Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza
Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza
** Parte boa é a que fala do novo câmbio! O mesmo do Alfa Romeo Giulietta
Ai sim, teremos um câmbio automático de verdade! **
A cada dia fico mais feliz com nossos “amigos”, pois, sempre chegam com notícias quentes, as de hoje são bem interessantes. Vamos a elas:
O projeto 344 (leia-se) compartilhará não só a plataforma do novo Fiat Uno como também diversos componentes. Já o Linea está recebendo estudos para ser reestilizado depois do lançamento do Punto EVO que chega no ano que vem.
Mas a melhor informação diz respeito a um novo câmbio para equipar os modelos topo de linha (Linea, Bravo, Adventures…). Internamente o equipamento é chamado somente de Dual Clutch. A nova transmissão que na Europa é chamada de TCT tem seis velocidades e opera com duas embreagens. A caixa foi desenvolvida pela Fiat Powertrain em Verona, Itália, em parceria com outras duas empresas. A Magneti Marelli desenvolveu o sistema de controle da transmissão, que integra o atuador hidráulico produzido pela BorgWarner. Na fábrica de Betim um Linea e um Idea Adventure já estão equipados com o câmbio para o ínicio dos testes. Já o Dualogic passaria por melhorias e seria usado somente nos modelos de entrada.
A caixa é compacta o suficiente para ser aplicada em outros modelos compactos e médios. O câmbio se destaca pelo uso de embreagens a seco, que não recorrem ao banho de óleo da maioria das caixas de dupla embreagem. Por conta disso, é mais barata e leve. Como não há banho de óleo, as embreagens são sujeitas a menos fricção por viscosidade. Uma vantagem que se traduz em menor peso, apenas 81kg, já que dispensa a refrigeração forçada dos câmbios de dupla embreagem normais e, de quebra, elimina pelo menos 4,8 litros de óleo necessários na lubrificação. Segundo a Alfa Romeo, o câmbio é 6% mais eficiente.
No Brasil, esse tipo de câmbio de dupla embreagem já está presente no compacto Audi A1. O modelo premium recorre ao câmbio de sete marchas de dupla embreagem a seco DQ200, ao contrário de outros DSG do grupo VW de seis velocidades, ainda banhados a óleo.
NOVO PALIO Nossos “amigos” também nos trazem notícias ruins e confesso que até desencontradas. Vamos dizer que 75% deles (amigos) indicam que o novo Palio 326 chega em setembro, já 25% nos disseram que está tudo atrasado por conta dos fornecedores e acha díficil que ele chegue nesta data… Entretanto, hoje presenciei duas unidades rodando somente com o plástico branco nas lanternas e faróis o que indica o início da produção… e um outro amigo acaba de confirmar a chegada para setembro. Só nos resta aguardar, enquanto apuro novas informações. Aproveitando informo que o entre-eixos do novo Siena (Projeto 326 3V) será de 2,54m. Já o Palio ainda não consegui suas dimensões finais.
fonte: http://autossegredos.com.br/?p=13556

