O pequeno notável - FIAT 147
O pequeno notável - FIAT 147
Reportagem completa: http://bestcars.uol.com.br/classicos/147-1.htm
A Fiat Automóveis S.A. foi inaugurada em 9 de julho de 1976. Veio para produzir o pequeno 147, derivado do modelo italiano 127, lançado em 1971. O evento de lançamento foi tão importante que contou com a presença do principal executivo do conglomerado que reúne as empresas Fiat, Giovanni Agnelli, e o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel.
Para a apresentação do 147 à Imprensa a fábrica escolheu o percurso entre Belo Horizonte e Ouro Preto, ida e volta, certamente uma maneira de marcar bem sua naturalidade.
Com a fábrica no município de Betim, em Minas Gerais, região da Grande Belo Horizonte, veio a fundição FMB e várias indústrias de autopeças. A Fiat sacudiu o mercado -- e, ainda por cima, instalou-se fora do estado de São Paulo, principal parque automobilístico do país já na época. No Estado do Rio de Janeiro havia a Fábrica Nacional de Motores, FNM, da qual a Fiat detinha 43% do capital. Construía o Alfa Romeo 2300 numa unidade obsoleta e de produção tímida.
O sucesso do Fiat 127 na Europa, principalmente na Itália, era enorme. Logo no lançamento foi eleito Carro do Ano pela imprensa especializada de vários países. Em 1975 foi o carro mais vendido no continente, chegando à marca de 500.000 unidades.
Lá tinha adversários de tecnologia também moderna e desenho semelhante, como o Renault 5, o Audi 50 e o VW Polo. O Mini Morris, o Citroën 2CV e outros estavam na mesma categoria, mas tinham tecnologia de outra época. O 127 foi fabricado nas versões de duas portas -- atrás só havia a diminuta tampa do porta-malas, sem levar junto o vidro -- e três portas, como era conhecido no Brasil.
Nosso Fiat 147 foi testado, segundo a fábrica, por mais de um milhão de quilômetros para pôr em prova a estrutura, desempenho, consumo, a robustez da suspensão e da tração dianteira. Sua apresentação ao público deu-se no Salão do Automóvel de 1976. No lado de fora do Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, havia um circuito de cerca de 300 metros de extensão, onde um funcionário da fábrica levava os curiosos para uma volta no modelo que fazia sua estréia em terras brasileiras.
A Fiat Automóveis S.A. foi inaugurada em 9 de julho de 1976. Veio para produzir o pequeno 147, derivado do modelo italiano 127, lançado em 1971. O evento de lançamento foi tão importante que contou com a presença do principal executivo do conglomerado que reúne as empresas Fiat, Giovanni Agnelli, e o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel.
Para a apresentação do 147 à Imprensa a fábrica escolheu o percurso entre Belo Horizonte e Ouro Preto, ida e volta, certamente uma maneira de marcar bem sua naturalidade.
Com a fábrica no município de Betim, em Minas Gerais, região da Grande Belo Horizonte, veio a fundição FMB e várias indústrias de autopeças. A Fiat sacudiu o mercado -- e, ainda por cima, instalou-se fora do estado de São Paulo, principal parque automobilístico do país já na época. No Estado do Rio de Janeiro havia a Fábrica Nacional de Motores, FNM, da qual a Fiat detinha 43% do capital. Construía o Alfa Romeo 2300 numa unidade obsoleta e de produção tímida.
O sucesso do Fiat 127 na Europa, principalmente na Itália, era enorme. Logo no lançamento foi eleito Carro do Ano pela imprensa especializada de vários países. Em 1975 foi o carro mais vendido no continente, chegando à marca de 500.000 unidades.
Lá tinha adversários de tecnologia também moderna e desenho semelhante, como o Renault 5, o Audi 50 e o VW Polo. O Mini Morris, o Citroën 2CV e outros estavam na mesma categoria, mas tinham tecnologia de outra época. O 127 foi fabricado nas versões de duas portas -- atrás só havia a diminuta tampa do porta-malas, sem levar junto o vidro -- e três portas, como era conhecido no Brasil.
Nosso Fiat 147 foi testado, segundo a fábrica, por mais de um milhão de quilômetros para pôr em prova a estrutura, desempenho, consumo, a robustez da suspensão e da tração dianteira. Sua apresentação ao público deu-se no Salão do Automóvel de 1976. No lado de fora do Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, havia um circuito de cerca de 300 metros de extensão, onde um funcionário da fábrica levava os curiosos para uma volta no modelo que fazia sua estréia em terras brasileiras.
Página do carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=14892
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 440
- Registrado em: Seg Dez 13, 2010 8:58 am
- Localização: São Paulo
Re: O pequeno notável - FIAT 147
Particularmente agradeço
a sua boa "lembrança" de que tudo começou com ele, o 147.
e o carro era "tão ruim, mas tão ruim", que ainda existem muitos rodando por aí e alguns até, trabalhando pesado, mesmo com aparência deplorável, mas o bom e velho motor FIASA continua ali. 













YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: O pequeno notável - FIAT 147
Eu ainda não consegui ler a reportagem completa. Mais bem legal relembrar o começo agora com 35 anos de Fiat no Brasil.
E tua placa preta??
E tua placa preta??
Página do carro: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=14892
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 440
- Registrado em: Seg Dez 13, 2010 8:58 am
- Localização: São Paulo
Re: O pequeno notável - FIAT 147
já tá no carro. fotos do dito com as mesmas (frente e traseira), no tópico do YETI ! 








YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
- Mensagens: 13543
- Registrado em: Sáb Jun 20, 2009 6:44 pm
- Localização: Paulinia/SP
Re: O pequeno notável - FIAT 147
A Fiat foi pioneira em vários produtos, mas antes disso pela instalação do primeiro polo automotivo fora do Estado de SP. Pra Minas, é um orgulho contar com sua presença há 35 anos!
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 112
- Registrado em: Qua Fev 03, 2010 8:01 pm
- Localização: Belo Horizonte
Re: O pequeno notável - FIAT 147
meu povo, o carro é tao resistente que foi uma salvação no rally Dakar 2011, salvou o Hummer, que se não me engano e Jeff Gordon, o 147 lá na Argentina puxou o Hummer e desatolou o mesmo que estava preso numa pedra.
Alguem poste o vídeo que sei que tem no youtube, meu pc é da empresa travado p youtube, postem,
Att,
Alguem poste o vídeo que sei que tem no youtube, meu pc é da empresa travado p youtube, postem,
Att,
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 525
- Registrado em: Qua Out 01, 2008 2:36 am
- Localização: Belo Horizonte
- Velha Guarda
- Mensagens: 1466
- Registrado em: Qua Mar 23, 2011 2:01 pm
- Localização: Natal/rn
Re: O pequeno notável - FIAT 147
Meu PUNTO é o 3º Fiat aqui de casa, uno e palio antes, e posso dizer q gostamos da Fiat! Rsrsrsrsrsrs
Minha avó tinha um 147, Rsrsrsrsrsrs e ela gostava do carro, Rsrsr
Abs...
Minha avó tinha um 147, Rsrsrsrsrsrs e ela gostava do carro, Rsrsr
Abs...

Proximo encontro no RN 14/07/12 Confirme já sua presença!!!
[color=#0000FF]Link do carro, viewtopic.php" onclick="window.open(this.href);return false;?
- Coordenador Regional
- Mensagens: 2260
- Registrado em: Dom Out 31, 2010 6:23 pm
- Localização: Natal - RN
Re: O pequeno notável - FIAT 147
Berg vc e viciado pela Fiat mesmo kkkkkkkkkkkk, mais de fato é umas das marcas automobilisticas, que marcou época!!
- Velha Guarda
- Mensagens: 1466
- Registrado em: Qua Mar 23, 2011 2:01 pm
- Localização: Natal/rn
Re: O pequeno notável - FIAT 147
kkk, se o lindemberg é viciado pela fiat, sou o que então ?
kk
o Punto é o 5º fiat daqui de casa, já passamos por 2 unos, um palio, um idea e agora o punto.
e tou vendendo ele pra comprar meu proximo fiat
kk
o Punto é o 5º fiat daqui de casa, já passamos por 2 unos, um palio, um idea e agora o punto.
e tou vendendo ele pra comprar meu proximo fiat

Ex: Punto Attractive 1.4
Ex: Punto Sporting 1.8 16v
Atual: Nenhum
Ex: Punto Sporting 1.8 16v
Atual: Nenhum
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1574
- Registrado em: Sex Set 10, 2010 9:29 pm
- Localização: Contagem
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes