Effa e Lifan paralisam "fábrica" no Uruguai

fonte: carsale
"Carsale - Diferentemente do que foi dito na semana passada (leia mais), as associadas Effa Motors e Lifan divulgaram a paralisação da unidade fabril localizada da cidade de San Jose, no Uruguai. O motivo alegado pela assessoria de imprensa que representa as duas marcas no Brasil é o excesso de estoque.
De acordo com o grupo, 3 mil carros estão no pátio e, por isso, a paralisação será por tempo indeterminado. Com esses números, fica evidente que os problemas não são efeitos do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados, divulgados na semana passada. Fontes consultadas pelo Carsale afirmam que as parceiras estariam passando por dificuldades burocráticas na hora de transportar os carros para o Brasil.
Outros números que mostram tal realidade é que, de janeiro a agosto, foram vendidas no atacado o total de 2.516 unidades dos dois modelos da Lifan, o hatch 320 e o sedã 620. O melhor mês de vendas foi maio, com quase 700 carros comercializados. Todos os 400 funcionários da fábrica foram demitidos, já que o grupo não pode estabelecer um prazo para a normalização dos estoques.
Reajuste nos preços
Ainda segundo a assessoria de imprensa da Effa e Lifan, os preços dos modelos vendidos pela marca no Brasil não devem sofrer reajustes até o final do mês de outubro. Além disso, quando o aumento tiver de acontecer, ele será parcialmente repassado para o consumidor, abaixo dos 25 a 28% divulgados pelo governo."
OBS: coloquei aspas em fábrica no título pelo fato de ser mais um galpão / terreno para montagem em CKD dos veículos do que uma fábrica mesmo.
"Carsale - Diferentemente do que foi dito na semana passada (leia mais), as associadas Effa Motors e Lifan divulgaram a paralisação da unidade fabril localizada da cidade de San Jose, no Uruguai. O motivo alegado pela assessoria de imprensa que representa as duas marcas no Brasil é o excesso de estoque.
De acordo com o grupo, 3 mil carros estão no pátio e, por isso, a paralisação será por tempo indeterminado. Com esses números, fica evidente que os problemas não são efeitos do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados, divulgados na semana passada. Fontes consultadas pelo Carsale afirmam que as parceiras estariam passando por dificuldades burocráticas na hora de transportar os carros para o Brasil.
Outros números que mostram tal realidade é que, de janeiro a agosto, foram vendidas no atacado o total de 2.516 unidades dos dois modelos da Lifan, o hatch 320 e o sedã 620. O melhor mês de vendas foi maio, com quase 700 carros comercializados. Todos os 400 funcionários da fábrica foram demitidos, já que o grupo não pode estabelecer um prazo para a normalização dos estoques.
Reajuste nos preços
Ainda segundo a assessoria de imprensa da Effa e Lifan, os preços dos modelos vendidos pela marca no Brasil não devem sofrer reajustes até o final do mês de outubro. Além disso, quando o aumento tiver de acontecer, ele será parcialmente repassado para o consumidor, abaixo dos 25 a 28% divulgados pelo governo."
OBS: coloquei aspas em fábrica no título pelo fato de ser mais um galpão / terreno para montagem em CKD dos veículos do que uma fábrica mesmo.