, 04/05, usa um motor que interessa bastante aos brasileiros. Ele é o mais cotado para equipar o futuro modelo de baixo custo da Fiat por aqui, que sairá da nova fábrica da marca italiana em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, mais exatamente no Complexo Industrial Portuário de Suape.
Divulgação

O 500 TwinAir usa um motor bicilíndrico de 875 cm³ que pode ou não usar turbocompressor. Com ele, a potência pode chegar a 105 cv. No 500, a potência ficou em 85 cv e 14,8 mkgf de torque a baixos 1.900 rpm. É o suficiente para que ele chegue a 173 km/h de velocidade máxima e para que vá de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
Comparado ao 1.4 16V de 100 cv com que ele é vendido atualmente no Brasil, há um aumento de torque de 25% a 2.000 rpm e uma redução de consumo de 30%. O consumo que a marca estima para o carrinho fica em 25 km/l, com emissões de apenas 95 g/km de CO². Se for comparado ao motor 1.2 com que o 500 também é vendido na Europa, há 25% de aumento em potência e 15% de melhoria no consumo.
Divulgação

Sem turbo, o TwinAir apresenta potência de 65 cv. É nessa configuração que o motorzinho deve ser utilizado no modelo de baixo custo da Fiat. Considerando que ele deve ser mais leve que os concorrentes, inclusive no motor (e certamente no preço), é bom a concorrência ficar de olho no que vem por aí. Mais especificamente em 2014.
Fiat apresenta o 500 TwinAir na Europa
Motor é cotado para equipar o futuro carro popular da Fiat no Brasil, que será fabricado em Pernambuco
Por Gustavo Henrique Ruffo
O mais novo lançamento da Fiat na Europa terá reflexos importantes. Não só no Velho Continente, mas também no Brasil. O Fiat 500 TwinAir, que começa a ser vendido por lá a partir de hoje, 04/05, usa um motor que interessa bastante aos brasileiros. Ele é o mais cotado para equipar o futuro modelo de baixo custo da Fiat por aqui, que sairá da nova fábrica da marca italiana em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, mais exatamente no Complexo Industrial Portuário de Suape.
Divulgação

O 500 TwinAir usa um motor bicilíndrico de 875 cm³ que pode ou não usar turbocompressor. Com ele, a potência pode chegar a 105 cv. No 500, a potência ficou em 85 cv e 14,8 mkgf de torque a baixos 1.900 rpm. É o suficiente para que ele chegue a 173 km/h de velocidade máxima e para que vá de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
Comparado ao 1.4 16V de 100 cv com que ele é vendido atualmente no Brasil, há um aumento de torque de 25% a 2.000 rpm e uma redução de consumo de 30%. O consumo que a marca estima para o carrinho fica em 25 km/l, com emissões de apenas 95 g/km de CO². Se for comparado ao motor 1.2 com que o 500 também é vendido na Europa, há 25% de aumento em potência e 15% de melhoria no consumo.
Divulgação

Sem turbo, o TwinAir apresenta potência de 65 cv. É nessa configuração que o motorzinho deve ser utilizado no modelo de baixo custo da Fiat. Considerando que ele deve ser mais leve que os concorrentes, inclusive no motor (e certamente no preço), é bom a concorrência ficar de olho no que vem por aí. Mais especificamente em 2014.