A cada dia fico mais feliz com nossos “amigos”, pois, sempre chegam com notícias quentes, as de hoje são bem interessantes. Vamos a elas:
O projeto 344 (leia-se) compartilhará não só a plataforma do novo Fiat Uno como também diversos componentes. Já o Linea está recebendo estudos para ser reestilizado depois do lançamento do Punto EVO que chega no ano que vem.
Mas a melhor informação diz respeito a um novo câmbio para equipar os modelos topo de linha (Linea, Bravo, Adventures…). Internamente o equipamento é chamado somente de Dual Clutch. A nova transmissão que na Europa é chamada de TCT tem seis velocidades e opera com duas embreagens. A caixa foi desenvolvida pela Fiat Powertrain em Verona, Itália, em parceria com outras duas empresas. A Magneti Marelli desenvolveu o sistema de controle da transmissão, que integra o atuador hidráulico produzido pela BorgWarner. Na fábrica de Betim um Linea e um Idea Adventure já estão equipados com o câmbio para o ínicio dos testes. Já o Dualogic passaria por melhorias e seria usado somente nos modelos de entrada.
A caixa é compacta o suficiente para ser aplicada em outros modelos compactos e médios. O câmbio se destaca pelo uso de embreagens a seco, que não recorrem ao banho de óleo da maioria das caixas de dupla embreagem. Por conta disso, é mais barata e leve. Como não há banho de óleo, as embreagens são sujeitas a menos fricção por viscosidade. Uma vantagem que se traduz em menor peso, apenas 81kg, já que dispensa a refrigeração forçada dos câmbios de dupla embreagem normais e, de quebra, elimina pelo menos 4,8 litros de óleo necessários na lubrificação. Segundo a Alfa Romeo, o câmbio é 6% mais eficiente.
No Brasil, esse tipo de câmbio de dupla embreagem já está presente no compacto Audi A1. O modelo premium recorre ao câmbio de sete marchas de dupla embreagem a seco DQ200, ao contrário de outros DSG do grupo VW de seis velocidades, ainda banhados a óleo.
NOVO PALIO Nossos “amigos” também nos trazem notícias ruins e confesso que até desencontradas. Vamos dizer que 75% deles (amigos) indicam que o novo Palio 326 chega em setembro, já 25% nos disseram que está tudo atrasado por conta dos fornecedores e acha díficil que ele chegue nesta data… Entretanto, hoje presenciei duas unidades rodando somente com o plástico branco nas lanternas e faróis o que indica o início da produção… e um outro amigo acaba de confirmar a chegada para setembro. Só nos resta aguardar, enquanto apuro novas informações. Aproveitando informo que o entre-eixos do novo Siena (Projeto 326 3V) será de 2,54m. Já o Palio ainda não consegui suas dimensões finais.
fonte: http://autossegredos.com.br/?p=13556
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 78
- Registrado em: Seg Jul 26, 2010 9:41 am
- Localização: Porto Alegre
Re: Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza
serah q esse TCT eh melhor q o DSG da VW?
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 949
- Registrado em: Sáb Out 23, 2010 8:11 pm
- Localização: Indaiatuba
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 525
- Registrado em: Qua Out 01, 2008 2:36 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza
Boas notícias mesmo, não comentaram do Punto EVO 

Re: Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza
Timerman escreveu:Boas notícias mesmo, não comentaram do Punto EVO










YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza



Good news!

VAI DEIXAR SAUDADES.... ALIÁS JÁ DEIXOU!!!! Fotos do meu carro nas páginas 1, 2, 5, 9 e 11 viewtopic.php?t=15067
Re: Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza
Se a Fiat após os testes, de fato trouxer esse câmbio pra cá, que pelo visto caberá em vários modelos da linha, até nos compactos, vai mais uma vez mostrar inovação no mercado.
Até hoje só a Audi (com o A1) e a VW (com o Jetta top) trouxeram esse tipo de câmbio, pelo que lembro... fora que o da Fiat é ainda mais leve...
...tomara que seja verdade, seria uma bola dentríssimo dos italianos.
Até hoje só a Audi (com o A1) e a VW (com o Jetta top) trouxeram esse tipo de câmbio, pelo que lembro... fora que o da Fiat é ainda mais leve...
...tomara que seja verdade, seria uma bola dentríssimo dos italianos.
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...
CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

- Velha Guarda
- Mensagens: 2279
- Registrado em: Qui Jul 29, 2010 3:07 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Re: Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza
Vw tb tem o novo passat [e o antigo tb, a audi tem o a3 e o TT , com esse cambio tb[falando no passat, to quase comprando um por 112K que de opcional tem só teto e farol de xenon com leds]
Vw Jetta TSI Preto Mystic + Renault Fluence privilege Branco Glacier
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 747
- Registrado em: Qui Nov 18, 2010 12:34 am
- Localização: rio de janeiro
Re: Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza
galera, vejam o texto novamente, isso é lançamento para após o Punto "bagre" Evo, acredito que no meio do ano q vem, juntamente com os novos motores, linha 12/13
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 525
- Registrado em: Qua Out 01, 2008 2:36 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: Novidades Fiat: Câmbio TCT, plataforma 344, Linea reestiliza
Vou apertar esse botão para explodir o mundo



Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes