O pequeno notável - FIAT 147

Divulgue e discuta aqui as notícias mais interessantes do mundo automotivo, independente de marca ou modelo.

O pequeno notável - FIAT 147

por Aldair87 » Qui Jul 28, 2011 9:27 am

Reportagem completa: http://bestcars.uol.com.br/classicos/147-1.htm

A Fiat Automóveis S.A. foi inaugurada em 9 de julho de 1976. Veio para produzir o pequeno 147, derivado do modelo italiano 127, lançado em 1971. O evento de lançamento foi tão importante que contou com a presença do principal executivo do conglomerado que reúne as empresas Fiat, Giovanni Agnelli, e o então presidente do Brasil, Ernesto Geisel.

Para a apresentação do 147 à Imprensa a fábrica escolheu o percurso entre Belo Horizonte e Ouro Preto, ida e volta, certamente uma maneira de marcar bem sua naturalidade.

Com a fábrica no município de Betim, em Minas Gerais, região da Grande Belo Horizonte, veio a fundição FMB e várias indústrias de autopeças. A Fiat sacudiu o mercado -- e, ainda por cima, instalou-se fora do estado de São Paulo, principal parque automobilístico do país já na época. No Estado do Rio de Janeiro havia a Fábrica Nacional de Motores, FNM, da qual a Fiat detinha 43% do capital. Construía o Alfa Romeo 2300 numa unidade obsoleta e de produção tímida.

O sucesso do Fiat 127 na Europa, principalmente na Itália, era enorme. Logo no lançamento foi eleito Carro do Ano pela imprensa especializada de vários países. Em 1975 foi o carro mais vendido no continente, chegando à marca de 500.000 unidades.

Lá tinha adversários de tecnologia também moderna e desenho semelhante, como o Renault 5, o Audi 50 e o VW Polo. O Mini Morris, o Citroën 2CV e outros estavam na mesma categoria, mas tinham tecnologia de outra época. O 127 foi fabricado nas versões de duas portas -- atrás só havia a diminuta tampa do porta-malas, sem levar junto o vidro -- e três portas, como era conhecido no Brasil.

Nosso Fiat 147 foi testado, segundo a fábrica, por mais de um milhão de quilômetros para pôr em prova a estrutura, desempenho, consumo, a robustez da suspensão e da tração dianteira. Sua apresentação ao público deu-se no Salão do Automóvel de 1976. No lado de fora do Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo, havia um circuito de cerca de 300 metros de extensão, onde um funcionário da fábrica levava os curiosos para uma volta no modelo que fazia sua estréia em terras brasileiras.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Re: O pequeno notável - FIAT 147

por shadowcps » Qui Jul 28, 2011 10:55 am

Particularmente agradeço (=D>) (=D>) (=D>) a sua boa "lembrança" de que tudo começou com ele, o 147. (;;)) (;;)) e o carro era "tão ruim, mas tão ruim", que ainda existem muitos rodando por aí e alguns até, trabalhando pesado, mesmo com aparência deplorável, mas o bom e velho motor FIASA continua ali. :mrgreen:
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por Aldair87 » Qui Jul 28, 2011 11:37 am

Eu ainda não consegui ler a reportagem completa. Mais bem legal relembrar o começo agora com 35 anos de Fiat no Brasil.

E tua placa preta??
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por shadowcps » Qui Jul 28, 2011 12:48 pm

já tá no carro. fotos do dito com as mesmas (frente e traseira), no tópico do YETI ! 8)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

por RodrigoCA » Sex Jul 29, 2011 11:02 pm

A Fiat foi pioneira em vários produtos, mas antes disso pela instalação do primeiro polo automotivo fora do Estado de SP. Pra Minas, é um orgulho contar com sua presença há 35 anos!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por juliocfmaia » Sex Jul 29, 2011 11:09 pm

meu povo, o carro é tao resistente que foi uma salvação no rally Dakar 2011, salvou o Hummer, que se não me engano e Jeff Gordon, o 147 lá na Argentina puxou o Hummer e desatolou o mesmo que estava preso numa pedra.
Alguem poste o vídeo que sei que tem no youtube, meu pc é da empresa travado p youtube, postem,
Att,
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Anderson Ursulino » Sáb Jul 30, 2011 1:30 am

35 anos de fiat, e mais de 4 anos de Punto!!!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Lindemberg » Sáb Jul 30, 2011 12:03 pm

Meu PUNTO é o 3º Fiat aqui de casa, uno e palio antes, e posso dizer q gostamos da Fiat! Rsrsrsrsrsrs
Minha avó tinha um 147, Rsrsrsrsrsrs e ela gostava do carro, Rsrsr
Abs...
Imagem
Proximo encontro no RN 14/07/12 Confirme já sua presença!!!
[color=#0000FF]Link do carro
, viewtopic.php" onclick="window.open(this.href);return false;?
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por Anderson Ursulino » Dom Jul 31, 2011 7:22 pm

Berg vc e viciado pela Fiat mesmo kkkkkkkkkkkk, mais de fato é umas das marcas automobilisticas, que marcou época!!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por Teus 1.4 » Seg Ago 01, 2011 9:34 pm

kkk, se o lindemberg é viciado pela fiat, sou o que então ?
kk
o Punto é o 5º fiat daqui de casa, já passamos por 2 unos, um palio, um idea e agora o punto.
e tou vendendo ele pra comprar meu proximo fiat (:D)
Ex: Punto Attractive 1.4
Ex: Punto Sporting 1.8 16v
Atual: Nenhum
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

Próximo